A Associação de Surf de Balneário Camboriú fará uma expedição para mapear pontos de reconstrução no Vale do Rio Taquari, no Rio Grande do Sul, e adotar uma cidade gaúcha. Os surfistas pedem apoio da comunidade numa vaquinha online para comprar itens necessários pra atender famílias atingidas pelas cheias.
A expedição deve sair de BC na madrugada de quarta-feira, com uma equipe de 10 pessoas. O presidente da associação, Hamilton Costa, o Tim, explica que a ação se dá com o foco em reconstruir ...
A expedição deve sair de BC na madrugada de quarta-feira, com uma equipe de 10 pessoas. O presidente da associação, Hamilton Costa, o Tim, explica que a ação se dá com o foco em reconstruir os lugares afetados pelas enchentes, com apoio físico e de ferramentas para os gaúchos, após o primeiro momento de assistência emergencial.
“Vai ter roupa, vai ter comida, mas vão ficar onde? Então a gente vai levar um pouco de alento, geradores para ajudar, motosserra para desbloquear o caminho, itens como prego, martelo, serrote, pé de cabra…”, comenta.
Ele informa que a loja Tamoyo doou quase R$ 10,5 mil em materiais e fará a preço de custo equipamentos como gerador, motosserra e máquina lavadora de alta pressão. “Por isso, precisamos do apoio do público com nossa vakinha, no valor de R$ 9 mil”, explica. Quem quiser participar e ceder um barco, moto de trilha e um veículo 4x4, o grupo também aceita a ajuda.
Outros interessados em contribuir, podem fazer um Pix pela chave 76.482.285/0001-70, ou participando com um veículo. Nesse caso, a pessoa pode falar diretamente com o Tim, pelo telefone (47) 99688-9931.
As cidades do Vale do Rio Taquari foram arrasadas pelas enchentes. Alguns municípios já tinham sido afetados pelas cheias em setembro de 2023. A inundação neste mês foi ainda pior, devastando a maior parte da região. Cidades como Roca Sales, Arroio do Meio e Cruzeiro do Sul tiveram bairros inteiros levados pelas águas.
BC “adota” Cruzeiro do Sul
A prefeitura de BC “adotou” a cidade gaúcha de Cruzeiro do Sul para ajudar na reconstrução do município, prestar apoio logístico aos desalojados e dar atendimento emocional por meio do programa Abraço.
O município é um dos 463 afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Foram quase seis mil pessoas desalojadas na cidade, o que representa cerca da metade da população. A estimativa é que mil casas tenham sido destruídas. Serviços básicos como água e energia foram interrompidos em várias áreas.
A delegação de BC chegou na manhã de domingo à Cruzeiro do Sul. Além da entrega de 32 toneladas de donativos, o grupo se mobilizou com caminhões hidrojato e maquinários especializados para a limpeza e recuperação da cidade. Outros 19 municípios da região atingida também já receberam ajuda de BC, com o envio de mais de 850 toneladas de doações.
“Estamos profundamente comovidos com a situação enfrentada pelos nossos irmãos de Cruzeiro do Sul. Enviamos esta força-tarefa para auxiliar nesse momento difícil, na esperança de trazer alívio e esperança para a comunidade afetada”, comentou o prefeito Fabrício Oliveira (PL).
O prefeito João Dullius (MDB) recebeu a equipe de BC, agradecendo o apoio. Outras cidades de Santa Catarina também “adotaram” a cidade, incluindo Rodeio e Pomerode. Da região da Amfri, Bombinhas “adotou” Eldorado do Sul, cidade banhada pelo lago Guaíba.