Itajaí

Associação de Moradores da Fazenda é contra prédios altos na Beira Rio

Manifesto faz crítica ao projeto do novo Plano Diretor, que prevê até sete andares na avenida mais turística da cidade

Primeira versão do Plano Diretor previa prédios de até cinco andares 
(Foto: João Batista)
Primeira versão do Plano Diretor previa prédios de até cinco andares (Foto: João Batista)
miniatura galeria
miniatura galeria

O projeto de lei do novo Plano Diretor de Itajaí, que começou a tramitar na Câmara de Vereadores neste mês, já enfrenta críticas da comunidade. Em manifesto, a Associação dos Moradores dos Bairros Fazenda e Fazendinha (Ambaff) se posicionou contra a construção de prédio mais altos na avenida Beira Rio e o que considerou "uso abusivo da outorga onerosa", que permite construir acima do limite-padrão mediante contrapartida de pagamento.

As últimas discussões de propostas do novo Plano Diretor aconteceram em audiências comunitárias entre julho e agosto, com 11 reuniões organizadas por região. No centro de Itajaí, a principal ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

As últimas discussões de propostas do novo Plano Diretor aconteceram em audiências comunitárias entre julho e agosto, com 11 reuniões organizadas por região. No centro de Itajaí, a principal mudança envolve a permissão de prédios de até sete andares na avenida Beira Rio, com obrigação de ter fachada ativa no térreo das construções, com bares, restaurantes e outros comércios que se conectem aos passeios. 

Continua depois da publicidade

Na primeira versão do plano, a previsão era de cinco andares na avenida. Para a associação da Fazenda, a possibilidade de construções mais altas não condiz com a infraestrutura da cidade. A entidade informou que, em enquete com 778 moradores de toda a cidade, 92% dos participantes opinaram contra a construção de prédios na Beira Rio. O DIARINHO também está com uma enquete no ar sobre o tema. Para votar basta acessar DIARINHO.net.

A entidade informou que  fez uma enquete entre os moradores e que 778 votantes, 92% dos participantes, opinaram contra a construção de prédios na Beira Rio.

O advogado Vilmar Hoepers, presidente da associação que assina o manifesto, lembra que o resultado mostra o que já havia sido indicado nas duas primeiras audiências públicas, entre 2018 e 2019, voltadas para os moradores dos bairros Fazenda e centro, quando a comunidade se manifestou “quase por unanimidade” contra o aumento das construções na Beira Rio.

Ele defende um uso mais criterioso da outorga onerosa, observando as condições de infraestrutura dos bairros. “As populações do centro, Fazenda e Fazendinha não querem mais construções na Beira Rio, bem como não querem que se construam mais edifícios, em especial, com a utilização da lei de outorga onerosa, sem que antes passe por criteriosa análise do impacto de vizinhança”, disse.

O questionamento lembrou a aprovação da lei do Estudo de Impacto de Vizinhança em 2022. O Ministério Público defendia a exigência do estudo pra prédios com outorga onerosa, mas a justiça barrou a obrigatoriedade, apontando que a regulamentação trazida pela nova lei já pacificava o tema. Pela legislação, a exigência do estudo de impacto é analisada conforme o tipo de imóvel, zoneamento e área construída.

O site do DIARINHO também tem uma enquete sobre o tema. Para votar basta acessar www.DIARINHO. net.

 

Faltou participação popular, avalia o presidente de associação

Continua depois da publicidade

Vilmar Hoepers é presidente da associação dos Moradores dos Bairros Fazenda e Fazendinha (Ambaff)  (foto: Acervo pessoal)
Vilmar Hoepers é presidente da associação dos Moradores dos Bairros Fazenda e Fazendinha (Ambaff)  (foto: Acervo pessoal)

 

Neste ano, com a retomada do processo de revisão do Plano Diretor, uma nova audiência voltou a tratar dos impactos na Fazenda, Fazendinha e centro, no mês de julho. O presidente da associação reclama que esta última reunião, feita no auditório do porto, no bairro São João, comprometeu a participação dos moradores e privilegiou os representantes da construção civil.

“Deveria ter sido realizada em um dos bairros referências, de preferência na Fazenda ou Fazendinha, local onde residem as pessoas de menor poder aquisitivo, portanto, mais carentes”, acredita Vilmar Hoepers. Para ele, houve falta de participação popular em todo o processo.

Continua depois da publicidade

“Quando afirmam que a população está sendo devidamente ouvida para a construção deste novo Plano Diretor, não é bem verdade o que alegam, já que as audiências públicas são um verdadeiro “faz de conta”, já que a maioria, senão a totalidade das opiniões e sugestões da comunidade, não está sendo sequer consideradas”, criticou.

 

Agora é com legislativo 

Continua depois da publicidade

 Secretário de Urbanismo,  Rodrigo Lamim, diz que diálogo com a população foi produtivo (foto: Davi Spuldaro)
 Secretário de Urbanismo,  Rodrigo Lamim, diz que diálogo com a população foi produtivo (foto: Davi Spuldaro)

 

A prefeitura entregou o projeto do novo Plano Diretor à câmara de vereadores no dia 9 de novembro. “O diálogo produtivo com a população refinou o projeto, e a legislação, como produto da sociedade, volta ao poder legislativo fortalecida, com o firme propósito de construir uma Itajaí ainda mais próspera e sustentável”, discursou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Rodrigo Lamim, na entrega do documento.

O município informou que todos os apontamentos feitos pela população ao longo das audiências públicas entre julho e agosto foram considerados nesta nova atualização.

Os encontros aconteceram após recomendação do Ministério Público, que orientou a realização de novas audiências abrangendo todas as regiões da cidade.

O projeto começou a tramitar nas comissões internas da câmara. No momento ele passa por análise na Comissão de Legislação e Justiça. Antes de ser votado em plenário, o projeto ainda pode receber emendas dos vereadores. Os documentos técnicos do projeto estão disponíveis pra consulta no site do legislativo. Sugestões podem ser enviadas pelo e-mail planodiretor@cvi.sc.gov.br.

 



WhatsAPP DIARINHO


Conteúdo Patrocinado



Comentários:

JORGE66 Reis

23/11/2023 18:38

Impedir o vento de circular irá aumentar a sensação de calor na cidade !

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.86


TV DIARINHO


🚧 OBRA DE VOLTA | Depois de anos abandonado, o Complexo de Segurança Pública de Itajaí voltou a ter ...



Especiais

Congresso “inimigo do povo” muda o tom e promete “entregas concretas”

Eleições 2026

Congresso “inimigo do povo” muda o tom e promete “entregas concretas”

Porque violência contra animais cresce em grupos online de adolescentes

Cão Orelha

Porque violência contra animais cresce em grupos online de adolescentes

BRB, rombo bilionário e a questão: o que Ibaneis Rocha tem a ver com crise do Banco Master

BANCO MASTER

BRB, rombo bilionário e a questão: o que Ibaneis Rocha tem a ver com crise do Banco Master

Especialista explica o que querem os donos das big techs

Colonialismo de dados

Especialista explica o que querem os donos das big techs

Vamos investigar o lobby das Big Techs pelo Brasil

Microbolsas

Vamos investigar o lobby das Big Techs pelo Brasil



Blogs

O exemplo tem de ser dado pela Prefeitura

Blog do Magru

O exemplo tem de ser dado pela Prefeitura

Carnaval hoje no Itamirim

Blog da Jackie

Carnaval hoje no Itamirim

De pai para filho

Blog do JC

De pai para filho

Falha Poética nº 5

VersoLuz

Falha Poética nº 5



Diz aí

"Itajaí aparece próxima de 700 mil habitantes, dentro de um arco metropolitano de cerca de 2,5 milhões de pessoas"

Diz aí, João Paulo!

"Itajaí aparece próxima de 700 mil habitantes, dentro de um arco metropolitano de cerca de 2,5 milhões de pessoas"

“Eu virei turista com a Tante [Lolli] e gostei da profissão”

DIZ AÍ, Dagoberto!

“Eu virei turista com a Tante [Lolli] e gostei da profissão”

“O feminicídio acontece simplesmente pelo fato de a mulher ser mulher”

Diz aí, Regina!

“O feminicídio acontece simplesmente pelo fato de a mulher ser mulher”

“Os preceitos e princípios bíblicos são muito mais inclinados para a direita”

Diz aí, pastor!

“Os preceitos e princípios bíblicos são muito mais inclinados para a direita”

“O hospital foi feito para atender 120 mil, 100 mil habitantes e hoje ele atende num raio de um milhão, um milhão e meio de pessoas”

Diz aí, Juliana!

“O hospital foi feito para atender 120 mil, 100 mil habitantes e hoje ele atende num raio de um milhão, um milhão e meio de pessoas”



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.