A operação de um novo voo da TAP em Santa Catarina, esperada desde 2025, foi confirmada na segunda-feira pelo governador Jorginho Mello (PL). Em reunião com representantes da companhia portuguesa e do aeroporto de Florianópolis, o governo anunciou uma quarta frequência semanal da TAP na rota Floripa-Lisboa.
O novo serviço vai operar aos domingos, a partir do dia 5 de julho, durante o verão europeu, período de maior demanda internacional de voos. A novidade amplia a conectividade aérea do estado, reforçando ...
O novo serviço vai operar aos domingos, a partir do dia 5 de julho, durante o verão europeu, período de maior demanda internacional de voos. A novidade amplia a conectividade aérea do estado, reforçando a ligação direta entre Santa Catarina e a Europa.
Continua depois da publicidade
“O fortalecimento dessa rota internacional é estratégico para Santa Catarina. Estamos falando de mais turismo, mais negócios, mais oportunidades e de um estado cada vez mais conectado com o mundo. O governo de Santa Catarina trabalha de forma permanente para ampliar a malha aérea e impulsionar a nossa economia”, destacou o governador.
A ampliação das operações da TAP em Santa Catarina é resultado de uma articulação direta do governo com a empresa, iniciada durante a missão oficial a Portugal em 2025. A negociação teve como foco garantir a viabilidade do voo e ampliar a conectividade internacional de Santa Catarina.
“Não tenho dúvida do acerto que fizemos quando fomos ao encontro da TAP, em Portugal, e garantimos a viabilidade do voo. Agora, isso se confirma com a quarta frequência semanal, o que é extraordinário. Santa Catarina passa a ocupar um espaço desejado há muitos anos”, completou Jorginho.
Conexão desde 2024
A rota entre Florianópolis e Lisboa começou em 3 de setembro de 2024, quando o primeiro voo da TAP Air Portugal, vindo da capital portuguesa, pousou no aeroporto internacional Hercílio Luz, às 17h16, marcando o início das operações da companhia aérea portuguesa em Santa Catarina, com três voos semanais.
Segundo o diretor de operações da TAP, Mário Chaves, a ampliação da oferta se dá pelo desempenho positivo da rota com o estado e pela parceria com o governo estadual. “Sempre acreditamos que esta conexão seria um sucesso, e assim foi. Hoje, temos a satisfação de anunciar o reforço da operação com o lançamento de uma nova frequência”, comentou.
Conforme o diretor-executivo da Zurich Airport Brasil, Ricardo Gesse, que administra o terminal de Floripa, cerca de 100 mil passageiros foram atendidos em um ano e cinco meses na linha com Portugal. Com a operação adicional na rota, serão ofertados mais 2300 assentos de avião pra atender a demanda.
A ampliação das frequências também impulsiona o turismo e a economia catarinense, contribuindo para a atração de visitantes internacionais, o fortalecimento do fluxo turístico e a geração de negócios. Entre novos investimentos, a Vila Galé, maior rede de hotéis de Portugal, prevê três unidades em Santa Catarina, com locais em estudo. No primeiro hotel serão investidos R$ 120 milhões.
Continua depois da publicidade