TURISMO sustentável
SC é destaque com seis destinos em ranking internacional
Penha e Bombinhas estão entre os roteiros reconhecidos
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Seis cidades de Santa Catarina com projetos de roteiros turísticos foram premiadas na 10ª edição do Green Destinations Stories, ranking internacional que reconhece práticas inovadoras e sustentáveis na gestão turística. Os destinos certificados no estado foram Bombinhas, Penha, Bom Jardim da Serra, Itá, Treze Tílias e Rota do Enxaimel, de Pomerode.
Neste ano, o Green Destinations recebeu mais de 170 inscrições de 45 países, com 129 projetos avaliados. Os destinos de Santa Catarina figuraram no top 100 do ranking mundial. De acordo com o secretário do Turismo de Santa Catarina, Evandro Neiva, as certificações para o estado mostram o avanço na melhoria da infraestrutura e do turismo, sem esquecer da responsabilidade com o meio ambiente.
Continua depois da publicidade
“Santa Catarina entende que economia, turismo e sustentabilidade caminham juntos, e temos colhido os frutos dessas práticas conjuntas. Parabenizo a todas as cidades que conquistaram esse reconhecimento tão importante”, diz. Evandro destaca que o reconhecimento se soma às premiações do programa Bandeira Azul, com o estado liderando o número de locais certificados no país.
O concurso de destinos sustentáveis é realizado anualmente pela organização holandesa Green Destinations. Desde 2014, o Top 100 Stories do prêmio elege soluções inovadoras e responsáveis para superar desafios no turismo, com destaque na educação, preservação ambiental e inclusão social.
Continua depois da publicidade
As premiadas
As cidades catarinenses estão entre os 14 destinos selecionados no Brasil. Os demais destinos brasileiros premiados foram Barão de Cocais (MG), Bodoquena (MS), Fernando de Noronha (PE), Santa Cruz (RN), São Miguel do Gostoso (RN), Sirinhaém (PE), Tamandaré (PE) e Tibau do Sul (RN).
Penha e Bombinhas premiadas na região
Na região da Amfri, Penha e Bombinhas tiveram roteiros premiados. Penha foi destaque com “Caminhos do Pescador”, uma trilha de 14 quilômetros que se estende pela costa da cidade, em meio à mata atlântica, passando pela Ponta da Vigia, Praia Vermelha, Galheta e São Roque, entre outros pontos.
A rota era usada por antigos pescadores e marisqueiros. “Desde 2018, a cidade trabalha para revitalizar e proteger esses caminhos. Com sinalização e infraestrutura aprimoradas, o Caminhos do Pescador não é apenas uma atração turística, mas um símbolo de respeito e preservação da cultura caiçara”, comenta o secretário de Turismo, Cleber Neumann.
Bombinhas, destaque no prêmio desde 2021, foi selecionada com o projeto “Mestres da Tradição: preservando o legado cultural de Bombinhas”, que integra turismo e cultura. “Reconhecer as personalidades e os saberes da comunidade tradicional de Bombinhas é um importante instrumento de salvaguarda do patrimônio que valoriza a identidade local e impulsiona o desenvolvimento do turismo sustentável”, afirma a secretária de Turismo, Marlene de Sena.
Continua depois da publicidade