Ex-prefeito
Rubens Spernau casa em festança no Uruguai
Ex-prefeito de BC se afastou do clima político-eleitoral "pesado"
Laura Testoni [lauratestoni16@gmail.com]
O ex-prefeito de Balneário Camboriú, atual secretário de Planejamento Urbano e Gestão Orçamentária da cidade, Rubens Spernau, ficou totalmente “off” das eleições no último fim de semana. Spernau se casou com Margareth em uma cerimônia intimista num hotel anexo a uma vinícola do Uruguai.
Rubens Spernau chegou a se filiar ao PL, partido do prefeito Fabrício Oliveira. O secretário era considerado “o melhor nome” para ser o sucessor do governo. Fabrício, inclusive, viajou com Spernau para Brasília para apresentá-lo ao presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, no início do ano.
Na época, a viagem ocorreu em meio à disputa política que se instaurou em Balneário Camboriú pela vaga de candidato a prefeito da cidade pelo PL.
O partido se dividiu, com dois pré-candidatos a prefeito: um seria indicado por Fabrício, e o outro pelo deputado estadual Carlos Humberto (PL). Rubens teria dito ao próprio prefeito que não estava disposto a disputar a sucessão. Rubens nunca assumiu publicamente que seria o candidato e sempre desconversou sobre o assunto quando falava em público. Engenheiro civil, Spernau foi prefeito de Balneário Camboriú em 2004.
No entanto, sua trajetória política começou antes. Em 1989, assumiu como secretário de Obras e Planejamento de Balneário Camboriú no primeiro governo de Leonel Pavan, que na época era do PDT. Ele ocupou o cargo até 1992. Foi vice-prefeito de 2001 a 2002, quando assumiu a prefeitura. Em 2004, foi eleito prefeito e, em 2018, retornou à vida pública ao assumir a Secretaria de Planejamento.