JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Prefeito proíbe celular no seu gabinete
Qui coisa, meu povo! Cartaz na porta do gabinete do prefeito de Itajaí, Robison Coelho (PL), proíbe entrar com celular
Nepotismo tá on
Foi só sair o primeiro jornal oficial do novo governo da dupla RR, o prefeito Robison Coelho (PL) e seu vice Robin, ops, Rubens Angioletti (PL), que aquele discurso lindo dos dois no passado, pregando contra nepotismo, já caiu por terra. Como este socadinho já rimou, tem parente de parente mandando mais que muita gente.
Vereador da família
Quem não pensou nem duas vezes antes de nomear alguém da sua família foi o beato Beto Cunha (Republicanos), que emplacou a irmã, uma vendedora de cosméticos, num cargo altamente técnico na secretaria de Tecnologia. Tá certo né, ele não é o vereador da família? E o Robin, ops, Rubens, hein? Quietinho com isso tudo?
Esperado
Confesso que nunca botei fé no discurso demagógico do beato. No fim do ano passado, já com o governo eleito, Beto Cunha começou a mostrar quem é de verdade. Até moção pro próprio pai ele fez na piramidal pexêra. Vergonha passa longe, hein?
Sandris no comando
O diário oficial não trouxe nem 20% das nomeações ainda e deu pra perceber que a tradicional família Sandri chega no poder com sede de cargos. Além do poderosíssimo chefe de gabinete Deco Sandri, que muitos juram que manda mais que o prefeito, a família já tem uns cinco membros nomeados em belos cargos. Que feioso.
Agregados
Isso sem contar aqueles que não levam o tradicionalíssimo sobrenome no RG. Além dos Sandris puro sangue, a raça de linguarudos garante que muitos agregados da família estão na maciez de um cargo, principalmente os chegados do chefe de gabinete. Duvido que o Robison saiba disso.
Até tu, Brutas?
A minha ex-musa BBB, a Dom Quichata Anna Carolina (PSDB), além de aceitar um cargo no executivo – algo que ela lutou pra que vereadores eleitos não pudessem fazer (quando era oposição, é claro) – também teria escolhido uns primos e agregados pra ocupar cargos no governo. Antes não podia né, até plaquinha ela levantava, agora prevalece a capacidade da parentada. Até tu, Brutas?
Tudo igual
Além dos parentes, tem presidente de partido aproveitando o aconchego do poder pra nomear namoradinhas, e até amante, usando a influência política. Pra dar umas disfarçadas, a piramidal pexêra deve ser o destino de alguns amores dos bagrões que hoje estão no poder. Em resumo, nada diferente do que sempre foi.
A diferença
O problema é que quando a população escolheu o barbudinho Volnei Morastoni (MDB) pra voltar pro paço da Vila Operária essas suas práticas já eram conhecidas, ele ganhou mais pela ruindade dos adversários. Mas da dupla RR não tenho dúvidas, o povão esperava algo diferente disso. E eles estão provando que são farinha do mesmo saco. Reajam, Robison e Rubens, dá tempo!
Legal, mas imoral
É claro que a dupla deve fazer cara de paisagem pra isso tudo, até porque não enfrenta uma oposição na piramidal. Posso chutar que se um dia falarem do assunto vão dizer que, juridicamente, todas as nomeações eram possíveis. Mas cadê a parte do “legal, mas imoral” que a dupla usava quando era oposição? Assim fica fácil, hein?
“Na política você abraça, mas não beija” - Pai Atanásio
Governo das elites
Feirinos do Itamirim, o presidente do chiquetoso no Semasa, os Sandris em diversos cargos, agregados, namoradas e amantes de poderosos com lugar ao sol. Está claro que o governo da dupla RR não é do povo e sim das elites da city pexêra.
Novos donos
O Robin, ops, Rubens Angioletti pode até ter vendido picolé na praia, como gosta de contar, mas só emprestou seu prestígio e popularidade pros poderosos se adonarem novamente do comando da city através de um Coelho.
Semasa
O diretor-geral do Semasa, Celso Hugo Praun Filho, fez uma visita de cortesia ao socadinho escriba. Ele confirmou que, como comentado na coluna, é presidente do chiquetoso clube Itamirim, mas que o fato de estar no comando da instituição não muda nada e nem interfere na sua função na autarquia de água & esgoto.
Experiência
Celso é egresso da iniciativa privada tendo passado por grandes empresas nacionais, como a Bunge Alimentos e a Sadia. E pretende trazer a sua expertise na iniciativa privada na tocada da questão pública do Semasa. O novo chefão do Semasa tem uma consultoria que não vai mais tocar, devido ao seu cargo público.
Contra a privatização
Questionado pelo socadinho escriba sobre o eterno papo de que o Serviço Municipal de Água de Itajaí possa vir a ser privatizado, Celso afirma que é categoricamente contra e que esse é o pensamento do prefeito Robison Coelho. Revela, contudo, que realmente escutou esses murmúrios durante a transição, mas vinham do governo anterior.
Sinergia
Celso também ressaltou que existe um bom relacionamento com os secretários de Obras, Tarcísio Zanelatto e de Desenvolvimento Urbano e Habitação, João Paulo Kowalsky, com relação a obras nas vias públicas – o que não ocorreu no governo do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB). Alguém se alembra do pé de guerra entre Semasa e Obras?
Futuro
Há menos de quatro dias no comando do Semasa, o novo mandachuva diz que pretende dar uma revitalizada na área do antigo prédio da Sadia, ali no antigo Vassourão, o São Vicente, que hoje pertence à autarquia. Não quis prometer porque depende de recursos, mas aventa que um projeto vindouro é que deixem de pagar aluguel e, no futuro, o Semasa esteja ocupando o imóvel.
Mudanças nas Piçarras
O prefeito Tiago Baltt deu uma boa mexida no primeiro e segundo escalão da prefeitura da ex-capital do jet ski, Balneário Piçarras. As mudanças, segundo me sopraram uns fofoqueiros, aconteceram porque o prefeito teve que sentar no colo da turma do PL.
Pressão total
O prefeito Tiago tirou o João Eduardo Sensi do cargo de secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico a pedido de um assessor do governador Jorginho Mello ligado ao PL de Penha e das Piçarras.
Tava p da vida
O prefeito já andava meio p da vida com o João por causa de brigas internas, má gestão da pasta e alguns perrengues em licitação. O que será que é, né? Provável que tenha relação com perrengues envolvendo licitações do Turismo em análise pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC)
Cargo menor
Quem ainda tentou (ou tenta) segurar o João no governo é a primeira-dama, Andressa Pera, e o secretário de Administração, Márcio Rosa, que é muito amigo do João e o ajudava a montar as tais licitações que incomodavam o prefeito. Amigo que é amigo é amigo, né? Márcio, inclusive, já deu umas voltinhas no TCE pra saber das investigações do tribunal pra cima do Turismo das Piçarras.
Agricultura é do PL
Além de ter entregado a Assistência Social para o PL, com a indicação da advogada Rosane Algauer Nassar, o prefeito deu a secretaria de Agricultura para o ex-vereador Ademar de Oliveira (PL), o famoso Galo.
Vida fácil...
O acerto aconteceu antes da eleição, tanto que o Galo nem concorreu à reeleição para vereador. Ele também conseguiu encaixar na Agricultura a assessora que o acompanhava na câmara de vereadores. Vida fácil é outra coisa, né?
Segurança mexida também
Guilherme Hessel, esposo da chefe do RH da prefa das Piçarras, Fernanda Kosciuk, foi nomeado secretário de Segurança Pública no lugar do Paulo Debatin, que deve ganhar carguinho na Guarda Municipal que será criada pelo prefeito Tiago.
Comunicação
Outro que rodou foi o jornalista Raffael do Prado, que tava na função de assessor de Comunicação da prefa. O papo que rola é que Raffael não aceitava a ingerência de algumas aspones e puxas do prefeito, que metiam o bedelho na comunicação pra puxar o saco do Baltt.
Mudanças
Parece que para o lugar do Raffael vai entrar um gurizão que já atuou na assessoria de imprensa da Amfri. Outra mudança na Comunicação é chegada de Lyandra Machado, ex-assessora do agora ex-prefeito de Penha, Aquiles da Costa (MDB).
Queria
A prefeita Juliana Pavan, da Dubai maravilha, queria porque queria que o então no cargo prefeito das bochechas rosadas, pop star Fabrício Oliveira (PL), enviasse o projeto de reforma administrativa para casa do povo da praia alagada, digo, alargada. E o FO não enviou.
Não quer mais...
Agora, o presidente da Câmara Vereadores de BC, o Marco Véio Kurtz (Podemos), andou declarando na imprensa que o projeto deve ser enviado pela espevitada prefeita Ju Pavan, mas nada de pressa; quer que os vereadores tenham dois meses, 60 dias pra analisar a proposta. O Pai Atanásio, quando escutou isso, teve uma crise de pianço e nem quis falar nada de tão nervoso que ficou. Coitado!
Ainda estou aqui
A premiação da atriz Fernanda Torres com o Globo de Ouro de melhor atriz, além de feito inédito mostra que existe um Brasil de arte e alta cultura que ainda resiste à brutalização imposta ao país pela chegada de extremistas que odeiam tudo, principalmente arte e cultura. Foi um tapa na cara.
Emilia Pérez
Os insanos atentos comemoraram, entretanto, o fato do filme francês Emilia Pérez ter levado o prêmio de melhor filme estrangeiro. Para eles, ‘Ainda estou aqui’, que conta a história da família do deputado Rubens Paiva – assassinado e desaparecido pela ditadura – não merece o necessário apreço. Para, né!
A hora da estrela
Uma atriz fantástica, filha de atores fantásticos, intelectual, escritora, linda e agora internacionalmente reconhecida, Fernanda Torres é o símbolo que precisávamos para dar alento a esses tempos tão bicudos. Tempos que, infelizmente, prometem durar muito ainda.