Balneário Camboriú
Ação fiscaliza jet skis e alvarás nas praias de Balneário Camboriú
Operação buscou combater irregularidades
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Uma operação batizada de Náutica Mais Segura foi feita neste sábado nas praias de Taquaras, Laranjeiras e na Praia Central, em Balneário Camboriú. A ação conjunta contou com a participação da Guarda Municipal, Polícia Militar e da equipe de Fiscalização de Obras e Atividades Urbanas. O objetivo foi brecar o uso irregular de motos aquáticas, os jet skis, e a atuação de empresas sem alvará, além de reforçar a segurança dos banhistas.
Durante a operação, os agentes abordaram donos de motos aquáticas para verificar os documentos dos veículos e a conduta dos condutores. Drones foram utilizados para monitoramento tanto no mar quanto em terra. Em Laranjeiras, duas empresas foram fiscalizadas e nove embarcações abordadas.
Continua depois da publicidade
O secretário de Segurança e Ordem Pública, major Geraldo Rodrigues, explicou que a operação foi motivada por diversas denúncias de uso irregular de jet skis, especialmente por pessoas que alugam os equipamentos sem possuir alvará.
A condução em alta velocidade só é permitida a partir de 200 metros da costa. Na faixa de areia, o limite é de 5 km/h. O uso de colete salva-vidas também é exigido, e é proibido pilotar sob efeito de álcool.
O desembarque deve ser em locais próprios e sinalizados, respeitando a distância de segurança dos banhistas. Nessas áreas, a navegação é proibida.
Os canais de denúncia são os telefones 153 (Guarda Municipal) e 190 (Polícia Militar).
Redação DIARINHO
Reportagens produzidas de forma colaborativa pela equipe de jornalistas do DIARINHO, com apuração interna e acompanhamento editorial da redação do jornal.
