Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

A(fundação) de Esportes de Itajaí


A(fundação) de Esportes de Itajaí
(foto: Imagem gerada por IA)

A (a)Fundação de Esportes da city pexêra tá indo de mal a pior. Parece uma nau desgovernada

 

Melhoraram

O socadinho escriba foi buscar informações, mas teve que morder a língua e admitir que os números da Saúde em Itajaí melhoraram, e melhoraram muito. Independentemente da situação calamitosa ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

 

Melhoraram

O socadinho escriba foi buscar informações, mas teve que morder a língua e admitir que os números da Saúde em Itajaí melhoraram, e melhoraram muito. Independentemente da situação calamitosa em que se encontrava no último governo.

 

Números

Dados recentes das UPAs do CIS, a que o pançudo teve acesso, mostram aumento expressivo no número de atendimentos e, principalmente, redução no tempo médio de espera, algo ainda mais relevante em plena temporada de verão, quando a demanda tradicionalmente dispara. O desempenho é superior ao registrado em anos anteriores.

Resultados

Essa evolução não aconteceu por acaso. Houve ampliação do número de profissionais, melhorias na infraestrutura, melhores condições de trabalho para as equipes e mais conforto para os pacientes. O resultado é um sistema mais eficiente, que consegue responder melhor às demandas do dia a dia, mesmo em períodos críticos. Que bom!

Bate à porta da city pexêra

Se por um lado a city pexêra avança, por outro começa a sentir os reflexos do descaso das citys da região, especialmente a Dubai maravilha e a capital da pedrada, que enfrentam dificuldades sérias em seus sistemas hospitalares.

 

O pastor Michael Aboud, da igreja Embaixada, participou do Diz aí! Assista na TV DIARINHO, no YouTube e leia na edição impressa do finde (foto: divulgação)
O pastor Michael Aboud, da igreja Embaixada, participou do Diz aí! Assista na TV DIARINHO, no YouTube e leia na edição impressa do finde (foto: divulgação)

 

 

No limite

O hospital Marieta Konder Bornhausen, mesmo com a ampliação de cerca de 110 leitos, tá operando na borda da tampa, no limite. A maternidade registra aumento próximo de 30% nos atendimentos e o pronto-atendimento segue sobrecarregado.

SUS é pra todos, mas a conta fica pra Itajaí

Grande parte dessa pressão vem de pacientes de fora, algo que sempre existiu e faz parte do SUS. No entanto, o cenário chegou a um limite preocupante. A UPA de Cordeiros, purexemplo, recebe diariamente pacientes de Ilhota. E o prefeito da city da calcinha e moda praia? Não faz nada.

Cara de paisagem

A opinião deste escriba é clara: Itajaí não pode continuar pagando sozinha essa conta. Já faz décadas que cobramos! É urgente que os demais municípios assumam sua responsabilidade e passem a contribuir de forma efetiva, seja com estrutura, investimentos ou pactuação regional mais justa. Alô, alô, prefeitada! Acordem!!!

 

Saúde de Itajaí melhorou, mas na questão regional só sobra pra city pexêra. As citys da região não se coçam e fazem cara de paisagem. Alô, prefeitada!!! (foto: divulgação)
Saúde de Itajaí melhorou, mas na questão regional só sobra pra city pexêra. As citys da região não se coçam e fazem cara de paisagem. Alô, prefeitada!!! (foto: divulgação)

 

 

Espia lá

Além da coluna Jotacê que o leitor acompanha há mais de duas décadas, pode bizolhar, também o Blog do JC no DIARINHO.net, e nos seguir no Instagram: @jcdiarinho. E se quiser dar um plá com o socadinho escriba, o zapfone é (47) 98842-9084.

Vovó piramidal

Depois de tantos benefícios instituídos e ampliados para os nossos amados edis, a piramidal pexêra já nem pode mais ser chamada de uma mãe. Na verdade, tá mais parecendo uma avó, que mima os netos com tudo que eles querem, como se não houvesse limites. Problema é que quem paga todos esses mimos, através dos impostos carcados no seu fiofó, é o eleitor.

Eu avisei

E este pançudinho bem que avisou que não era para se duvidar que os vereadores seriam capazes de mais. Pois foram! No pacotão de fim de ano, quando todo mundo tá pensando em Natal e um ano novo maravilhoso, além do aumento de 89% do auxílio-saúde e extensão do benefício para os holerites dos vereadores, teve mais presentinhos criados!

 

“Esse trabalho vai abrir várias portas pra você. - Sim, inclusive a primeira foi a de uma clínica psiquiátrica” -Pai Atanásio

 

Governança pública?

Com a desculpa de se criar um comitê de governança (oh, palavra chique), os danados aproveitaram para embutir no projeto a criação de um cargo de diretor, totalmente comissionado, além do pagamento de "jetons" (dinheirinho extra) para outros três servidores que participarem do tal comitê. Vamos falar de números? Mais uns 30 contos por mês no lombo do contribuinte!

Contraditório

Meio tanso que sou, achei que a expressão governança pública estava relacionada a corte de gastos, bom uso da grana pública, mas pelo jeito, na piramidal pexêra, a governança pública vai custar mais de 300 contos por ano para o lombo do povo, ou então, milhão e duzentos por legislatura. Meio contraditório, discurso bonito e prática onerosa, né?

 

O comunicador e pré-candidato a deputado estadual, Osmar Teixeira (PSD), participou do Desembucha JC. Assista no youtube.com/@DesembuchaJC (foto: Musa dos olhos coloridos)
O comunicador e pré-candidato a deputado estadual, Osmar Teixeira (PSD), participou do Desembucha JC. Assista no youtube.com/@DesembuchaJC (foto: Musa dos olhos coloridos)

 

 

Politicagem

Isso sem contar que o novo cargo comissionado e as indicações para o tal comitê de governança vão sempre parar em politicagem. Segundo sabichões, a opção pelo pagamento de "jetons", algo que se usa muito em Brasólia para engordar salários de ministros, seria para escapar do teto remuneratório e da impossibilidade de acumular gratificações.

Acredite se quiser

Na prática, um jeitinho pra quem já ganha bem pra caramba, no teto da remuneração dos servidores, poder ganhar ainda mais. Ou então, para aqueles que já possuem gratificações e penduricalhos nos seus salários poderem acumular esses valores com os "jetons" pagos pelo comitê de... acredite meu caro leitor... "governança pública".

Cadê vocês?!

E se a piramidal tá doce como uma avó para os vereadores e seus interesses pessoais, será que as entidades da city pexêra – que berravam por qualquer coisa muito menor que se cogitava na legislatura passada – agora viraram os avós dos nossos amados edis? Quietinhos com tudo que passa por lá, só pra não brigar com a patroa? Tá estranho isso.

 

A presença da prefeita Ju Pavan (PSD), do vice-prefeito Nilson Probst (MDB), do presidente do legislativo Marcos Kurtz (Podemos) e da deputada estadual Paulinha da Silva (Podemos) deixou os bastidores da casa do povo de BC agitados. A visita pode ter sido pra discutir pré-candidaturas. Hummmmmm.. (foto: divulgação)
A presença da prefeita Ju Pavan (PSD), do vice-prefeito Nilson Probst (MDB), do presidente do legislativo Marcos Kurtz (Podemos) e da deputada estadual Paulinha da Silva (Podemos) deixou os bastidores da casa do povo de BC agitados. A visita pode ter sido pra discutir pré-candidaturas. Hummmmmm.. (foto: divulgação)

 

 

De mal a pior

Chegaram nos zovidos desse socadinho escriba que se achávamos que o esporte pexêro já estava mal, a noite de quarta-feira mostrou que nada tá tão ruim que não possa piorar. Os homi da FMEL marcaram reunião com os professores que dão aula para as crianças e só faltou ter empurra-empurra e tapa na cara.

Estragando tudo

Ao que parece, os abobrões da Fundação Municipal de Esporte e Lazer fizeram um monte de alterações, diminuindo o tempo de serviço dos professores, protegendo apenas uma ou duas modalidades que, por sinal, são dos amigos. Oh, glória!

Perdidos

Além disso, essa tchurma que se acha cheia de “sabichões” tentou fazer parceria com as escolas sem nem sabem ao certo como vai acontecer. Teve professor lascando que, dessa forma, a iniciação esportiva de Itajaí não dura seis meses.

Gerações perdidas

A ideia genial prega o atendimento exclusivo de crianças de 12 a 14 anos. Então você, que tem filho abaixo de 12 anos e acima de 14 anos que ama o esporte, esqueça. Pracabá! Crianças da nova geração e os adolescentes de Itajaí terão que carpir um lote para fazer atividade física, imagina fazer esporte! Eitcha!

Roda-roda Jequiti

Outra ideia bombástica foi o rodízio de professores nas escolas! Quando começam a conhecer os alunos, fortalecer vínculo com a comunidade e desenvolver o trabalho, troca de lugar e começa tudo de novo. E os locais que estão há anos atendendo as crianças? Vão acabar? É cada coisa! O saudoso Silvio Santos que ia adorar a ideia!

Muito cacique pra pouco índio

Os linguarudos de plantão ainda dizem que ninguém se entende lá dentro do Esporte. Todo mundo manda. Ninguém obedece. E o barco afunda. Até o diretor de Esporte Comunitário, que era pra cuidar dessa área, nem sabe o que tá acontecendo. Nau desgovernada!

Dupla RR sabe disso?

E aí fica a prigunta? Será que o prefeito e o vice sabem disso tudo? Que o Esporte está desse jeito? E quem será que aprovou uma ideia dessas? Virar as costas para quem construiu o esporte da cidade por anos, em pleno ano eleitoral, parece mais uma estratégia a la Mazzaropi! Óia, se sabem, precisam tomar uma providência pra ontem, antes que o Esporte de Itajaí vire as costas para eles também!

Pai Atanásio nos altos da Dinamarca

O Pai Atanásio se esgueirou nos corredores do paço dos altos da Dinamarca e, com o seu aparelhinho de surdez ligado, conseguiu escutar entre os abobrões palacianos que, mais tardar semana que vem, vai ter mudanças no governo da minha ex-musa da confusão, a prefeitona dos bairros Juliana Pavan (PSD).

 

Vai e vem

O problema é que quando o Pai Atanásio esticou seus velhos e cansados zovidos, o povo pegou o elevador, mas deu pra saber que dois vereadores devem ocupar secretarias e dois secretários devem desembarcar no legislativo da city da praia alagada, digo, alargada. O véio, que já é nervosinho, voltou pior por não ter conseguido escutar os nomes. Imaginem como ele ficou chato e resmungão por isso.

TPA

Entra verão, sai verão e nestes últimos 12 anos, pelo menos, uma coisa tem sido tão certa quanto o calor da estação: a cobrança (sempre reajustada) da famigerada e pra lá de antipática Taxa de Proteção Ambiental – TPA, de Bombinhas.

Povo cabreiro

Do início dessa semana para cá, além dos protestos e xingamentos normais dos turistas e visitantes da região que acessam Bombinhas, as manifestações ficaram um pouco mais pesadas com a participação efetiva de moradores, depois que constataram lançamento de esgoto nas praias, principalmente na de Quatro Ilhas.

Balneabilidade

Explicações técnicas da prefa e agência concessionária Águas de Bombinhas à parte, o fato é que no mais recente relatório de balneabilidade do Instituto do Meio Ambiente da Santa & calorenta Catarina (Ima/SC), oito pontos estão classificados como impróprios e nove como próprios, em Bombinhas, ou seja, praticamente a metade das belas e famosas praias da capital do mergulho estão sem recomendação para banho.

Praias sujas

Ou seja, como explicar para o turista que paga a TPA, reajustada todo ano, que não há como garantir a balneabilidade total das praias, apesar dos milhões arrecadados? Essa é a questão técnica da falta de transparência na aplicação e prestação de contas dos recursos que deveriam estar servindo para custear projetos ambientais e de saneamento.

Fiscalização

A outra questão é aquela que vem sendo exaustivamente e, porque não dizer, cansativamente cobrada nestes últimos anos, pelo entisicado e bocudo deputado estadual Ivan Naatz (PL): a falta de fiscalização e não aplicação da nova legislação, aprovada e promulgada pela Leléia, desde 2020, que passou a proibir a cobrança dos chamados pedágios urbanos em todo o estado de Santa Catarina.

Revoga

A prefa de Bombinhas tem se escudado numa decisão judicial do STF de 2019, que deu legalidade à lei municipal da TPA, só que nesta data não havia ainda a mudança da lei estadual que revoga automaticamente a municipal.

Sem decisão

Esse tem sido o argumento do deputado autor da nova lei e com a ressalva de que o judiciário catarinense não tem dado nenhuma decisão de mérito sobre o caso, apesar das várias ações judiciais para regularizar a coisa, inclusive uma Adin - Ação Direta de Inconstitucionalidade -, assinada e apoiada por outros 14 deputados estaduais e que deu em nada no TJSC, o tribunalão de Justiça do estado.

Dono

“Afinal, quem é o dono da TPA, esse grande negócio de tirar dinheiro das pessoas e sem nenhum projeto ou resultado ambiental? O judiciário, o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado é que têm que dizer; o que fizeram com os R$ 160 milhões arrecadados desde 2014 até agora?”, questiona o deputado Naatz ao reclamar da falta de fiscalização e das decisões de mérito da Justiça.

A quem interessa?

Diante de tanta problemática, antipatia popular, perdas turísticas e até perdas políticas, principalmente para a criadora da TPA, a então prefeita de Bombinhas e atual deputada estadual Paulinha, os observadores de plantão também têm perguntado: a quem interessa tanta resistência em manter essa famigerada, mas milionária taxa cuja cobrança é terceirizada e abocanha a maior parte do dindim da turistada? Pois então...


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você faria se encontrasse uma celebridade na Brava ou em BC? 



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Venezuela

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Venezuela

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

Justiça climática

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Além do Globo de Ouro

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil

MARIJUANA

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil



Colunistas

Parabéns à Caixa e os novos contornos da responsabilidade no jogo

Direito em movimento: esporte, jogos e entretenimento

Parabéns à Caixa e os novos contornos da responsabilidade no jogo

A(fundação) de Esportes de Itajaí

JotaCê

A(fundação) de Esportes de Itajaí

Itajaí quer implantar castramóvel

Charge do Dia

Itajaí quer implantar castramóvel

Itajaí em tons de ouro

Clique diário

Itajaí em tons de ouro

Federação União Progressista se aproxima de João Rodrigues

Coluna Acontece SC

Federação União Progressista se aproxima de João Rodrigues




Blogs

Peptídeos: o que são, para que servem e por que estão mudando a forma de cuidar da saúde

Espaço Saúde

Peptídeos: o que são, para que servem e por que estão mudando a forma de cuidar da saúde

Cardiograma — quando o poema pulsa

VersoLuz

Cardiograma — quando o poema pulsa

Day party com Deep Dish neste sábado no Warung Beach Club

Blog do Ton

Day party com Deep Dish neste sábado no Warung Beach Club

Sobrinho do governador de SC é nomeado secretário de Segurança

Blog do JC

Sobrinho do governador de SC é nomeado secretário de Segurança






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.