JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Liba e Castilho em Brasília
(foto: divulgação)
Molhe e dragagem. O prefeito de Navega City, Liba Top, ops, Fronza (PSD), e o chefão da Portonave, Osmari de Castilho, estiveram em Brasília. Encontraram-se com o secretário Nacional de Portos e Aeroportos, Alex Sandro da Silva, e o diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery
O ditado popular de que “decepção não mata, mas ensina a viver” anda sendo bem difundido entre apoiadores da dupla RR, o prefeito eleito Robison Coelho (PL) e o seu vice, o Robin, ops, Rubens Angioletti (PL).
Nem te ligo
A tchurma anda pra lá de desconfortável com as conversas que só ouvem de terceiros ou pela imprensa. Na hora de pegar no pau da bandeira e fazer campanha, Robison e Rubens tinham tempo pra todos, agora nem atendem alguns.
Acertos ocorrendo
Os acertos andam ocorrendo e tem apoiador de primeira hora puto da cara porque nem o amigo do amigo tá sendo chamado. A ciumeira é que Robison e Rubens só teriam zoinhos para os técnicos e os eleitos, inclusive vereadores que eram adversários na eleição.
"Muitos odeiam a tirania apenas para que possam estabelecer a sua” - Platão
Esquecidos
Aqueles que estavam dia sim e no outro também na campanha, e pegavam com força no pau da bandeira pra lá e pra cá, andam esquecidos e pra lá de incomodados. E se espernearem, não sobra nem uma secretaria de escola. Oh, dor!
Gente de fora
O que esses incautos não entendem é que quase nunca o prefeito governa com quem faz campanha. São raríssimos os nomes com capacidade de gerenciar alguma coisa que se habilitam a botar o corpinho na campanha e dar o rosto a tapa.
Choque de realidade
Aí, quando os eleitos desejam montar um governo de qualidade, olham pro lado e ganham um choque de realidade, sendo obrigados a chamar gente de fora ou do outro lado! Tem um grave problema que permeia o serviço público e, em Itajaí, não é diferente. O plano de cargos e salários privilegia poucos. Os últimos prefeitos empurraram com a barriga e deu no que deu.
Mapeados
Ou seja, o faz-me rir é pouco pra que alguém habilitado e com conhecimento assuma a bronca, digo cargo. Um bom profissional não vai se sujeitar a ocupar um cargo, disponível 24h, ganhando merreca e tendo que responder pra meio-mundo. Nessa altura do campeonato, cargos de secretários, diretores executivos e diretores já estão mapeados pra quem tem currículo e conhecimento.
Sobram carguinhos
E esses, em sua grande maioria, não eram os que estavam abraçados na labuta diária da campanha. Aí, quando forem chamados “os de sempre e os de verdade”, como se autointitulam, sobram carguinhos pequenos com expectativa salarial bem abaixo pra quem achava que ia tirar o pé da lama.
Messiânicos
Além dos mais experientes em campanha, que já estão acostumados a levar na cola, mas a cada eleição precisam se agarrar em alguém pra acreditar que vai ser diferente, agora também tem a tchurma dos messiânicos, mais ideológicos e ligados ao galego vice-prefeito eleito.
Muita ideologia
E depois, não vamos ser hipócritas, o grande problema é que quem tem muita ideologia, na prática, não resolve poioca nenhuma, só faz discurso e prega baboseira e vai ficando pra trás, fora dos espaços mais estratégicos do governo. Simples assim.
Halloween
Este pançudinho comentou na coluna desta quinta-feira sobre o halloween pexêro e citou que a piramidal também anda contribuindo com a festa das bruxas. O projeto escolhido pela piramidal para ganhar o prêmio de fantasia mais assustadora foi o projeto do vereador-fruta, Odivan Linhares (PSD).
Jogar pra torcida
O Mamão, sem ficar amarelo, digo, sem ficar corado, no final do mandato emplaca projeto reduzindo pela metade a taxa de esgoto, sem qualquer medida de contrapartida, sem qualquer estudo financeiro, só pra jogar pra torcida.
Emplacou
Com os votos da bancada governista atual e com o silêncio da minha ex-musa BBB, a Dom Quichata Anna Carolina (PSDB) e do galego Rubens Angioletti (PL), o vereador-fruta aprovou o projeto em primeira votação na terça-feira e na noite de quinta-feira, votaria a matéria em segundo turno. Até o fechamento da coluna a matéria não havia sido deliberada, mas quem duvida que iriam reprovar?
Volnei pra plateia
E a aposta é que o barbudinho Volnei Morastoni (MDB), que não tem mais nada com o que se preocupar no futuro além da sua saúde, deva jogar pra plateia e sancionar o projeto, mesmo correndo o risco de responder por improbidade. O Mamão faz e fez um desserviço à sociedade, vendendo pra incautos essa história da carochinha de baixar impostos.
No colo
E tal projeto idiota vai cair no colo da dupla RR. Será uma baita perda de receita para o Semasa, algo que pela irresponsabilidade da piramidal pode prejudicar obras de esgotamento sanitário e o custeio do sistema tão importante.
Fé no homem
A raça de linguarudos de plantão lasca que o futuro secretário de Obras da city pexêra e presidente do Partido Progressistas, o narigudo Tarcizio Zanelatto, estaria até um pouco assustado com a fé que as pessoas estão colocando no homem a partir de primeiro de janeiro de 2025, e já estão encaminhando demandas para que sejam resolvidas logo no início do governo RR.
Positiva
É lógico que sempre tem os que ficam corneteando o anúncio do primeiro bagrão pelo prefeito eleito Robison Coelho. Contudo, é preciso admitir que a aprovação da indicação de Zanelatto para uma das secretarias mais importantes da city pexêra, e que está com muitos problemas, foi positiva.
Arrepiados
A estrutura de mão de obra, equipamentos, caminhões, máquinas na secretaria de Obras é imensa. O que está faltando é somente comando, gestão e coragem para fazer com que os terceirizados cumpram os contratos. Com certeza, quem não trabalha ou cumpre contrato deve estar arrepiado com a presença do Zanelatto na secretaria, mesmo antes de assumir.
Liba lá
O prefeito Liba Top, ops, Fronza (PSD), acaba de desembarcar em Navega City depois de uma viagem a Brasília em busca de liberação para revitalizar o molhe. Falou com o secretário Nacional de Portos e Aeroportos, Alex Sandro de Ávila, e afirmou que foi muito bem recebido. Também passou por agenda com o diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery. Tá podendo!
Novidades...
Liba é um ferrenho defensor da revitalização do centro e do bairro São Pedro com a construção de um parque linear que vá do ferry-boat, passando pela transformação do prédio da prefa em um mercado de artesanato, e se estenda até o molhe.
Liba e Castilho: dragagem
É o primeiro prefeito em muitos anos que não dá as costas para o rio. Pelo contrário. Enxerga como potencial turístico, uma atração para quem mora e visita Navega City. Nestas agendas, Liba esteve na companhia do diretor da Portonave, Osmari de Castilho. Trataram também sobre o quiproquó da dragagem do canal. Eitcha que a coisa tá feia!
Futuro
Enquanto o prefeito Top estava em viagem, as boas e más línguas dengo-dengo conjecturavam sobre as mudanças no secretariado de Liba para a gestão 2025-2028. O fiel escudeiro Ademir Campestrini tirou uns dias de folga, e Liba afirma que só vai definir o primeiro escalão a partir de 15 de novembro, quando se sentará com Campestrini e com o vice Ricardo Ventura.
Sol e Lu
Por enquanto, sabe-se que alguns nomes podem passar a integrar o governo como o da vereadora Sol Dapner (PSD), que não foi reeleita e é a aposta para assumir o Departamento de Bem Estar Animal (Daba). A Lu Bittencourt (PL) também deve integrar a prefa depois de ter o tapete puxado pelo PL de Jorginho Mello. Assistência Social, quem sabe?
Bom nome
Na Comunicação, o nome da jornalista marqueteira Melissa Bergonsi, que transformou Liba em prefeito e trabalhou na reeleição, é sempre ventilado para oxigenar e dar um novo gás na pasta. Um bom nome, com expertise, trânsito e humildade.
Heder Cassiano Moritz
Um dos nomes que tem sido ventilados pra assumir o comando do Porto de Itajaí é o de Heder Cassiano Moritz, que já foi superintendente interno do terminal. O Heder é um profissional da área, com conhecimento, bom trânsito com todos, humildade. Seria um nome valioso no Porto.
Escolhidos
O sargento da Polícia Militar, Tadeu José de Andrade, apesar de todos os problemas deve ser confirmado como secretário de (In) Segurança de Itajaí. Uma movimentação estranha nos corredores da piramidal tenta fazer com que os vereadores mudem a Lei da Ficha Limpa aprovada e sancionada pelo prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) pra facilitar a nomeação. Que fase...
Mocelin defesa civil
Já o ex-comandante dos Bombeiros da Santa & Bela Catarina, o ex-deputado estadual Onir Mocelin, deve ser o novo chefão da Defesa Civil. Apesar de ter sido um fiel escudeiro do ex-governador bombeiro Carlos Moisés, e ter arrumado um catatau de empregos pra parentada na estrutura do estado, tá tudo certo.
Nada a ver
O futebolista Níkolas Reis (PSD, por enquanto?), que esta semana tem aparecido bastante aqui na coluna, entrou em contato com esse socadinho escriba pra dizer que nada a ver a notícia de que ele assumiria a Itajaí Participações, empresa pública polêmica criada lá no governo do ex-homem dos galináceos, Jandir Bellini (PP) e que no governo Volnei deu zero resultado e milhões de prejú.
Transição
Segundo ele, ninguém tá entendendo nada de nada da transição da dupla RR do PL, porque Robison Coelho e Rubens Angioletti são muito diferentes dos prefeitos que os antecederam, e a transição tá sendo feita com critérios técnicos e sem adiantamento de nomes. “Os nomes são o menos importante neste momento”. Tá bom!
Ã???
Para Níkolas, o fato de estar no subgrupo da transição que trata da Itajaí Participações e outras questões de desenvolvimento econômico não significa que será ele o escolhido, porque não se sabe sequer da manutenção ou não dessa estrutura, já que uma reforma administrativa pode muito bem vir a acontecer.
Feito o registro
Bom, tá feito o registro, embora esse colunista não tenha nascido ontem e possa afirmar que onde tem fumaça tem fogo. De qualquer forma, ganharia o Robison e o Rubens com um nome como este nos quadros da administração.
Pastor lá
Ao contrário do que se comenta nos bastidores de que a vereadora reeleita mais votada no último pleito, a minha musa BBB, a Dom Quichata Anna Carolina (PSDB) vai assumir a secretaria de Assistência Social, quem deve ocupar a cadeira estofadinha é um pastor, e ligado a uma igreja. Hummmmm...
Pode escolher
A galega Anna, ao visitar e bebericar um café com o socadinho escriba, desmentiu a possibilidade de assumir um cargo no futuro governo do Robison Coelho, apesar do nome da presidente dos tucanos estar cotado pra Assistência Social, Promoção da Cidadania, Instituto Itajaí Sustentável (Inis) ou Fundação Cultural.
Amfri
Bocas de tarrafa (sai pra lá bocudos!) assopram nos meus zovidos que a deputada estadual bonitona, Paulinha da Silva (Podemos), em seu discurso na visita do governador à city peixeira esta semana, teria dito que o Little Jorginho Mello (PL) é o suprassumo de todos, e o melhor governador que a região já teve.
Arreda
Para esses fofoqueiros, digo, para essas fontes da coluna, a moça tenta minimizar as derrotas que sofreu pro próprio Jorginho: a primeira ao apoiar Moisés da Silva (Republicanos), e a segunda ao apoiar os candidatos do João Rodrigues (PSD) no estado afora.
Escolhe um
Conclui a raça de bocudos que é importante a moça escolher de uma vez a liderança que lhe representa, já que daqui a pouco ninguém mais vai saber quem é bom mesmo. Ou o melhor é aquele que tá no poder? A verdade é que pelas filmagens, a declaração de amor de Paulinha não tocou o coração do mandachuva-mor da Santa & Calorenta Catarina.
Comentários:
Deixe um comentário:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.