Blogs | Espaço Saúde


Espaço Saúde

Dr. André D'Aquino - médico CRM 9970 - RQE 16764 - Prevenção e promoção da saúde e bem-estar Instagram: @dr.andredaquino | Contato: (47) 3508-1000


Entrou água no ouvido? Saiba o que fazer


Publicado 23/04/2025 02:33

Entrar água no ouvido é comum e fácil de ser resolvido. No entanto, casos de sensação de ouvido tampado por algumas horas e dor exigem mais atenção e cuidado.

Você já deve ter passado por uma situação similar: depois de um mergulho na piscina ou no mar, ou até mesmo após um banho de chuveiro, acabou saindo com uma sensação de ouvido tampado.

Isso ocorre quando entra água no ouvido, algo que é comum de acontecer e que é fácil de ser resolvido. Mas há casos em que a água demora a sair e chega até a causar dor, o que pede atenção e cuidado.

Sempre que colocamos a cabeça na água, entra água nos ouvidos. “Isso em si não é um problema, pois o interior do ouvido é preparado para esse contato com a água”

Quando saímos do mar ou da piscina, por exemplo, a água que entrou nos ouvidos tende a sair naturalmente.

Mas é possível que, em vez de a água escorrer, surja uma sensação de ouvido tampado, “o que quase sempre é ocasionado pela presença de excesso de cerúmen (cera) nos ouvidos”. “Quando a água desloca uma rolha de cerúmen, pode persistir uma sensação de ouvido tampado”

Quando isso ocorre, podemos “pingar uma gota de álcool 70º ou [álcool] isopropílico que irá facilitar a saída da água” ou “Usar um secador de cabelos também pode ajudar. Além disso, após o banho, pode-se limpar a parte externa da ‘entrada’ do ouvido com o dedo envolto na toalha”.  O uso de hastes flexíveis “devem ser evitadas”. 

A entrada de água nos ouvidos passa a exigir um pouco mais de atenção e cuidado quando a sensação de ouvido tampado continuar por algumas horas ou em caso de a pessoa sentir dor.  

O médico explica que “o ambiente úmido pode favorecer a proliferação de bactérias ou fungos, causando uma otite [inflamação] externa, que irá cursar com dor, coceira e secreção”

Nesses casos de sensação de ouvido tampado por um período mais prolongado e dor, devemos procurar auxílio médico.

Dr. André Vicente D'Aquino @dr.andredaquino (47) 3508.1000 - Médico - CRM/SC 9970, RQE 16764 Membro da American Society of Regenerative Medicine e da Associação Brasileira de Medicina Integrativa e Biorregulação - Vice-Presidente da SOBOM - Sociedade Brasileira de Ozonioterapia Medicina

 

 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que mais te irrita quando acaba a luz?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

PL ANTIFACÇÃO

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

“Caos climático” pode ser evitado: veja os caminhos indicados pela Ciência

MUNDO

“Caos climático” pode ser evitado: veja os caminhos indicados pela Ciência

Linha de frente da crise climática toma as ruas de Belém

CRISE CLIMÁTICA

Linha de frente da crise climática toma as ruas de Belém

Cúpula dos Povos reúne 20 mil e apresenta agenda popular para a COP30

COP30

Cúpula dos Povos reúne 20 mil e apresenta agenda popular para a COP30

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers

CRIPTOMOEDAS

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers



Colunistas

Ideal Mente

O medo do imprevisto: quando tentar controlar vira sofrimento

Juliana vai multar pichadores

JotaCê

Juliana vai multar pichadores

Além da cela

Coluna Esplanada

Além da cela

Luz que beija o mar

Clique diário

Luz que beija o mar

Modelo de voluntariado para SC

Coluna Acontece SC

Modelo de voluntariado para SC




Blogs

Flores que doem — sobre um haikai de primavera

VersoLuz

Flores que doem — sobre um haikai de primavera

Destrave o seu metabolismo, perca peso e emagreça!

Espaço Saúde

Destrave o seu metabolismo, perca peso e emagreça!

Um radar vivo na política itajaiense

Blog do Magru

Um radar vivo na política itajaiense

Luzes de Natal

Blog da Jackie

Luzes de Natal

Compromisso

Blog do JC

Compromisso




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.