A manutenção de um aparelho doméstico sai de graça pelo projeto de extensão “Oficinas de consertos”, no campus do IFSC de Itajaí. A instituição está recebendo eletrodomésticos de médio porte para arrumá-los sem custos, desde que o conserto não passe de R$ 200 ou da metade do preço do produto.
Para participar, basta deixar seu equipamento na portaria do IFSC e assinar o formulário de declaração de entrega do produto. Depois, a equipe do projeto irá avaliar o equipamento e dar ...
Para participar, basta deixar seu equipamento na portaria do IFSC e assinar o formulário de declaração de entrega do produto. Depois, a equipe do projeto irá avaliar o equipamento e dar um parecer. Os consertos serão feitos por estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica e do Técnico em Eletroeletrônica, com supervisão dos professores.
Continua depois da publicidade
Caso o aparelho não tenha conserto ou o conserto custe muito caro, a equipe do projeto entra em contato com o “cliente” explicando a situação. Se o conserto depender de peça que custa acima do limite do projeto, a pessoa pode avaliar pagar pela peça, enquanto a mão de obra pra troca seria de graça na oficina do IFSC.
A entrega do produto pode ser feita no horário de funcionamento do IFSC, das 7h45 às 22h30. Na portaria, os equipamentos serão direcionados para a oficina do projeto. Aparelhos de grande porte, como geladeiras, fogões e máquinas de lavar roupas não são recebidos.
O coordenador do projeto, professor Saimon Miranda Fagundes, resume que ficam de fora equipamentos que não dá pra carregar sozinho. “A gente delimitou. Se a pessoa consegue carregar sozinha, a gente também pode carregar e consertar aqui. Mas se é muito grande, aí não adianta trazer”, disse.
A proposta é que o serviço ajude as pessoas com pequenos reparos, que já vão gerar uma economia no bolso de quem teve um aparelho com problema. O projeto é aberto pra toda a comunidade, inclusive moradores de outras cidades. A oficina já tá tocando os reparos dos primeiros aparelhos recebidos, entre micro-ondas, controles e peças de videogames. Neste primeiro momento, o projeto envolve estudantes da graduação em Engenharia Elétrica.
Além de permitir o conserto gratuito de eletrodomésticos, o projeto ajuda os alunos que ganham aprendizado na avaliação de problemas reais e nos consertos dos aparelhos. As horas de trabalho também somam para as exigências das atividades curriculares do curso. O projeto é novo na região, inspirado em iniciativas parecidas em outras cidades pelo país e conta com recurso de financiamento pros estudantes bolsistas, o que garante a gratuidade dos serviços.
Contato do projeto:
WhatsApp: (47) 8901-3903
Instagram: @oficinaifscitajai
https://www.instagram.com/oficinaifscitajai/
Continua depois da publicidade