UDESC BC
Debate na universidade busca melhorias para a Vila Fortaleza
No encontro também será lançado livro da professora Dalila Pedrini
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
Nesta segunda-feira, o Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Balneário Camboriú, inicia o debate para elaboração do projeto “Udesc na Vila”. A reunião será em parceria com a Universidade do Bem Viver (UBV), organização sem fins lucrativos que desenvolve ações sociais, e buscará pensar soluções para os problemas enfrentados pelas cerca de 400 famílias que moram na Vila Fortaleza.
O encontro será no bloco 2 da Udesc BC, das 18h às 19h, e será aberto a estudantes, servidores e membros da comunidade interessados em participar ou apoiar o projeto.
A diretora de Extensão da Udesc BC, Débora Pontes Esteves, explica que a Vila Fortaleza é uma ocupação no bairro Barra, próxima ao campus da universidade. A comunidade carece de infraestrutura básica, como saneamento, energia elétrica, asfaltamento e coleta de lixo.
“Temos discutido um projeto com esta comunidade há algum tempo e já temos alunos interessados em serem voluntários”, comenta a diretora. Débora também explica que a presidência da UBV procurou recentemente a Udesc para unir forças em ações em prol da comunidade. “A ideia se fortaleceu e encaminhamos este evento com o objetivo de realizar uma construção coletiva, envolvendo e ouvindo principalmente as lideranças locais”, completa.
A reunião também contará com a presença da professora Dalila Pedrini, doutora em Serviço Social e referência na coordenação de pesquisas e ações de extensão ligadas a políticas sociais. Na ocasião, a convidada fará o lançamento do livro “Fé e política: as lutas das comunidades eclesiais de base”, que relata uma experiência semelhante realizada em São Paulo.