Se liga
Urgente: Turbidez no rio Itajaí-Mirim impede abastecimento de Itajaí e Navegantes
Não há previsão de normalização do serviço
Amanda Moser [editores@diarinho.com.br]

Itajaí e Navegantes amanheceram com os reservatórios de água praticamente secos e com desabastecimento na região. De acordo com o Semasa, a turbidez no rio Itajaí-Mirim chegou às Estações de Tratamento de Água na madrugada desta terça-feira, reduzindo drasticamente a produção de água potável.
Segundo o relatório divulgado no início da manhã, a água bruta no ponto de captação do canal retificado apresentava 7.552 unidades de turbidez (ntu) às 6h30. O índice é 75 vezes maior que o valor-limite para o funcionamento adequado do sistema, que é de 100 (ntu).
Continua depois da publicidade
A ETA São Roque operava com 40% de capacidade, o que é considerado um volume insuficiente para atender o consumo. O Semasa alerta que a unidade pode ser paralisada a qualquer momento para limpeza de filtros e decantadores. Já a ETA Arapongas mantém apenas 5% de produção.
Em questão de armazenamento, o do São Roque e a unidade auxiliar do Morro da Cruz estão vazios. O reservatório de Arapongas ainda dispõe de nível de 40%, mas deve perder a quantidade rapidamente com o consumo matinal. Já o reservatório de Cabeçudas está com 80%.
Continua depois da publicidade
As regiões mais altas não estão sendo abastecidas, já que a maioria das bombas de recalque não estão operando. O motivo da paralisação do funcionamento é porque a pressão é insuficiente para operação. Apenas os sistemas rurais isolados, como Limoeiro e Brilhante operam regularmente.
Com o sistema de abastecimento afetado, o Semasa orienta os moradores das áreas urbanas de Itajaí e Navegantes a economizar água.
Ainda não há previsão de que o abastecimento seja normalizado.
Os pontos de distribuição de água gratuitos instalados em Itajaí devem ser reativados ao longo do dia. A iniciativa foi instalada no dia 19 de novembro para suprir a falta de água potável que afetou a região.
As caixas continuam instaladas na maioria dos pontos, mas ainda não há informações de quais serão abastecidas nesta terça-feira. Equipes do Semasa providenciam o reabastecimento com caminhões-pipa e, em breve, a população vai poder buscar água potável.
Além dos pontos de distribuição, a prioridade é abastecer hospitais, complexo prisional, clínicas médicas credenciadas pelo SUS e escolas. Por isso, caminhões-pipa também devem ser direcionados a estes locais primeiro.