REGIÃO
Mulheres podem se inscrever em programa de empreendedorismo feminino
Parceria entre Engie e Portonave vai premiar quatro mulheres de Navegantes com R$ 10 mil
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
Estão abertas até 8 de novembro as inscrições para o projeto Mulheres do Nosso Bairro, promovido pela Engie Brasil e com apoio da Portonave. O programa premiará 100 iniciativas em 17 estados do Brasil, com metade dos prêmios reservada pra projetos liderados por mulheres negras ou mães.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site. Em Navegantes, quatro mulheres serão contempladas, cada uma recebendo um prêmio de R$ 10 mil, oferecido pela Portonave.
Os empreendimentos inscritos no projeto serão avaliados com base em seis critérios: geração de renda, viabilidade econômica, sustentabilidade e meio ambiente, impacto na comunidade, liderança e localidade.
Os prêmios deverão ser usados pra compra de equipamentos, reformas, cursos de qualificação e outras despesas essenciais pros negócios. As vencedoras receberão formação em Gestão de Negócios, oferecida por especialistas do Consulado da Mulher, que apoia e capacita mulheres empreendedoras.
Dados do IBGE indicam que apenas 44% das mulheres negras em idade para trabalhar estavam empregadas no primeiro trimestre do ano passado, de um total de 50 milhões. Em Santa Catarina, segundo o 2º Relatório de Transparência Salarial dos ministérios do Trabalho e Emprego (MTE) e das Mulheres, publicado em setembro, as mulheres negras recebem, em média, 26,4% a menos.
Já estudo do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas, revela que das 17,7 milhões de pessoas fora da força de trabalho em 2023, 10,4 milhões (58,9%) eram mães.
Quem pode participar
* Mulher cisgênero ou transgênero
* Pessoa jurídica (com CNPJ) ou física (com CPF) com residência fixa nos municípios contemplados
* Exigência de ter 18 anos ou mais
* Iniciativas em execução ou planejadas para implementação
* Prioridade para empreendimentos liderados exclusivamente por mulheres negras ou mães, com no mínimo 50% das vagas reservadas para elas
* Cada participante poderá enviar apenas uma proposta