Blogs | Espaço Saúde


Espaço Saúde

Por Dr. André Vicente D'Aquino - andredaquino@hotmail.com


Muito Além da Balança: Desinflamar, Nutrir e Curar


Publicado 21/04/2025 21:49

Quando pensamos em saúde, é comum que a balança seja o primeiro parâmetro que vem à mente, mas, a verdadeira jornada para o bem-estar vai muito além desses números.

É mais sobre sobre desinflamar o corpo, nutrir a mente e curar a alma.

Vamos explorar como esses três pilares podem transformar sua saúde de forma integral.

Desinflamar: O Primeiro Passo para a Vitalidade

A inflamação crônica é uma das principais causas de doenças crônicas, como diabetes, problemas cardíacos e transtornos de humor. Ela pode ser silenciosa, mas seus efeitos são profundos.

Para desinflamar o corpo:

Priorize alimentos anti-inflamatórios: Inclua na sua dieta alimentos ricos em ômega-3 (como salmão e sementes de chia), cúrcuma, gengibre e vegetais de folhas verdes. Evite ultraprocessados, açúcares refinados e gorduras trans.

Cuide do sono:A falta de sono aumenta os marcadores inflamatórios. Estabeleça uma rotina de 7-8 horas de sono de qualidade.

Gerencie o estresse: Práticas como meditação, yoga ou até uma caminhada ao ar livre podem reduzir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse que alimenta a inflamação.

Nutrir: Alimentando Corpo e Mente

Nutrir vai além de encher o prato. É sobre escolher alimentos que energizam, fortalecem e equilibram. Mas também é sobre nutrir a mente com pensamentos positivos e conexões significativas.

Coma com intenção: Opte por alimentos integrais e coloridos, que fornecem vitaminas, minerais e antioxidantes. Um prato variado é um prato que nutre.

Hidrate-se: A água é essencial para a desintoxicação e o bom funcionamento celular. Adicione limão ou ervas frescas para um toque de sabor.

Alimente sua mente: Leia, aprenda algo novo ou passe tempo com pessoas que te inspiram. A nutrição mental é tão importante quanto a física.

Curar: Reconectando com Você Mesmo

A cura é um processo interno e externo. É sobre ouvir o corpo, respeitar seus limites e buscar equilíbrio. Aqui estão algumas formas de começar:

Pratique a autocompaixão: Perdoe-se por deslizes na dieta ou na rotina. A culpa só atrapalha o progresso.

Reconecte-se com a natureza: Passar tempo ao ar livre reduz a ansiedade e promove uma sensação de paz.

Busque apoio: Seja por meio de terapia, grupos de apoio ou conversas com amigos, compartilhar sua jornada pode ser transformador.

Um Convite à Transformação

Muito além da balança, a saúde é sobre viver com energia, clareza e propósito. Desinflamar, nutrir e curar são passos que nos levam a um estado de equilíbrio onde o corpo e a mente florescem. Comece hoje, com pequenas mudanças, e perceba como essas escolhas reverberam em todos os aspectos da sua vida.

 

Dr. André Vicente D'Aquino @dr.andredaquino (47) 3508.1000 - Médico - CRM/SC 9970, RQE 16764 - Membro da American Society of Regenerative Medicine e da Associação Brasileira de Medicina Integrativa e Biorregulação Vice-Presidente da SOBOM - Sociedade Brasileira de Ozonioterapia Medicina

 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Você já está protegido contra as doenças respiratórias e vacinado?

Ainda não, mas vou conferir como está a vacinação da minha família

Eu não acredito em vacina!

Nem sei...

Sim, tomei a vacina da gripe e estou com a da covid em dia

Tô indo me vacinar agora



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Autorização de limpeza de pasto mascara e 'legaliza' desmatamento ilegal

meio ambiente

Autorização de limpeza de pasto mascara e 'legaliza' desmatamento ilegal

O recomeço de Muçum, a cidade que foi três vezes levada pelas águas

RESILIÊNCIA

O recomeço de Muçum, a cidade que foi três vezes levada pelas águas

Minoria dos promotores acha que fiscalizar a polícia é prioridade do Ministério Público

PESQUISA

Minoria dos promotores acha que fiscalizar a polícia é prioridade do Ministério Público

Como a guerra entre grupos criminosos fez a violência explodir na Zona Oeste do Rio

SEGURANÇA

Como a guerra entre grupos criminosos fez a violência explodir na Zona Oeste do Rio

“Países estão com pé no acelerador das renováveis, mas também dos combustíveis fósseis”

entrevista

“Países estão com pé no acelerador das renováveis, mas também dos combustíveis fósseis”



Colunistas

Coluna Exitus na Política

A lei da conveniência

Plano B, de Bolsonaro

Coluna Esplanada

Plano B, de Bolsonaro

Pós Dia das Mães

Charge do Dia

Pós Dia das Mães

Universitários farão imersão na Alesc

Coluna Acontece SC

Universitários farão imersão na Alesc

Você sabe o que é um Olho-de-Boi?

Negociando Tesouros

Você sabe o que é um Olho-de-Boi?




Blogs

Você utiliza  sementes de melão?

Blog da Ale Francoise

Você utiliza sementes de melão?

Congresso inédito sobre comunicação pública na capital manezinha

Blog do JC

Congresso inédito sobre comunicação pública na capital manezinha

Resultados do Bike Series 2025 em Interlagos

A bordo do esporte

Resultados do Bike Series 2025 em Interlagos




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.