A temporada da pesca artesanal da tainha já tem os primeiros lanços em Santa Catarina. Na região, foram registradas capturas nesta semana em Bombinhas, na praia da Tainha, e na praia Central de Balneário Camboriú. Em Laguna também já houve lanços.
Em Bombinhas, os pescadores do Rancho da Tainha pegaram 234 tainhas, dando o pontapé na temporada, que começou no dia 1º de maio. Em BC, os peixes vieram misturados com muitos paratis, ...
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
OU
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.
Cadastre-se aqui
Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?
Assine agora mesmo!
Em Bombinhas, os pescadores do Rancho da Tainha pegaram 234 tainhas, dando o pontapé na temporada, que começou no dia 1º de maio. Em BC, os peixes vieram misturados com muitos paratis, que são da família das tainhas.
O pescador Edson Faustino, o Bugio, do rancho da rua 4000, conta que ainda não pegou nenhuma tainha, mas o grupo tem boa expectativa pra temporada porque os peixes ainda estão subindo pelo litoral.
As praias de Laguna, Garopaba, Imbituba, Palhoça e Florianópolis registraram bons lanços desde o início da temporada. Só em Floripa foram quase 10 mil tainhas até terça-feira, segundo o Tainhômetro da prefeitura.
No entanto, há preocupação dos pescadores sobre a situação da Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul, para onde estão escoando as águas das cheias nas cidades gaúchas e de onde vem as tainhas que migram pra Santa Catarina. As fortes chuvas reduzem a salinidade da água da lagoa e podem afetar o crescimento da espécie.
“Estamos, sim, com a expectativa alta. Esta situação da Lagoa dos Patos é nova pra gente, mas Deus sabe o que faz. Estaremos aqui na espera delas com muita fé, porque este ano é bissexto [que indica fartura de tainha]”, comentou Edson.