O prefeito eleito Robison Coelho (PL) anunciou três novos nomes do seu primeiro escalão nesta quinta-feira. Conforme o DIARINHO antecipou na quarta, o conselheiro tutelar e suplente de vereador Leo Severino (PSDB) foi confirmado como novo secretário de Assistência Social de Itajaí, assumindo o cargo a partir de 1º de janeiro de 2025. Já Elisabete Laurindo de Souza, conhecida como professora Bete, foi anunciada na direção executiva da Fundação Cultural de Itajaí, e o professor Silvano Pedro Amaro será o novo secretário de Educação.
O futuro secretário de Assistência Social comentou que enfrentará um dos problemas mais preocupantes para a população itajaiense: a situação dos moradores em situação de rua. “Precisamos ...
O futuro secretário de Assistência Social comentou que enfrentará um dos problemas mais preocupantes para a população itajaiense: a situação dos moradores em situação de rua. “Precisamos separar quem necessita de moradia, quem precisa de tratamento para dependência química e quem, de fato, representa uma ameaça à segurança pública, os bandidos travestidos de moradores de rua. Para isso, será fundamental o apoio dos serviços de segurança pública”, adiantou.
Leo também garantiu que, com a integração das duas pastas, haverá um trabalho forte em políticas públicas voltadas para crianças, adolescentes, mulheres e idosos. Entre as prioridades estão a ampliação do acesso a serviços essenciais como saúde, educação e moradia, além da implementação de programas de capacitação profissional que facilitem a entrada no mercado de trabalho.
“Assumo essa missão com muito compromisso. Itajaí merece um atendimento social mais eficiente, focado na inclusão e na qualidade de vida das pessoas.”, afirmou.
Silvano na Educação
Já Silvano, que é mestre e doutor em Educação pela Univali, chega com a promessa de fortalecer e inovar o sistema educacional da cidade, além de manter um diálogo constante com os profissionais da área. “Silvano é um profissional com grande competência e uma trajetória admirável na educação. Tenho plena confiança de que ele, ao lado de nossa equipe, fará de Itajaí um exemplo ainda maior de excelência educacional”, elogiou Robison Coelho (PL).
Entre os desafios da nova gestão, Silvano citou a ampliação de vagas no primeiro ano do ensino fundamental, construção de novas escolas e a revisão de contratos relacionados à manutenção, alimentação e uniformes. “Há muito trabalho pela frente, especialmente com ações focadas na educação socioemocional e no redirecionamento do trabalho pedagógico”, afirmou.
Silvano destacou a necessidade de melhorar os índices de avaliação das escolas. “Nossa meta inclui a intensificação do alinhamento do município às políticas educacionais previstas em lei, fortalecimento da formação continuada dos professores, reorganização dos processos de contratação, melhorias nas condições de trabalho nas unidades de ensino e ações focadas na saúde dos docentes”, concluiu.
Bete na Cultura
Já Bete tem longa carreira no campo da Educação, sendo professora e coordenadora pedagógica. “É uma honra e também uma responsabilidade muito grande cuidar de espaços tão importantes como a Casa da Cultura Dide Brandão, o Conservatório de Música, o Teatro Municipal, o Programa Arte nos Bairros, tão muito importante para as nossas crianças e também para a comunidade, e o Festival de Música, já consagrado, entre outras iniciativas culturais aqui de Itajaí. Meu objetivo é dar continuidade ao trabalho já realizado, mas também inovar, ouvindo as pessoas envolvidas, sempre valorizando a nossa cultura local”, pontuou.