Matérias | Geral


Solidariedade

Itajaí e BC enviam nova remessa de mantimentos ao Rio Grande do Sul

Confira os pontos de coleta e como se voluntariar para ajudar a organizar os donativos

Estagiária Ana Júlia Kamchen - sob supervisão da jornalista Fran Marcon [editores@diarinho.com.br]

Itajaí e BC enviam mais toneladas de mantimentos ao Rio Grande do Sul (Foto: Laurah Valeton/Prefeitura de Balneário Camboriú)


Itajaí e Balneário Camboriú, assim como outras cidades de Santa Catarina, se mobilizaram para prestar suporte às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul, mesmo à distância. Desde a última semana, toneladas de mantimentos e doações partiram rumo ao solo gaúcho para ajudar os desabrigados.

Na última sexta-feira, a prefeitura de Balneário Camboriú iniciou campanha de arrecadação de doações de mantimentos. As doações foram coletadas durante todo o final de semana e somaram mais de 60 toneladas de água, alimentos não perecíveis, roupas, calçados e rações pra pets.



Com o auxílio de milhares de voluntários, duas carretas foram enviadas para Gravataí no domingo, e mais um caminhão saiu de BC rumo à região metropolitana do Rio Grande do Sul na segunda. As doações são recebidas na Casa da Família, na rua 3000, n° 876, até o dia 11 de maio, das 7h às 22h.

O Centro de Distribuição dos Correios, de BC, na rua 600, n°1050, também está arrecadando alimentos não perecíveis, produtos de limpeza, roupas, móveis e roupas para crianças. As doações podem ser entregues das 10h às 16h.


Já em Itajaí, sete contêineres com mantimentos partiram em direção ao Rio Grande do Sul nesta segunda. A ação foi organizada pela Beviani Transportes, que juntou água, comida, colchões, calçados, roupas, toalhas, fraldas e outros itens de higiene no final de semana.

O proprietário, Wanderlei Senger, acrescenta que as arrecadações seguem ao longo de toda esta semana, na transportadora e também nos pontos de coleta dos postos Parada dos Amigos, na Dalferr Logística e na Paróquia São João Bosco. É preciso arrecadar mais colchões, alimentos e produtos de higiene.


O Conselho de Entidades de Itajaí arrecada materiais de limpeza e higiene, alimentos não perecíveis e água. O Semasa recebe doações de colchões, roupa de cama e banho, cobertores, ração animal, cestas básicas fechadas, fraldas infantis e geriátricas.

A prefeitura de Itajaí lançou a campanha “Itajaí Solidária”, que vai até sexta-feira. As doações devem ser entregues no anexo do Centreventos, das 8h às 20h. Podem ser doados itens de limpeza doméstica, assim como  materiais de higiene pessoal.

A comunidade também pode doar água, alimentos não perecíveis, roupas e ração para animais. As doações vão sair de Itajaí no sábado, com apoio da transportadora Movecta.

Voluntários

Voluntários, ONGs e entidades que queiram colaborar com a campanha podem procurar a Secretaria de Assistência Social e a Defesa Civil.


O voluntário Roberto Corrêa, de 57 anos, passou o final de semana ajudando na organização das doações na Paróquia São João Bosco. A paróquia precisa de ao menos mais 10 voluntários para a organização das doações. Basta ir até o local e informar os demais voluntários do interesse em contribuir. “Doe o tempo que estiver disponível a você”, explica Roberto.

Pontos de arrecadação em Itajaí

Paróquia São João Bosco - Rua Brusque, n°1333, bairro Dom Bosco

Sede da Beviani Transportes - avenida Mário Uriarte, n°1457, bairro Cordeiros


Dalferr Logística – Rua Rosa Orsi Dalçóquio, n°755, bairro Cordeiros

Postos Parada dos Amigos - Rua Benjamin Dagnoni (Rio do Meio)

Av. Marcos Konder (Centro)

Av. Gov. Adolfo Konder (São Vicente)

Univali – rua Uruguai, 458 (Bloco B3 sala 103 - das 8h às 12h e das 13h30 ás 17h30)

ACII Itajaí – rua Hercílio Luz, 381, no centro

CDL Itajaí – rua Lauro Mueller, 229, no centro

Semasa – rua Heitor Liberato, n°1189

Centreventos - avenida Ministro Victor Konder, n°303

 

IGP de SC ajudará a identificar vítimas

Além de doações e equipes de bombeiros, Santa Catarina vai enviar agentes da Polícia Científica, o antigo IGP, ao Rio Grande do Sul. A medida é para auxiliar no trabalho de identificação das vítimas das inundações.

Uma equipe com nove profissionais de diferentes áreas de atuação na Polícia Científica foi encaminhada ao estado vizinho nesta segunda-feira. Eles seguiram viagem após autorização do governador Jorginho Mello (PL).

Os profissionais vão levar, além da experiência, equipamentos e aparelhos tecnológicos para prestar apoio às autoridades locais. O governador destacou que Santa Catarina está unida ao Rio Grande do Sul nesse momento trágico. Ele relembrou que helicópteros, embarcações, veículos, bombeiros e policiais catarinenses foram enviados para ajudar nos resgates.

“E agora vem um momento delicado que é a identificação das vítimas dessa tragédia. Por isso os nossos profissionais estão indo para o Rio Grande do Sul, para auxiliar nesse trabalho”, explicou.

A perita-geral da Polícia Científica de Santa Catarina, Andressa Boer Fronza, entrou em contato com o governo gaúcho. Ela teria questionado de qual forma a equipe poderia auxiliar da melhor forma possível e de imediato foi solicitado apoio humano e insumos para trabalho pericial.

 

Assaltos e saques no RS

No domingo, voluntários relataram casos de assaltos em áreas atingidas pelas cheias. Em Canoas, profissionais de saúde e socorristas denunciaram falsos chamados de socorro, com voluntários recebidos por pessoas armadas perto de casas alagadas. A PM confirmou as denúncias e os resgates passaram a ser feitos acompanhados de policiais. Em alguns bairros de Porto Alegre, foram relatados roubos de barcos, reboques e saques de lojas, casas e carros. A Arena do Grêmio foi saqueada no domingo, com as lojas arrombadas e produtos furtados.

 

São 85 mortes e mais de 153 mil pessoas desalojadas

1,1 milhão pessoas foram afetadas pelas cheias (foto: LAURO ALVES/SEcom)
1,1 milhão pessoas foram afetadas pelas cheias (foto: LAURO ALVES/SEcom)

 

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou na segunda-feira 85 mortes. Outros quatro óbitos ainda são investigados e 134 pessoas estão desaparecidas.

O relatório mostra 385 cidades atingidas pelas cheias, com mais de 1,178 milhão de pessoas afetadas. Segundo a Defesa Civil, o estado registra mais de 47 mil pessoas em abrigos e quase 153 mil desalojadas. Entre os moradores atingidos, 339 ficaram feridos nas ocorrências.

O governo informa que a Defesa Civil estadual tem atuado para atender a população afetada e garantir a segurança das pessoas. Os trabalhos de resgate continuam nas localidades atingidas, nas regiões dos vales dos rios Taquari, Caí, Pardo, Jacuí, Sinos e Gravataí, além do rio Guaíba, em Porto Alegre.

O nível do Guaíba passou dos 5,30 metros, superando a enchente de 1941. Toda a região do centro histórico da capital gaúcha foi atingida. O rio parou de encher a partir da tarde de domingo e está com o nível estabilizado. Ao meio-dia desta segunda-feira, a medição era de 5,27 metros, com tendência de queda.

A normalização do Guaíba, abaixo da cota de enchente (2 m), é prevista só para a semana que vem. A previsão de chuva pra quarta-feira mantém o estado em alerta.




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






3.147.46.58

Últimas notícias

EDUCAÇÃO

Mais de 60 crianças são chamadas para vagas de creches em BC

SANTA CATARINA

Caminhão que ia pro Rio Grande do Sul com doações levava crack e cocaína escondidos na carga  

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Centro vai ter ação de fumacê contra a dengue 

SANTA CATARINA

Homens armados invadem casa e mulher foge com as filhas pela janela 

SANTA CATARINA

Computador furtado no aeroporto de Floripa é recuperado em SP

Socorro ao RS

Voluntários de BC que foram pro RS denunciam que foram impedidos de ajudar 

CHUVARADA

Família com cinco crianças é resgatada por bombeiros em Rio do Sul

ALERTA

Chuvas já causam alagamentos e apreensão em Santa Catarina

Dengue

BC chega à quinta morte confirmada por dengue

CAMBORIÚ

Montana aquaplana, acerta Parati e poste



Colunistas

Artigos

O combate ao abuso e à exploração de crianças e adolescentes é um compromisso coletivo

Jackie Rosa

Niver da Chris

JotaCê

Amin responde Chiodini

Mundo Corporativo

A importância do equilíbrio da autoestima no mundo organizacional

Coluna Esplanada

Palácio x Lira

Gente & Notícia

Níver da Margot

Ideal Mente

Luto coletivo: navegando juntos nas ondas da perda

Show de Bola

Vitória da base

Direito na mão

Mulher entre 54 a 61 anos: como antecipar a aposentadoria?

Via Streaming

“Justiça”

Coluna Exitus na Política

Vontade e solidariedade

Na Rede

Traficante preso na  sala alugada da JS Pescados, tragédia  no RS e destruição do jardim de “dona Aurita” foram os  assuntos mais bombados da semana

Coluna do Ton

Chegando de Mendoza

Histórias que eu conto

Armação da infância II

Foto do Dia

“O mar, quando quebra na praia”

Coluna Existir e Resistir

Designação geral sobre o fim do mundo

Coluna Fato&Comentário

Anuário de Itajaí - 100 anos da 1ª edição

Empreender

Balneário Camboriú atrai cada vez mais clientes do eixo sudeste



TV DIARINHO


Uma batida entre uma Montana, uma Parati e um poste de luz deixou um motorista de 45 anos gravemente ...





Especiais

NA ESTRADA

BC oferece rolês gastronômicos, culturais, de compras e lazer

RIO GRANDE DO SUL

São Leopoldo: a cidade gaúcha onde quase todos perderam o lar

RIO GRANDE DO SUL

Governo Eduardo Leite não colocou em prática estudos contra desastres pagos pelo estado

Retratos da destruição

“Não temos mais lágrimas pra chorar”: A cidade gaúcha destruída pela 3ª vez por enchentes

MEIO AMBIENTE

Maioria de deputados gaúchos apoia projetos que podem agravar crise climática



Blogs

A bordo do esporte

Atletas classificados para o Pan-Americano de VA'A

Blog da Jackie

Tá na mão!!!

Blog do JC

Visita na choupana do Chiodini e Rebelinho

Blog da Ale Francoise

A pílula da felicidade

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Vilfredo e Heloísa Schurmann

"Nós reciclamos só 6% no Brasil. Na Europa já é 50%. A própria China já está com 35% de reciclagem” (Vilfredo)

João Paulo

"Essa turma que diz defender a família ajudou a destruir a boa convivência em muitas famílias. Na defesa de um modelo único, excludente"

Entrevistão Peeter Grando

“Balneário Camboriú não precisa de ruptura, mas de uma continuidade”

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação