Operação
Barragem de José Boiteux tem uma comporta aberta
Operação pra abertura contou com tropas da PM, Polícia Federal e Defesa Civil
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

O governo estadual divulgou em material sobre as cheias em Santa Catarina que a Barragem Norte, em José Boiteux, está com uma das duas comportas abertas. O nível do reservatório, na medição às 10h da manhã, era de 96,7%, pela régua da Agência Nacional de Águas.
Até o momento, a Defesa Civil não divulgou nada sobre a operação de abertura da barragem, que mobilizou tropas da Polícia Militar na Terra Indígena Laklãnõ Xokleng. A comunidade indígena denunciou a presença da PM na região, que desde a tarde de sábado foi mobilizada para José Boiteux.
Continua depois da publicidade
A operação contou com a presença da Polícia Federal e de técnicos da Defesa Civil. A presença de policiais militares, que entraram em confronto com moradores na semana passada, descumpre decisão judicial pra que só a PF atue dentro do território indígena, segundo as lideranças da comunidade.
O governo do estado não respondeu se a PM foi autorizada a entrar na área indígena. Ainda na noite de sábado, um perfil ligado ao grupo tático da PM de Santa Catarina, fez postagem com ameaça aos indígenas. “Missão Barragem – o retorno, bora que o pau vai pegar”, dizia a postagem, já apagada.
No sábado, a Defesa Civil já havia aberto uma das sete comportas da barragem de Taió. A medida levou em conta o declínio dos níveis dos rios no Alto Vale do Itajaí. Em Taió, a água ainda segue vertendo na barragem neste domingo. Em Ituporanga, também com água passando pelo vertedouro, as cinco comportas seguem fechadas.
Redação DIARINHO
Reportagens produzidas de forma colaborativa pela equipe de jornalistas do DIARINHO, com apuração interna e acompanhamento editorial da redação do jornal.