No lugar do padre Márcio, assume o padre André Schmitz, vindo da paróquia do Sagrado Coração de Jesus, na praia dos Ingleses, em Florianópolis. As mudanças foram anunciadas neste mês pelo arcebispo metropolitano, da Arquidiocese de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, com as transferências valendo oficialmente pra 2026.
Continua depois da publicidade
O padre Márcio deixa Camboriú, cidade onde nasceu, após 13 anos de atuação na paróquia. Ele vai assumir a Igreja Matriz de Itajaí no dia 8 de janeiro, em cerimônia às 19h. Com 54 anos de idade, padre Márcio foi ordenado em 1998. A vida pastoral começou como pároco na igreja Sagrado Coração de Jesus, nos Ingleses, na Capital.
Em 1999, ele fundou no local a Comunidade Católica Divino Oleiro, instituição que preside atualmente. A chegada na igreja do Divino Espírito Santo, em Camboriú, foi em 30 de dezembro de 2012. Com mais de uma década de dedicação na paróquia, o padre Márcio criou uma forte ligação com a comunidade.
O reconhecimento como um grande sacerdote também vem pela atuação do pároco em comunicação. Ele é diretor da rede Divino Oleiro de Rádio, com programa matinal pelas emissoras 90,9 FM, em Balneário Camboriú, e 105,5 FM, em Florianópolis.
Padre que proibiu casamentos
O padre Eder Celva será eremita no Eremitério Arquidiocesano, em Guabiruba, cidade onde nasceu e onde já tinha trabalhado antes da transferência pra Itajaí. Ele deixa a igreja Matriz de Itajaí após cinco anos de algumas polêmicas.
O período foi marcado por decisões administrativas curiosas, como a proibição de casamentos fora dos horários das missas nas igrejas Matriz, Imaculada Conceição e Nossa Senhora da Paz, e a abertura da igrejinha velha só nos horários de missa. As medidas foram revogadas após a má repercussão.
Por outro lado, o padre Eder comandou as comemorações do bicentenário da paróquia do Santíssimo Sacramento, em 2024. Neste ano, ele lançou o livro “A Arte Sacra da Igreja Matriz Santíssimo Sacramento de Itajaí”, sobre a riqueza artística da igreja, presente na pintura, vitral, mobiliário e esculturas. O lançamento foi parte da programação dos 70 anos da inauguração da Matriz como paróquia.
Mudanças em BC
Continua depois da publicidade
Paróquias de Balneário Camboriú também terão mudanças pra 2026 com as novas nomeações da arquidiocese. A igreja São Sebastião, no Ariribá, será comandada pelo padre Francisco de Assis Wloch, atual administrador da paróquia.
O padre José Henrique Gazaniga, atual pároco da igreja Nossa Senhora de Azambuja e reitor do Santuário Nossa Senhora de Azambuja, em Brusque, vai assumir como pároco da igreja Nossa Senhora Aparecida, na Vila Real.
O sacerdote entra no lugar do padre Luiz Rebelatto, que se afastou do ofício na paróquia para tratamento de saúde.
Continua depois da publicidade