HAJA SAÚDE
Terça teve chuva, sol e granizo na região
Itajaí, BC, Itapema e Porto Belo registraram ocorrências
Camila Diel [editores@diarinho.com.br]
A terça-feira foi marcada por uma montanha russa climática no litoral de Santa Catarina. Em menos de 12 horas, o tempo teve três mudanças bruscas em Itajaí e região: começou com temporal e alagamentos, seguiu com céu azul e sol ao meio-dia e, no fim da tarde, voltou a surpreender com nova chuvarada e queda de granizo.
Logo pela manhã, a chuva forte causou transtornos em Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema, Porto Belo e Camboriú. Em Itajaí, leitores relataram trechos alagados na rodovia Osvaldo Reis, nas proximidades da Promenac e do Cemitério dos Crisântemos. A área mais crítica ficava em frente aos comércios Angelina e Cassol até a sinaleira de acesso à praia Brava.
Continua depois da publicidade
Em Balneário Camboriú, o volume de chuva chegou a 25,86 mm durante a manhã. As ruas 1500, 2000, 2050, 2200, 2300 e 2450, próximas à avenida Brasil, ficaram alagadas. Também houve acúmulo de água nos bairros Nova Esperança, Vila Real e Municípios.
Segundo a Defesa Civil, a situação foi causada pela intensidade da chuva e redução momentânea da capacidade de drenagem. No fim da manhã, todas as vias já estavam normalizadas.
Ainda na cidade, uma árvore caiu na avenida Martin Luther, perto da rua Noruega. O Corpo de Bombeiros fez a poda e a equipe de paisagismo limpou o local. Na avenida Atlântica, na altura da rua 1301, a calçada cedeu próximo às obras de macrodrenagem. Ninguém ficou ferido.
Em Itapema, alagamentos ocorreram principalmente por causa da drenagem. Os principais problemas foram nas ruas 426 e 428 com a 418-A, onde há obra em andamento. Porto Belo também registrou alagamentos. As ruas Pedro Guerreiro e dos Samagaia, no bairro Vila Nova, além das avenidas José Neoli Cruz e Governador Celso Ramos, ficaram com acúmulo de água. Segundo a Defesa Civil, choveu cerca de 30 milímetros entre 8h50 e 9h50.
Granizo no fim da tarde
O sol apareceu por volta do meio-dia e deu esperança de trégua no clima. O céu azul foi rapidamente substituído por nuvens carregadas, acompanhadas de trovoadas e um novo pé d’água por volta das 17h. Em Itajaí, moradores foram surpreendidos pela queda de granizo. A chuva intensa durou pouco, mas foi suficiente para causar susto. Logo em seguida, o tempo voltou a abrir.
De acordo com o Laboratório de Climatologia da Univali, o tempo deve se manter firme entre esta quarta-feira e domingo. O climatologista Sergey Araújo explica que haverá variações entre sol e possibilidade de chuva isolada nas madrugadas e noites. “Será uma semana mais quente que a anterior. As mínimas ficarão entre 17 °C e 19 °C, e as máximas vão variar entre 25 °C e 31 °C”, destacou.
Camila Diel
Camila Diel; jornalista no DIARINHO; formada pela Univali, com foco em jornalismo digital e produção de reportagens multimídia.
