PARA VOTAR
Confira se seu e-Título está atualizado para as eleições
Presidente do TSE convida eleitores a conferirem o documento digital antes da votação
Laura Testoni [lauratestoni16@gmail.com]
A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, lembrou aos eleitores sobre o e-Título, o título digital. “Nesse período que falta para o 1º turno das eleições [6 de outubro], as eleitoras e os eleitores precisam adotar as providências necessárias para terem tranquilidade e facilidade no dia da votação”, reforçou. O e-Título é a versão digital do Título de Eleitor, que pode ser apresentado na hora de votar.
Para garantir que tudo esteja em ordem para o dia das eleições, a Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores baixem o aplicativo e deixem tudo conferido. Quanto antes, melhor, para evitar demoras que possam surgir nos dias mais próximos ao pleito, quando todos tentam acessar ao mesmo tempo.
Como atualizar?
Para atualizar, basta acessar a aba de atualizações do dispositivo nas lojas virtuais (Google Play ou Apple Store) e clicar em atualizar. Assim, o app fica com a versão mais recente disponível.
O aplicativo e-Título recebeu uma atualização no dia 1º de setembro, com melhorias na identificação por biometria, consulta ao local de votação e ajustes de desempenho.
Todo mundo pode ter o app?
Sim, todos os eleitores com inscrição eleitoral regular ou suspensa podem baixar e acessar o e-Título. Basta buscar o aplicativo na loja do dispositivo e fornecer as informações solicitadas no cadastro.
Basta o e-Título para votar?
Para votar, é preciso apresentar um documento oficial com foto. Para que apenas o e-Título seja suficiente, sua foto precisa estar disponível no aplicativo. A foto no app é gerada a partir do cadastramento biométrico feito previamente na Justiça Eleitoral.
Funcionalidades
Além de ser um documento oficial, o e-Título oferece acesso rápido às informações cadastradas na Justiça Eleitoral. É possível consultar o local de votação, emitir certidões, justificar a ausência no pleito, acessar e emitir guias para o pagamento de multas, autenticar documentos emitidos pela Justiça Eleitoral e inscrever-se como mesário voluntário, entre outras funcionalidades, tudo sem precisar ir a um cartório eleitoral.