Frequentadores gravaram um vídeo denunciando o estado precário dos banheiros do Mercado Público de Itajaí. No masculino, quase todos os mictórios estavam lacrados, inviabilizando o uso. No feminino, só havia um vaso sanitário disponível, segundo os denunciantes.
O flagra foi feito no final de semana passado. “O Mercado Público é um dos melhores locais para se divertir. O cliente vai lá, gasta, consome, mas na hora de usar o banheiro dos homens ...
O flagra foi feito no final de semana passado. “O Mercado Público é um dos melhores locais para se divertir. O cliente vai lá, gasta, consome, mas na hora de usar o banheiro dos homens é um verdadeiro caos, uma vergonha”, disse um frequentador.
Nos banheiros femininos, a situação também preocupava: apenas um vaso sanitário funcionava no final de semana passado, enquanto o outro estava interditado, segundo relatos.
A denúncia ressalta ainda que o Mercado Público, um dos principais pontos turísticos da cidade, recebe visitantes de transatlânticos que também enfrentam cenas lamentáveis. “Esse é um cartão postal de Itajaí, deveria ser melhor cuidado e valorizado”, reclamou o denunciante.
A Superintendência das Fundações de Itajaí, em parceria com a Fundação Cultural e a secretaria de Obras, informou que já está tomando providências. Na última quarta-feira, a secretaria de Obras fez uma vistoria para identificar as peças que precisam ser substituídas nos banheiros. “As equipes da secretaria estão em processo de reparo, respeitando as limitações impostas pelo fato de o mercado ser um patrimônio tombado, o que exige cuidados para preservar a estrutura histórica do espaço”, destacou a prefeitura em nota.
Além disso, a Fundação Cultural está desenvolvendo um projeto para ampliar e melhorar os banheiros do Mercado Público, com o objetivo de oferecer uma solução definitiva e adequada. Enquanto as reformas estão em andamento, a prefeitura disponibilizará mais banheiros químicos para atender o público. Nesta quarta, os dois sanitários femininos também já estavam funcionando, informou a prefeitura.