O projeto “Samba da Antonieta nas escolas” está levando música e cultura do samba para alunos da rede municipal de Itajaí. A ação acontece na próxima segunda-feira, com apresentações em três escolas públicas, e é comandada pelo grupo peixeiro Samba da Antonieta.
O projeto promove um ciclo de concertos didáticos que resgatam a história e a importância do samba de raiz, reconhecido como patrimônio imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico ...
O projeto promove um ciclo de concertos didáticos que resgatam a história e a importância do samba de raiz, reconhecido como patrimônio imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Continua depois da publicidade
As apresentações serão na escola básica Gaspar da Costa Moraes, no bairro Fazenda, às 10h30; na escola básica Maria Dutra Gomes, no bairro Dom Bosco, às 13h30; e na escola básica João Paulo II, no bairro Cordeiros, às 15h30.
Durante os encontros, as crianças são convidadas a participar de uma roda de samba interativa, com histórias, apresentação de instrumentos e curiosidades sobre o ritmo, além de explicações sobre o contexto cultural do samba no Brasil e em Santa Catarina.
O grupo Samba da Antonieta é formado pelas cantoras Clara Raulino e Jandira Souza, pelos percussionistas Dôga Delatorre, Fabrício Gonçalves, Giovana Dutra e Leandro Banana, com o acompanhamento de Raphael Galcer no violão e Jean Leiria no cavaquinho. O grupo já foi premiado e homenageado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina pelo trabalho de valorização da memória e da representatividade feminina na política e na cultura.