SOLIDARIEDADE
BC, Camboriú e Itajaí arrecadam donativos para vítimas de tornado no Paraná
Itens serão levados para Rio Bonito do Iguaçu; Itajaí reforça doação em dinheiro para reconstrução das casas
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
Balneário Camboriú, Camboriú e Itajaí promovem uma campanha para ajudar os moradores de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, atingidos por um tornado na última sexta-feira. O fenômeno destruiu 90% da cidade. A arrecadação em BC e Camboriú segue até as 22h desta segunda, com os caminhões com os mantimentos saindo com destino ao Paraná na manhã desta terça.
Já em Itajaí, a prefeitura está incentivando a doação em dinheiro, devido à dificuldade logística de envio de materiais de construção e mão de obra — os itens mais urgentes no momento, segundo a Defesa Civil e a Assistência Social do município paranaense.
Continua depois da publicidade
O prefeito em exercício de Itajaí, Rubens Angioletti (PL), convocou uma reunião no fim de semana para alinhar ações imediatas. “Já recebemos diversas ajudas quando precisamos. Agora é a nossa vez de retribuir e mostrar solidariedade. A ajuda da população será muito bem-vinda”, disse.
Conforme informações divulgadas pelas redes sociais oficiais de Rio Bonito do Iguaçu, alimentos, roupas e água já foram arrecadados em quantidade suficiente. A principal necessidade agora é a reconstrução de moradias e infraestrutura local. Para isso, o município disponibilizou uma chave Pix e conta bancária para receber doações em dinheiro:
Pix (CNPJ): 95.587.770/0001-99
Banco do Brasil
Agência: 4133-5
Conta corrente: 111000-4
Este é o único canal oficial de doações em dinheiro para a cidade.
Enquanto Itajaí prioriza as transferências bancárias, BC e Camboriú estão recebendo doações presenciais até às 22h desta segunda. A Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família de BC coleta os donativos na rua 3100, número 876, no centro. Estão sendo solicitados alimentos não perecíveis, produtos de higiene e de limpeza.
Continua depois da publicidade
Em Camboriú, a arrecadação também ocorre até às 22h desta segunda, no ginásio Irineu Bornhausen, na rua Hercílio Zuchi, no centro.
Ventos de até 250 km/h
Rio Bonito do Iguaçu tem cerca de 14 mil habitantes e fica na região central do Paraná, a aproximadamente 600 quilômetros de Itajaí. Segundo o Sistema de Monitoramento Ambiental do Paraná, o tornado causou ventos de até 250 quilômetros por hora, deixando um grande rastro de destruição. A cidade agora precisa de ajuda para reconstruir moradias e infraestrutura.
Continua depois da publicidade
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"
