Tenista da ADK Tennis, de Itajaí, por mais de 10 anos, João Menezes anunciou a aposentadoria aos 27 anos. Campeão pan-americano em 2019 e atleta olímpico em 2021, Menezes teve uma série de lesões que o levaram a encerrar a carreira profissional.
Além das participações representando o Brasil na Copa Davis, no Pan do Peru, onde foi ouro, e nas Olimpíadas de Tóquio, Menezes tem no currículo seis títulos profissionais, incluindo um ...
Além das participações representando o Brasil na Copa Davis, no Pan do Peru, onde foi ouro, e nas Olimpíadas de Tóquio, Menezes tem no currículo seis títulos profissionais, incluindo um challenger no Uzbequistão, em 2019, e outros cinco troféus na Espanha, Brasil, Equador e Nigéria. Sua melhor posição no ranking mundial foi a 172ª colocação.
A última lesão do atleta foi uma fratura por estresse na tíbia, sofrida durante o torneio de Recife (PE), em março.
“Foi uma decisão basicamente automática. Foi o meu corpo que tomou essa decisão. Não consigo mais suportar jogar com intensidade para o tênis profissional. Tenho várias limitações, não consigo mais apoiar na perna esquerda, ela serve apenas como muleta. Uma coisa é fazer uma exibição com intensidade mais baixa, outra é treinar quatro horas por dia, viajar e competir a cada semana”, comenta o atleta.
Mineiro de Uberaba, o atleta mora na sua cidade natal e tem uma arena de beach tennis, além de fazer faculdade de economia. Ele pretende seguir trabalhando com o tênis, mas como professor para crianças. Desde jovem ele fez parte da equipe da ADK Tennis, que tem como sede o Itamirim Clube de Campo, em Itajaí.
“Sou muito grato ao meu segundo pai que é o Patrício Arnold e todo o centro de treinamento da ADK Tennis, em Itajaí, onde fiquei quase toda minha vida, mais de 10 anos. Eles fazem parte não só da minha vida como profissional, mas da minha formação como pessoa. Sou muito grato ali, vou levar para minha vida”, lembra João.
O coordenador da ADK Tennis, Patrício Arnold, também destaca a parceria que teve com o atleta ao longo dos anos. “João é o exemplo de atleta que todo treinador almeja trabalhar. Sempre comprometido em busca da excelência e acima de tudo uma grande pessoa! Tenho certeza que será muito bem sucedido nesta nova etapa”, completa.