Itajaí ganhou um reforço importante no poder judiciário. O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e o Tribunal de Justiça do Estado (TJSC) inauguraram, na segunda-feira, a 15ª Promotoria de Justiça e a 2ª Vara da Família da comarca. A cerimônia aconteceu no fórum e marca um passo importante para agilizar processos e melhorar o atendimento em casos de família, sucessões e relações socioafetivas.
Representando a procuradora-geral de Justiça, Vanessa Wendhausen Cavallazzi, o subprocurador-geral, Andrey Cunha Amorim, destacou o papel do novo espaço. “A criação da 15ª Promotoria de Justiça de ...
Representando a procuradora-geral de Justiça, Vanessa Wendhausen Cavallazzi, o subprocurador-geral, Andrey Cunha Amorim, destacou o papel do novo espaço. “A criação da 15ª Promotoria de Justiça de Itajaí simboliza um passo importante para o fortalecimento do Ministério Público e para o aprimoramento do sistema de Justiça. Representa a união de esforços para assegurar um atendimento mais ágil, sensível e próximo das pessoas”, disse.
Continua depois da publicidade
A nova promotoria vai atuar junto às varas da família da comarca, cuidando de casos que envolvem direitos de famílias, crianças e adolescentes. O objetivo é garantir mais agilidade nos atendimentos, mais eficiência nos processos e fortalecer as ações preventivas do MPSC.
“A ampliação da estrutura ministerial reflete o compromisso do Ministério Público com o atendimento humanizado e com a efetivação dos direitos das famílias itajaienses”, afirmou a promotora de Justiça Cristina Balceiro Motta, que já atua nessa área na comarca.
Parceria aproxima justiça da população
A criação da Promotoria e da nova Vara da Família é resultado de trabalho conjunto entre o MPSC, o TJSC, a Defensoria Pública e a OAB de Itajaí. Para a juíza Sônia Maria Mazzetto Moroso Terres, diretora do Foro, o reforço é essencial. “A criação da 2ª Vara da Família representa um gesto de respeito à população. Itajaí cresceu e demanda uma Justiça mais próxima e eficiente. Com o apoio do MPSC e das demais instituições, daremos respostas mais rápidas e adequadas às situações que envolvem vínculos e dignidade humana”, explicou.
O vice-presidente do TJSC, desembargador Cid José Goulart Junior, destacou o trabalho conjunto entre as instituições. “A Justiça é uma construção coletiva. Quando judiciário e Ministério Público avançam juntos, a sociedade é a principal beneficiada”, afirmou.
Com mais de 260 mil habitantes, Itajaí é uma das cidades que mais cresce no estado e o número de processos cresce junto. A primeira Vara da Família foi criada em 1999, e o aumento das demandas levou à ampliação da estrutura.
Durante o evento, as autoridades assinaram os atos de criação e conheceram as novas instalações. “A Justiça não é um lugar, é uma presença. Com essa nova Promotoria, que vai melhorar a distribuição do trabalho e o atendimento à população, o MPSC reafirma seu compromisso de proteger direitos e buscar soluções que transformam vidas”, concluiu Andrey Cunha Amorim.