BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Estatuto do Pedestre é rejeitado na Câmara de Vereadores

Votos da base governista barraram aprovação de proposta. Nova lei previa melhorias das calçadas e medidas pra garantir segurança

Projeto para padronizar passeios públicos estava em tramitação desde 2021
(foto: leitor)
Projeto para padronizar passeios públicos estava em tramitação desde 2021 (foto: leitor)
miniatura galeria
miniatura galeria

O projeto que criava o Estatuto do Pedestre em Balneário Camboriú foi rejeitado por 11 votos contrários e cinco favoráveis na semana passada. Autor da proposta, o vereador André Meirinho (PP) criticou que a rejeição não teve justificativa dos parlamentares da base do governo.

“Ficou claro que o projeto foi rejeitado por questão política, por eu não fazer parte da base do governo. Um projeto que passou por audiência pública, teve aprovação da comunidade e da BC Trânsito”, lamentou. “Uma decepção de um governo que diz que cuida das pessoas, mas não aprova projetos que coloca as pessoas como prioridade na política de mobilidade urbana”, detonou Meirinho.

Continua depois da publicidade

O projeto estava em trâmite desde 2021. Após adiamento e um pedido de vista no ano passado, a proposta entrou na pauta neste mês e foi votada na terça-feira passada. A lei visava colocar o pedestre como elemento central nas políticas de mobilidade, por meio da qualificação das vias e garantia dos direitos e deveres ao pedestre, como segurança, mobilidade, acessibilidade e conforto nos deslocamentos.

O estatuto ainda previa a padronização e melhoria na infraestrutura, qualificação de calçadas, diminuição de quedas e atropelamentos, desestímulo do uso de veículos, faixas de pedestres sinalizadas e iluminadas, temporizadores visuais e sonoros, tempo suficiente para travessia segura, sistema de informações sobre a mobilidade a pé, entre outras medidas.

A proposta envolvia disciplinar o trânsito de pedestres e garantir a segurança nas travessias e deslocamentos. “Sabe-se da existência de altos índices de atropelamentos no trânsito, que estão associados também à dificuldade em transitar com segurança nas calçadas e passeios, dada a comum inadequação destes às necessidades dos transeuntes, além de inúmeros outros motivos”, defendia o vereador.

A ideia foi inspirada em iniciativas propostas em cidades como São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Sorocaba (SP) e Rio de Janeiro (RJ). Em São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre os projetos já foram aprovados e estão valendo, contribuindo pra melhoria da qualidade de vida no trânsito. Em Balneário Camboriú, com a rejeição dos vereadores, o projeto será arquivado.

Votaram a favor da proposta os vereadores André Meirinho, Lucas Gotardo (Novo), Eduardo Zanatta (PT), Juliana Pavan (PSDB) e Patrick Machado (PDT). Foram contra os vereadores Anderson Santos (Podemos), Asinil Medeiros (PL), Cristiano (PL), Dani Serpa (PSD), Gelson Rodrigues (Cidadania), João Koeddermann (MDB), Marcos Kurtz (Podemos), Nena Amorim (MDB), Nilson Probst (MDB), Roberto Souza Junior (Podemos) e Victor Forte (PL).

Líder do governo na câmara, Gelson Rodrigues explicou que o projeto foi rejeitado em virtude de alterar o Plano Diretor, que está em processo de revisão.

“O estatuto do pedestre vai estar contemplado dentro do projeto do novo Plano Diretor, que em breve será protocolado na câmara”, comentou. A previsão é de que o projeto seja encaminhado ao legislativo até o fim do ano.



WhatsAPP DIARINHO


Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.108


TV DIARINHO


 📉🚙 CORTOU GERAL! TCE barrou isenção da TPA em Bombinhas pra locatários com mais de um veículo por imóvel ...



Especiais

Mudanças no texto não resolvem problemas do projeto, dizem especialistas

PL Antifacção

Mudanças no texto não resolvem problemas do projeto, dizem especialistas

Na sede da COP30, falta água e saneamento em bairros de maioria negra

Belém

Na sede da COP30, falta água e saneamento em bairros de maioria negra

Raoni desafia planos de Petrobras e Lula na COP30: “Não queremos petróleo na Amazônia”

EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO

Raoni desafia planos de Petrobras e Lula na COP30: “Não queremos petróleo na Amazônia”

Obras bilionárias da COP30 revelam contradições entre progresso e precarização em Belém

COP30

Obras bilionárias da COP30 revelam contradições entre progresso e precarização em Belém

Aves infectadas com vírus teriam sido testadas pelos EUA como armas biológicas no Brasil

LABORATÓRIO

Aves infectadas com vírus teriam sido testadas pelos EUA como armas biológicas no Brasil



Blogs

Nossas igrejas fizeram aniversário

Blog do Magru

Nossas igrejas fizeram aniversário

O esporte se arrasta

Blog do JC

O esporte se arrasta



Diz aí

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"

Diz aí, João Paulo!

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"

Diz aí, Colombo

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"

Diz aí, Anacleto!

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."

Diz aí, Rubens!

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."

“Acho que a atividade-fim tem que se manter 100% pública, que é a educação”

Diz aí, Níkolas!

“Acho que a atividade-fim tem que se manter 100% pública, que é a educação”



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.