TEMPO
Nevoeiro baixou e prejudicou portos e aeroportos
Mais de 15 voos foram cancelados. Cerração pode se repetir até quinta-feira
Ana Júlia Kamchen [editores@diarinho.com.br]
Santa Catarina amanheceu coberta por nevoeiro marítimo e por fumaças de queimadas da Amazônia nesta segunda-feira. O fenômeno afetou o litoral de Barra Velha a Florianópolis. Já a fumaça das queimadas da região Centro-Oeste e Norte do Brasil impacta de forma mais grave a região oeste.
A intensa cerração fechou os aeroportos de Navegantes, Florianópolis e Joinville até a metade da manhã de segunda. Pelo menos 15 voos foram cancelados. No aeroporto de Navegantes, oito voos foram cancelados das 5h da madrugada até às 10h quando o terminal reabriu para pousos e decolagens com uso de instrumentos.
O canal de acesso aos portos de Itajaí e Navegantes também foi fechado a partir da madrugada por falta de visibilidade. No período da tarde, a boca da barra foi reaberta com navios cargueiros entrando e saindo do complexo portuário.
Segundo o laboratório de Climatologia da Univali, a região terá períodos de intensa nebulosidade, com os nevoeiros marítimos diários até quinta-feira.
“O nevoeiro vem desde São Paulo e não se dissipou. Na sexta-feira teremos uma frente fria e com a mudança dos ventos (direção e intensidade) dará uma folga no fenômeno”, explica o climatologista Sergey Araújo. Para receber avisos e alertas por SMS da Defesa Civil sobre o tempo, cadastre-se enviando o CEP de sua cidade ou da localidade que deseja monitorar (com ou sem hífen ou espaço) para o número 40199.
Olho no tempo
• Para motoristas: Reduzir a velocidade, usar faróis baixos e manter uma distância segura dos veículos à frente.
• Para navegadores: Consultar as atualizações meteorológicas e planejar rotas alternativas, se necessário.
• Para a população em geral: Evitar atividades físicas intensas ao ar livre em áreas afetadas pela fumaça para prevenir problemas respiratórios.
Fumaça das queimadas
Nas áreas afetadas pela fumaça das queimadas, a orientação é que a população beba bastante água e monitore possíveis sintomas de irritação do sistema respiratório, como tosse, dificuldade para respirar ou irritação nos olhos. Um fenômeno associado à presença da poluição no ar é o pôr do sol vermelho, observado por moradores da região Sul entre a última quinta e sexta-feira.