Moradores de Itajaí têm reclamado da circulação de motos com escapamentos adulterados e barulhentos pelas ruas da cidade. As queixas chegaram à redação do DIARINHO e levantaram dúvidas sobre a fiscalização feita pela Coordenadoria de Trânsito de Itajaí, a Codetran.
O coordenador da Codetran, Leandro Ferreira, informou que o órgão tem conhecimento do problema e que promove fiscalizações diárias e semanais, focando não somente em escapamentos irregulares, mas ...
O coordenador da Codetran, Leandro Ferreira, informou que o órgão tem conhecimento do problema e que promove fiscalizações diárias e semanais, focando não somente em escapamentos irregulares, mas também em outras infrações cometidas por motociclistas, como transporte irregular de crianças e falta de capacete.
Continua depois da publicidade
De acordo com ele, desde janeiro já foram aplicadas 291 notificações relacionadas a esse tipo de infração. “Estamos intensificando as operações e, a partir de agora, teremos ainda mais foco em coibir escapamentos adulterados”, destacou.
O condutor flagrado com escapamento irregular recebe multa grave no valor de R$ 195,23 e perde cinco pontos na carteira de habilitação. O veículo também fica com restrição no documento, que só é liberado após a regularização do escapamento.
Embora denúncias possam ser feitas pelo telefone 153, Leandro explicou que a multa só pode ser aplicada se a infração for flagrada por um agente. “Muitas vezes, por ser motocicleta, é difícil que o veículo esteja parado. Na maioria dos casos, só conseguimos registrar durante operações específicas, sem perseguições, para não colocar em risco pedestres e outros motoristas”, comentou.
Além das fiscalizações feitas pela Codetran, a Polícia Militar e a Guarda Municipal também atuam, principalmente em operações conjuntas e barreiras fixas, como a do bairro Nossa Senhora das Graças.
“Nosso trabalho é diário e temos contado com o apoio das demais forças de segurança. A meta é garantir mais tranquilidade e segurança no trânsito de Itajaí”, concluiu Leandro.