Feira das Profissões do Parque Dom Bosco fez evento com 43 empresas
Jovens Aprendizes tiveram a oportunidade de trocar experiências com o mercado de trabalho
Ana Júlia Kamchen [editores@diarinho.com.br]
Programa do Parque Dom Bosco conta com 232 jovens aprendizes (foto: Ana Júlia Kamchen)
A Feira das Profissões do Instituto Salesiano Parque Dom Bosco, de Itajaí, apresentou as experiências dos jovens aprendizes em 43 empresas parceiras, durante a sexta-feira passada. O evento foi aberto ao público e recebeu a visita de seis escolas municipais e estaduais da cidade.
Os educandos puderam trazer detalhes sobre suas experiências de trabalho em estandes. A programação contou com oficinas, rodas de conversa, apresentações musicais e de dança, e foi feita ...
Os educandos puderam trazer detalhes sobre suas experiências de trabalho em estandes. A programação contou com oficinas, rodas de conversa, apresentações musicais e de dança, e foi feita no galpão do Parque Dom Bosco, que fica na rua José Gall, 75, das 9h às 11h e das 14h às 16h.
O programa Jovem Aprendiz conta com 232 jovens aprendizes e 45 empresas parceiras. De fevereiro a novembro de 2024, mais de 30 jovens foram contratados através da iniciativa, e trabalham como auxiliar de logística, auxiliar administrativo, repositor de mercadoria, entre diversas outras áreas de atuação.
O educador Renan Nascimento conta que o programa é a união da teoria e da prática. “Nós prezamos pela formação integral. Precisamos que esse jovem se torne um bom profissional, mas também um ótimo ser humano, alguém que participe ativamente na sociedade. Nós prezamos muito pelo protagonismo do jovem. Esperamos criar uma sociedade crítica”, explica.
De segunda à quinta-feira, os jovens aprendizes trabalham de quatro a seis horas nas empresas parceiras. Às sextas-feiras, os educandos têm curso teórico no Parque Dom Bosco.
Ana Vitória, de 16 anos, é auxiliar financeiro na Volvo desde março, através do programa Jovem Aprendiz. Para a educanda, a Feira das Profissões é uma oportunidade para que mais jovens tenham acesso ao mercado de trabalho.
“Como eu trabalho em financeiro, hoje em dia eu sei lidar muito bem com a administração do meu dinheiro. É a questão do meu projeto de vida mesmo. Eu planejo bastante o meu futuro, e é uma coisa que a empresa acaba te ensinando, a fazer planos, ser organizado e proativo”, compartilha Ana Vitória, que sonha em cursar pedagogia.
O Padre Renato dos Santos, diretor institucional do Parque Dom Bosco, afirma que a Feira das Profissões ajuda os jovens a ter foco e uma perspectiva de futuro.
“O que nós mais falamos aqui é que essa gurizada querida, meninos e meninas de 14 a 24 anos, eles decididamente não podem viver sem sonhos. O menino que não tem sonho já está falido. A proposta da educação salesiana, bebida já nas fontes com o Dom Bosco, é proporcionar aos jovens e adolescentes um fundamento para construir a própria existência com o próprio trabalho, com o suor do rosto”, enaltece o Padre Renato.
Como participar?
Jovens a partir de 14 anos podem ingressar no programa Jovem Aprendiz do Parque Dom Bosco. Mais informações podem ser obtidas através do Instagram @parquedombosco ou pelo WhatsApp (47) 98432-1064.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.