Matérias | Geral


ITAJAÍ

Câmara faz homenagem a Bolsonaro

Ex-presidente ganhou moção dos vereadores por “valiosos trabalhos” prestados ao país e a Itajaí

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Jair Renan representou o pai na cerimônia e Emílio Dalcóquio fez um discurso (Foto: Davi Spuldaro)


A sessão de terça-feira da Câmara de Vereadores de Itajaí desta terça-feira foi marcada pela aprovação de uma homenagem ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), recebida pelo filho “zero quatro” Jair Renan, e com direito a discurso “anticomunista” do empresário Emílio Dalcóquio. A noite ainda teve autorização de parcela extra do vale-alimentação aos servidores do legislativo, bonificação apelidada de “peru” e que foi definida pelo presidente Marcelo Werner (PSC).

Proposta pelo vereador Beto Cunha (PSDB), a moção de congratulações e reconhecimento ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi aprovada por 12 vereadores, duas ausências e um  único voto contrário – o do vereador Paulinho Amândio (PDT). A homenagem foi “pelos valiosos trabalhos prestados à nação e à cidade de Itajaí”.

Beto Cunha destacou que Itajaí foi beneficiada por programas do governo federal na gestão de Bolsonaro, citando a implantação da escola cívico-militar Melvin Jones, no bairro Cordeiros, como o principal. O vereador afirmou ainda que no governo Bolsonaro o país alcançou índices econômicos “positivos e históricos” e lembrou a desburocratização nos processos de abertura de empresas.



Já o vereador Paulinho Amândio achou um “absurdo” a homenagem e respondeu na lata. Ele disse que votou em Bolsonaro na primeira vez, mas apontou que a falta de respeito, de responsabilidade e de compromisso com Itajaí o levou a jamais votar e conceder moção pra “um homem desse”. Paulinho questionou qual “serviço relevante” Bolsonaro fez pra cidade que merecesse a moção.

“Gostaria que me apontassem e que estivesse na moção o que foi feito, porque não foi feito nada! O que foi feito no porto nós que aprovamos por esta Casa, porque nem o [Carlos] Moisés que era governador do estado pelo partido do presidente, e muito menos o presidente [fez]. Deu as costas, sim, para a cidade de Itajaí”, criticou, defendendo que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez muito mais e nem por isso recebeu qualquer homenagem da câmara.

O vereador Rubens Angioletti (PL) saiu em defesa do homenageado. “O presidente Bolsonaro despertou o patriotismo em cada um dos cidadãos brasileiros. Fez-se falar em política em todas as esquinas desse Brasil. O presidente Bolsonaro, que ficou um mandato, não pode ser comparado com quem ficou três mandatos, mas uma coisa eu garanto, ele não foi condenado em três instâncias do poder judiciário”, disse, em referência a Lula, mas sem citar que o Supremo Tribunal Federal (STF) anulou todas as condenações.


A moção para Bolsonaro foi entregue por Beto Cunha para o filho do ex-presidente, Jair Renan Bolsonaro, acompanhado no ato pelo suplente de vereador Victor Nascimento (PL) e pelo empresário Emílio Dalcóquio. “Gostaria de fazer um pequeno agradecimento aqui, em nome da minha família, a essa grande homenagem que vocês fizeram ao meu pai. Ele vai agradecer muito a vocês”, disse Jair Renan na tribuna.

A sessão terminou com discurso de Emílio, que usou a sessão pra fazer pregação contra os “comunistas”, que “são três vezes pior que Hitler”, fazendo suposta relação deles com o Hamas e com “professores doutrinadores”.  “Brasileiros, estamos fazendo história ao vivo, contra o comunismo. Não é o Bolsonaro, é o que ele representa. Deus, pátria, liberdade, que é o que o Brasil precisa”, discursou. 

 

VOTAÇÃO DA MOÇÃO

FAVORÁVEL


Adriano Klawa  (sem partido)

Aline Aranha (UB)

Beto Cunha (PSDB)

Bruno da Saúde (MDB)


Célia do Elói (MDB)

Chris Stuart (PSC)

Dulce Amaral (PL)

Odivan Mamão (PSB)

Maurílio Moraes (PP)

Osmar Teixeira (SD)


Otto Quintino Jr. (sem partido)

Rubens Angioletti (PL)

 

QUEM VOTOU CONTRÁRIO

Paulinho Amândio (PDT)

 

QUEM ESTAVA AUSENTE

Anna Carolina (PSDB)

Douglas Cristino (PDT)

Laudelino Lamim (MDB)

 

 

Funcionários terão “vale-peru”

O projeto pra pagamento da bonificação dos servidores foi proposto pela mesa diretora, sendo aprovado com 14 votos favoráveis e duas ausências. A medida prevê que os funcionários da câmara recebam uma parcela a mais do vale-alimentação em dezembro. O benefício tem valor de R$ 1.329,60, será pago em cota única e não se estende aos vereadores.

O projeto foi promulgado pelo presidente da câmara nesta quarta-feira. “Nós estamos autorizando, como nós temos o 13º salário, pra que os nossos servidores também possam receber esse abono salarial de Natal. É um projeto que é corrente nesta casa, sempre deliberamos, e como já estamos no mês de dezembro, colocamos esse projeto pra apreciação”, disse.

A mesa diretora defendeu que o pagamento respeita a lei sobre os benefícios aos servidores e que o valor proposto “está em consonância com as disponibilidades orçamentárias e financeiras do poder legislativo”. Ainda foi justificado que esse tipo de abono também ocorre na Alesc, no Tribunal de Contas e no Ministério Público.

 




Comentários:

lindomar jose silva

07/12/2023 10:42

Bolsonaro fez foi deixar o Porto de itajai no limbo administrativo e jurídico. Hoje tá aí o resultado . Sem qualquer noção essa homenagem de tão ridícula.

RONILDO CARDOSO

06/12/2023 20:26

esse paulinho amandio e um bosta mamador do cacete nao faz merda nenhuma........e ssse joranal do podre aproveita pra falar do que o merda falou....

Orlando Vieira

06/12/2023 19:17

Itajaí tem pessoas dignas. Parabéns! Para o desespero desse moleques do Diarinho.

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






35.175.201.191

TV DIARINHO


O crime de injúria racial aconteceu em sessão do filme de Bob Marley no cinema do shopping na noite ...





Especiais

Caso Ilha de Marajó

Vereadora de Navegantes está entre os políticos que impulsionaram fake news sobre exploração sexual infantil

TURISMO

Japaratinga: vale a pena se hospedar no melhor resort do Brasil?

VIAGEM NO TEMPO

Museu do Carro traz nostalgia e diversão sobre o universo automotivo

NOVOS TEMPOS

SC é pioneira na promoção da mobilidade elétrica

PLANEJAMENTO URBANO

Camboriú vai investir mais de R$ 60 milhões em mobilidade



Blogs

A bordo do esporte

Thiago Pereira e Swim Floripa levam Troféu José Finkel para Floripa

Blog da Jackie

Verão, calor, quentura e mormaço

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog do JC

Mulheres MDBistas

Blog da Ale Francoise

Intestino preso, use todos os dias

Blog do Ton

Medicina Estética

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Entrevistão Adão Paulo Ferreira

"Porto sozinho não serve para nada. Ele precisa ter navios, linhas"

Irmã Simone

"Aqui nós atendemos 93% SUS”

Eduardo Rodrigues Lima

"A Marinha já fez 27 mil abordagens a embarcações no Brasil inteiro”

Edison d’Ávila

"O DIARINHO serve como uma chamada à consciência da cidade”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação