Matérias | Política


Diz aí, prefeito, Liba Fronza (PSD)

“Nós precisamos oxigenar o governo para o segundo mandato”

Trechos da conversa com prefeito de Navegantes com Fran Marcon e JC

Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

miniatura galeria
miniatura galeria


O senhor queria a Lu como sua vice. No entanto, houve um rompimento entre PSD e PL e a maior parte dos vereadores do PL não concorreu. Lu Bittencourt será sua secretária? Quais outros nomes o senhor já pode anunciar?

Liba: A Lu Bittencourt fará parte do nosso governo. Se ela vai ser secretária ou não... Assim como ela, tem mais pessoas que eu quero trazer para compor o governo. Como eu já falei várias vezes, nós precisamos oxigenar a nossa base agora para o segundo mandato. Eu tenho conversado bastante com ela e é uma pessoa que nos interessa bastante. [Era um acordo que o senhor tinha com o governador Jorginho Mello?] Era um acordo que eu tinha com o governador Jorginho Mello: que o PL seria o nosso vice, mas infelizmente a política é assim, hoje é uma situação, amanhã pode reverter toda a situação. [Prefeito, com esse rompimento entre o PSD e o PL, muitos vereadores do PL nem chegaram a concorrer à eleição...] Exatamente. Do grupo que tinha de pré-candidatos a vereadores, na época, nove, eles optaram por não concorrer. Até por uma questão de respeito à nossa base, respeito aos seus princípios, porque eles tinham um acordo e um projeto para eles também. A Lu Bittencourt, e o Toninho, vereadores, abriram mão de concorrer à eleição. [Os dois estarão no seu primeiro escalão?] Não só os dois, como todos os candidatos que não concorreram, eles farão parte do nosso governo.



Como ficou o seu relacionamento com o governador Jorginho? Há alguma mágoa da sua parte? O senhor também estará com João Rodrigues numa possível candidatura, como Juliana e Leonel Pavan já anunciaram?

Liba: O João Rodrigues é pré-candidato a governador. Ele já colocou o nome dele à disposição. Nós entendemos, com o PSD, que é uma opção que Santa Catarina vai ter, além do governador Jorginho Mello, que já se colocou como candidato. [O senhor vai apoiar quem?] Se o João Rodrigues for candidato a governador, com toda a certeza, estarei do lado de João Rodrigues, porque eu sou PSD hoje.


 

"Se o João Rodrigues for candidato, com toda a certeza, estarei do lado dele, porque eu sou PSD"

 


Haverá renovação no seu secretariado? O prefeito Robison Coelho, de Itajaí, anunciou o Rodrigo Silveira como secretário. Além de Rodrigo, quais  as outras pessoas que saem do seu governo?

Liba: Eu  faço questão que ele vá para Itajaí, porque é um ótimo profissional, fez um excelente trabalho em Navegantes. É uma grande honra ceder a Itajaí, uma pessoa que está trabalhando conosco em Navegantes, para voltar às suas origens. Nós precisamos oxigenar o nosso governo para o segundo mandato. Estamos trabalhando a composição, olhando as peças, vendo cada posição, como é que a gente deve trazer um governo que tenha a competência, que tenha o viés do desenvolvimento e que possa continuar esse projeto dentro da cidade de navegantes. [Já fez convites?] Ainda não chegou na parte de convites. Eu tenho algumas pessoas que  tenho avaliado.  Os prefeitos que já foram reeleitos pelo segundo mandato falaram para mim: “se você for candidato e for reeleito, mexa no teu time de secretários”. Essa vai ser uma das prerrogativas, mas eu não tenho nomes ainda. Eu vou trabalhar a partir do dia 10 de dezembro. Eu acredito que aproximadamente 50% dos secretários serão mudados. [Haverá uma reforma administrativa?] Esse é um dos motivos que eu não tenho ainda os secretários definidos. Navegantes cresceu muito nesses últimos quatro anos, além da população crescer, cresceu a arrecadação e as necessidades da prefeitura. Foi o governo que mais contratou servidores efetivos. Nós tivemos quase mil servidores contratados. A gente precisa ter estrutura para poder administrar isso. Além disso, nós temos uma recomendação do Tribunal de Contas para melhorar as funções de alguns cargos, porque elas não estão exercendo a função conforme está descrito no processo.  Eu quero propor para a Câmara dos Vereadores, nessa legislatura, uma reforma administrativa...

 

 


O senhor teve maioria na Câmara no seu primeiro mandato e deve ter tranquilidade no segundo. Como analisa a nova composição da Câmara?

Liba: Sobre a presidência, eu já tenho conversado com os vereadores. É uma decisão deles. Nós temos na nossa base de eleitos: três vereadores do PSD, três vereadores do PP, que é o nosso vice, um vereador do Podemos e mais um vereador do União Brasil, que é o nosso atual vice. Dos 10 vereadores, oito foram eleitos pela nossa base. Eu acredito que nós teremos uma Câmara atuante, como nesse primeiro mandato. Eu sempre falo que a oposição, ela não tem que ser uma oposição contra a cidade. [Possibilidade de algum desses vereadores eleitos ou reeleitos compor o governo?] Não, porque a lei orgânica do município não permite isso. O nosso vice não pode assumir nenhuma secretaria e os vereadores também não podem assumir nenhuma secretaria.

O senhor entregou a obra do Largo do Ferry e da prefeitura, dando uma nova cara ao centro. Já mencionou que deve dar atenção aos bairros neste segundo mandato. Qual será a prioridade?

Liba: Nós temos uma prioridade muito grande que é o engordamento da Praia do Gravatá. A licitação já está na rua. Os envelopes serão abertos dia 21 de janeiro. Essa é a obra que vai acontecer no nosso mandato agora. Os bairros, a gente está dando prioridade. Nós já estamos finalizando o projeto de praças no bairro Porto das Balsas, que é maravilhoso. Um projeto de finalização do Céu das Artes, no bairro Nossa Senhora das Graças. Nós estamos fazendo a estruturação do Volta Grande, a rua Manoel Evaldo Müller, que vai ligar o Machados até o interior. Nós vamos atuar na questão do saneamento básico. Nós precisamos resolver esse problema. Navegantes está crescendo muito, a concessão vai ser o nosso caminho. Tanto de abastecimento de água, quanto de tratamento de esgoto. Mas as obras nos bairros, elas vão acontecer. Com a infraestrutura, ruas, praças, a iluminação LED. É um pacote de obras. Unidade Básica de Saúde, nós estamos acabando no Nossa Senhora das Graças. Iremos começar uma no bairro São Paulo. Uma nova escola, vamos construir no bairro de São Paulo através do PAC.

 


"Trouxemos tratativas para abertura do Brasileiro de Vôlei de Praia"

 

Uma das queixas dos trabalhadores é a dificuldade para acessar a área industrial, especialmente a rua Manoel Evaldo Muller, que concentra muitas indústrias e estaleiros, não possui ciclovia e registra acidentes e alagamentos. Como melhorar a mobilidade e segurança nessa região?

Liba: A Manoel Evaldo Müller é uma rua importante. Ela é uma artéria que liga o bairro Machados ao interior e agora aquela região está crescendo muito. Os primeiros 1200 metros já têm um projeto na Amfri. Por que não licitamos ainda? Porque desde o ano passado mudamos o nosso processo de fazer a drenagem da cidade. Nós estamos trabalhando com um novo método que é PAD, tubulação de PAD, que é um material sintético com seis metros cada barra, com muito mais resistência e traz mais vazão d'água. Uma tecnologia nova. Nós pedimos a mudança para a engenharia da Amfri e eles estão fazendo esse processo. Assim que finalizar, nós já iremos começar a licitar essa obra para executar. A intenção é criar uma ciclovia que saia do bairro Machados e vai ligar ao interior.

O senhor já conversou com o Robison Coelho, do PL, prefeito eleito de Itajaí, sobre a nova fase do InovaAmfri, o avanço do projeto de mobilidade regional e do sonhado túnel?

Liba: Sim, a gente tem conversado. Como eu, ele tem esse pensamento que tem que continuar com o Promobis que é importante para região. Nós temos demandas ligadas. O porto de Itajaí e Navegantes, com esse processo de concessão que está andando e afeta de forma indireta ou diretamente Navegantes. Nós tivemos um problema agora com relação a draga. Estava parada a dragagem do rio, isso afeta diretamente Navegantes. Eu tenho certeza que a junção das duas cidades, a aproximação delas, que hoje já acontece com bastante naturalidade com o governo Volnei Morastoni, não vai diminuir com o Robison. Eu acredito que até vai aumentar porque o Robison vem com novas ideias, novas propostas... É normal, é natural e a gente vai estar aí para dar suporte.

Há uma Navegantes antes e outra depois da Portonave. Recentemente, o senhor esteve em Brasília, acompanhado do diretor superintendente, Osmari de Castilho, para tratar do molhe e outras questões. Trouxe boas notícias?

Liba: Estive em Brasília justamente porque tem a preocupação com relação ao canal de acesso ao porto. A autoridade portuária passa por esse processo agora. O próprio governo federal não sabe se ela ficará municipalizada, se será passada ao governo do estado ou para o governo federal. Com essa insegurança que eu fui a Brasília, junto com o Castilho, para conversar com o ministério e com o secretário de Portos e Aeroportos para poder entender um pouquinho melhor. [Qual será o caminho?] Eu entendo que vai continuar municipalizado. [É o que o senhor defende?] Eu defendo que funcione, mas eu acho que a municipalização nesse momento é o que precisa continuar porque o processo vai finalizar agora no final do ano. Não tem mais tempo hábil para mudar. O que o governo federal está propondo, e eu acho que o Robison já entendeu e aceitou, é que o governo federal indicará os cargos que é o que eles precisam e a gente precisa para fazer funcionar. [E eles deram alguma data para ter essa definição?] Eles querem definir até dia 10 de dezembro, porque o contrato finaliza no dia 28 de dezembro.

 

"Não só Sol e Toninho, como os candidatos (a vereador) que não concorreram, farão parte do governo"

 

O senhor realmente pensa em retirar a prefeitura do atual prédio e transformar o local em um centro turístico? Existe o projeto? Para onde seria transferida a administração pública?

Liba: Hoje o paço municipal abriga poucas secretarias. Está tudo dividido, espalhado e a gente precisa melhorar esse ambiente. Nós temos algumas áreas que são do município e nós temos a oportunidade com o novo bairro planejado, que está saindo entre Gravatá e Meia Praia, onde a Vokkan vai se instalar. Eu acho que é um bom posicionamento, porque está próximo da saída da BR 470, que dá para atender o interior pela avenida Honorato Bortolatto, que está perto do centro e do Gravatá. Se não for ali temos em frente do ginásio de esporte, onde hoje é a Secretaria de Desenvolvimento de Econômico. Temos uma grande área para fazer um colégio ou a sede da prefeitura.

O senhor esteve no Rio de Janeiro. Há possibilidade de trazer uma etapa do Campeonato Brasileiro de Vôlei de Praia? Como está essa questão?

Liba: Estivemos em Saquarema conhecendo o CT deles. Tudo maravilhoso. Trouxemos tratativas para abertura do Campeonato Brasileiro de Vôlei de Praia para Navegantes. Semana passada, eles tiveram nos visitando. Passaram algumas demandas e nós ficamos de ver a possibilidade de conseguir entregar em tempo hábil. A partir do dia 10 de dezembro, eu tenho posicionamento claro se a gente vai conseguir cumprir as metas para fazer a abertura. [Quando seria a abertura?]  Em 4 ou 5 de fevereiro. Para nós, será um grande marco. Eu vou fazer todos os esforços possíveis para trazer essa etapa de abertura para Navegantes. Não só o campeonato brasileiro de vôlei de praia, mas também a última etapa do brasileiro de surfe master. Essa etapa do surfe já está pré-agendada. A última etapa vai ser em Navegantes. O campeão de surfe vai sair aqui e a abertura do campeonato nacional de vôlei também.




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






18.97.14.89

Últimas notícias

Ponte do Areal, que liga Itapema a Camboriú, é interditada

Chuvas

Ponte do Areal, que liga Itapema a Camboriú, é interditada

Morre a primeira vereadora eleita de Balneário Camboriú

CENTENÁRIA

Morre a primeira vereadora eleita de Balneário Camboriú

Kibon volta com palitos de picolé premiados

QUEM LEMBRA?

Kibon volta com palitos de picolé premiados

Prefeitura de BC discute com a Celesc nova subestação contra apagões

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Prefeitura de BC discute com a Celesc nova subestação contra apagões

Criminosos clonam Whats do dr. Zenildo Bodnar

ITAJAÍ

Criminosos clonam Whats do dr. Zenildo Bodnar

Governo do estado abre 500 vagas gratuitas para cursos de programação grátis

Educação

Governo do estado abre 500 vagas gratuitas para cursos de programação grátis

Governador Jorginho Mello encontra Leonel e Juliana Pavan em BC

Balneário Camboriú

Governador Jorginho Mello encontra Leonel e Juliana Pavan em BC

Pescador é a única vítima fatal das chuvas em SC

LUTO

Pescador é a única vítima fatal das chuvas em SC

Fila gigante pra TPA gera indignação em Bombinhas

MORRO DE ZIMBROS

Fila gigante pra TPA gera indignação em Bombinhas

Balneário Camboriú atrai investidores do agronegócio para investir na cidade

Investimentos em luxo

Balneário Camboriú atrai investidores do agronegócio para investir na cidade



Colunistas

Solidariedade

Charge do Dia

Solidariedade

Você realmente conhece as pessoas em que você confia?

Mundo Corporativo

Você realmente conhece as pessoas em que você confia?

“Hoje eu vou fazer uma prece...”

Jackie Rosa

“Hoje eu vou fazer uma prece...”

Dr. Amílcar quer documentar histórias dos velhinhos

JotaCê

Dr. Amílcar quer documentar histórias dos velhinhos

Surto de virose escancara déficit do saneamento

Coluna Acontece SC

Surto de virose escancara déficit do saneamento

150 anos da chegada de imigrantes italianos em Itajaí

Coluna Fato&Comentário

150 anos da chegada de imigrantes italianos em Itajaí

Tributa ou não tributa o pix?

De Olho no Fisco

Tributa ou não tributa o pix?

A importância da transparência e confiança na psicoterapia

Ideal Mente

A importância da transparência e confiança na psicoterapia

Chegou a hora

Show de Bola

Chegou a hora

Aposentadoria por idade para pessoas com deficiência: uma alternativa acessível e vantajosa

Direito na mão

Aposentadoria por idade para pessoas com deficiência: uma alternativa acessível e vantajosa

Coluna Exitus na Política

A moral e o tempo

O saudoso Dalmo Vieira diria: “Os eleitores foram trapaceados”

Artigos

O saudoso Dalmo Vieira diria: “Os eleitores foram trapaceados”

Niver da Carol!

Coluna do Ton

Niver da Carol!

“Distrito 9”

Via Streaming

“Distrito 9”

Os cubanos de Trump

Coluna Esplanada

Os cubanos de Trump

Pancadaria em jogo de futebol, mortes e federalização do porto: os assuntos que bombaram nas redes do DIARINHO

Na Rede

Pancadaria em jogo de futebol, mortes e federalização do porto: os assuntos que bombaram nas redes do DIARINHO

Fundos de papel em alta: veja cinco boas opções de investimento

Diário do Investidor

Fundos de papel em alta: veja cinco boas opções de investimento



TV DIARINHO


⛈️🦺 O governador Jorginho Mello (PL) se encontrou com os prefeitos de Itapema, Alexandre Xepa (PL), ...





Especiais

As duas caras da filantropia: o perigoso custo das doações de produtos ultraprocessados

AGÊNCIA PÚBLICA

As duas caras da filantropia: o perigoso custo das doações de produtos ultraprocessados

Golpes em redes sociais levam a prisão por tráfico de imigrantes nos EUA

MUNDO

Golpes em redes sociais levam a prisão por tráfico de imigrantes nos EUA

Guarani Kaiowá resistem a ataques com tiros e agrotóxicos por retomada de terras em MS

INDÍGENAS

Guarani Kaiowá resistem a ataques com tiros e agrotóxicos por retomada de terras em MS

Quem é contra câmeras em policiais desconhece resultados, diz secretário de segurança

SEGURANÇA

Quem é contra câmeras em policiais desconhece resultados, diz secretário de segurança

“Não tem de haver diálogo com os militares, tem de haver comando”, diz pesquisador

ATOS GOLPISTAS

“Não tem de haver diálogo com os militares, tem de haver comando”, diz pesquisador



Blogs

A pergunta de um milhão de dólares

Blog do JC

A pergunta de um milhão de dólares

Copa da Juventude 2025 no Veleiros do Sul

A bordo do esporte

Copa da Juventude 2025 no Veleiros do Sul

Tá na área

Blog da Jackie

Tá na área

Leite mágico de linhaça!

Blog da Ale Francoise

Leite mágico de linhaça!

Folianópolis 2024 revela grade de programação para cada noite da micareta

Blog do Ton

Folianópolis 2024 revela grade de programação para cada noite da micareta

Folianópolis: tá chegando a maior micareta do sul do Brasil

Gente & Notícia

Folianópolis: tá chegando a maior micareta do sul do Brasil

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

“Em Itajaí, eu não vejo ninguém bater no peito e dizer: eu sou peixeiro”, analisava seu Reynaldo ao Entrevistão em 2013

Reynaldo Wanderhec

“Em Itajaí, eu não vejo ninguém bater no peito e dizer: eu sou peixeiro”, analisava seu Reynaldo ao Entrevistão em 2013

Sabatina com os candidatos a prefeito de Itajaí

ENTREVISTÃO ELEIÇÕES 2024

Sabatina com os candidatos a prefeito de Itajaí

Sabatina com os candidatos a prefeito de Balneário Camboriú

ENTREVISTÃO ELEIÇÕES 2024

Sabatina com os candidatos a prefeito de Balneário Camboriú

Entrevistão com os candidatos a prefeitura de Navegantes

ELEIÇÕES 2024

Entrevistão com os candidatos a prefeitura de Navegantes



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.