Desumano
Motoristas sofrem no sol ao esperar atendimento no Detran de Itajaí
Sistema ficou fora do ar por dois dias e deixou muitos motoristas a ver navios
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

Motoristas que buscaram atendimento no Detran de Itajaí enfrentaram dificuldades na segunda e terça-feira por causa da instabilidade no sistema. Além de não conseguirem renovar a Carteira Nacional de Habilitação, muitos foram obrigados a esperar do lado de fora, expostos ao sol e ao calor, tomando um verdadeiro torrão.
Maria Luiza Rotta, moradora do bairro Fazenda, chegou às 10h de terça no posto da avenida Sete de Setembro para tentar renovar sua CNH. Às 16h30, ela entrou em contato com o DIARINHO para relatar que ainda não tinha sido atendida e que o sistema continuava fora do ar.
Continua depois da publicidade
A motorista mostrou os pés e braços queimados de tanto esperar ao sol, já que o Detran só permite a entrada no prédio quando a senha de atendimento é chamada. “Todo mundo ficou queimado porque não pôde entrar. Tive que comer pastel frio na fila para não perder minha senha, e mesmo assim estou indo embora sem atendimento”, lamentou.

Continua depois da publicidade
Maria ainda relatou a desconfiança de que os funcionários do Detran estavam dando preferência para o atendimento das autoescolas. “Eles falaram que o sistema está caindo, mas o pessoal da autoescola entra. Aposto que eles estão sendo atendidos”, reclamou.
Outro problema denunciado por Maria era o custo adicional que os motoristas tinham com o pagamento do parquímetro, já que o Detran fica em uma área de estacionamento rotativo. “Quem estaciona tem que pagar o parquímetro para não ser multado, enquanto esperamos horas sem atendimento”, criticou.
Problema no sistema
Márcio Colatto, delegado Regional de Itajaí, confirmou que a instabilidade no sistema do Detran afetou serviços relacionados à retirada e renovação de CNHs em todo o estado na segunda e na terça-feira. “Fizemos o reagendamento das pessoas que não conseguiriam ser atendidas”, informou.
Colatto negou que durante o problema no sistema as autoescolas receberam atendimento privilegiado. Apenas serviços relacionados a veículos funcionaram normalmente na segunda e terça.
O Detran estadual confirmou a “inconsistência no sistema”, mas alegou que o serviço foi normalizando ainda na tarde de terça-feira.