Histórico
Alejo Muniz, de Bombinhas, está de volta à elite do surfe mundial
Depois de oito anos, surfista conseguiu o acesso para o Championship Tour
Anderson Davi [editores@diarinho.com.br]
O surfista Alejo Muniz, de Bombinhas, conquistou neste final de semana a sua volta à elite do surfe mundial depois de oito anos na divisão de acesso. Muniz chegou até a semifinal da etapa de Ericeira, em Portugal, garantindo pontos suficientes para ficar entre os 10 surfistas do ranking que estarão no Championship Tour (CT) em 2025.
A bateria que garantiu o seu acesso aconteceu sábado, contra o paulista Edgard Groggia, com uma vitória apertada de Alejo por 14,20 a 13,93. Na semifinal ele acabou derrotado pelo australiano Callum Robson, neste domingo. Com os pontos somados pela terceira posição, Alejo é o terceiro colocado do ranking, atrás apenas dos brasileiros Ian Gouveia e Samuel Pupo.
“Nem consigo acreditar que finalmente aconteceu. Trabalhei tanto nos últimos oito anos, passei por muitos altos e baixos, mas felizmente consegui. Não sou mais criança, mas nunca deixei de acreditar em mim mesmo e, especialmente, em Deus. Sempre rezei muito para ter mais uma oportunidade e ela veio agora. Essa é a mensagem que quero deixar para o meu filho, acredite em si mesmo, trabalhe duro e reze a Deus, porque Ele está sempre nos ouvindo. Mesmo que não seja do jeito que a gente quer, vai acontecer”, destacou o surfista.
Com o acesso de Alejo, o Brasil já tem nove surfistas confirmados no CT em 2025: Gabriel Medina, Filipe Toledo, Italo Ferreira, Yago Dora, João Chianca, Tatiana Weston-Webb, Ian Gouveia, Samuel Pupo e Alejo Muniz. A expectativa é bater o recorde de 11 brasileiros na elite do surfe mundial.
Para isso, é preciso que mais três brasileiros confirmem suas vagas no top 10 da divisão de acesso na última etapa da temporada, em Saquarema (RJ), no sábado. O catarinense Mateus Herdy ainda tem chances. Ele foi até as quartas em Portugal e acabou eliminado pelo campeão da etapa, Samuel Pupo, na melhor bateria do evento. Agora, Mateus precisa ser campeão em Saquarema para somar os pontos necessários.