Exposalê
Salesiano faz evento que une ciência, cultura e tecnologia
Alunos do ensino fundamental e médio apresentaram projetos inovadores
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
O Colégio Salesiano de Itajaí promoveu nesta sexta-feira a primeira edição da Exposalê, um evento que marca a união da ciência, cultura e tecnologia no ambiente escolar. Com abordagem inovadora, a Exposalê reuniu alunos do ensino fundamental e médio para a apresentação de projetos desenvolvidos sob o modelo Steam — que integra Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.
Organizado pelos alunos do ensino médio através da disciplina eletiva Eventizar – transformando ideias em ações, a programação teve início às 7h30 e foi até às 19h. Ao longo do dia, os visitantes puderam conferir palestras sobre temas como fotografia, saúde e esporte, além de workshops práticos em áreas como robótica e física aplicada, incluindo uma atividade de construção de foguetes.
Um dos destaques foi o projeto “Entre marés”, coordenado por alunos do 1º ano, que promoveu um estudo sobre a preservação marinha, com ênfase na coleta de lixo e cuidado com animais marinhos.
“Nossa ideia vai além da conscientização, queremos mostrar que a sustentabilidade é uma oportunidade para melhorar o mundo”, explicou Elis Bauer Santos, membro do grupo.
Para Giovane Honorato de Carvalho, diretor executivo do Colégio Salesiano, o evento simboliza o compromisso da instituição com a aplicação prática do conhecimento.
“É muito gratificante ver o esforço dos alunos materializado. Desafiamos todos, desde o sexto ano até o ensino médio, a transformar ideias em projetos reais, e hoje estamos comemorando esses resultados”, explicou.
Com o sucesso da primeira edição, as professoras organizadoras, Sabrina Schumacker e Fabiana Nicolau, garantiram a continuidade do evento para o próximo ano, destacando que o aprendizado dos alunos na organização e execução de uma feira acadêmica é um legado para a vida.