Fez história!
Figue Diel, de Balneário Camboriú, é tricampeão mundial de parasurfe
Surfista foi campeão na categoria para deficientes visuais. Vera Quaresma foi prata
Anderson Davi [editores@diarinho.com.br]
O surfista de Balneário Camboriú, Elias Figue Diel, conquistou no sábado o tricampeonato mundial no Campeonato de Parasurf organizado pela Isa, principal entidade internacional da modalidade. O evento foi disputado em Huntington Beach, na Califórnia (EUA), e Diel competiu na categoria para deficientes visuais completos.
Além dele, Balneário Camboriú também teve Vera Quaresma conquistando a prata no mundial na categoria Kneel/Upright, quando o surfista compete ajoelhado na prancha com três pontos de contato. Este foi o segundo vice-campeonato mundial de Vera.
Figue Diel disputou a final contra surfistas da França, Alemanha e Austrália para conquistar o seu terceiro título, repetindo o feito dos anos de 2021 e 2022. No ano passado, ele havia ficado com o bronze. “Trabalhei muito esse ano. Muito ioga, meditação e surfe todos os dias. Eu preparei meu corpo e minha mente para esse momento. Queria agradecer muito minha família, meus pais e meu irmão, dedicar esse título às minhas filhas Joana e Maria Laura, e à minha esposa Meri que tratou minha perna esse tempo, dedicar também à Ana Paula, minha fisioterapeuta, e meu professor de ioga, Gustavo”, destacou Figue, que se recuperou de uma lesão no joelho pouco tempo antes da competição.
A delegação brasileira conquistou no total cinco medalhas no campeonato, com dois ouros, duas pratas e um bronze. Na classificação por equipes, o Brasil ficou na quinta colocação, atrás da bicampeã França, Estados Unidos, Austrália e Espanha.
“Desta vez tivemos dificuldades no Brasil que deixaram o time com menos integrantes e perdemos força para conquistar a medalha de equipe. Mas ganhamos muita experiência juntos. Eu levo a prata novamente e a alegria de ter estado junto de tantas pessoas fortes e de alma salgada desse nosso mundão”, destacou Vera Quaresma em suas redes sociais.