Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Prefeita é mais macho que muito homem


Prefeita é mais macho que muito homem

É preciso reconhecer aquela que talvez seja a maior virtude política da minha ex-musa da confusão, a prefeita de BC, Ju Pavan (PSD): a coragem

Enquanto os cães ladram…

Este pançudinho escriba já alertou várias vezes a prefeitona dos bairros, Ju Pavan (PSD), de que seu governo precisa ser menos reativo, mais alinhado e ao mesmo tempo, que seu time deve replicar mais sua empolgação à frente da máquina pública. Fora outras mudanças que precisam ser feitas para melhorar resultados e atender à expectativa da city que elegeu a primeira mulher para comandar seus destinos.

A caravana passa…

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Enquanto os cães ladram…

Este pançudinho escriba já alertou várias vezes a prefeitona dos bairros, Ju Pavan (PSD), de que seu governo precisa ser menos reativo, mais alinhado e ao mesmo tempo, que seu time deve replicar mais sua empolgação à frente da máquina pública. Fora outras mudanças que precisam ser feitas para melhorar resultados e atender à expectativa da city que elegeu a primeira mulher para comandar seus destinos.

A caravana passa…

Porém, apesar desses apontamentos, não posso deixar de reconhecer aquela que talvez seja a maior virtude política da minha ex-musa da confusão: a coragem. Sim, se tem algo que marca a trajetória de Juju Pavan é a coragem para tomar decisões, muitas embarrigadas por anos, outras praticamente impossíveis e outras bem impopulares.

Estratégia clara

Creio que não restam dúvidas: a filhota do clone do Sérgio Reis preferiu tocar nas feridas mais doídas no primeiro ano da gestão. Aprovou em 2025 a nova planta genérica de valores; reforma da previdência; reforma administrativa; reforma tributária; reforma do Funservir; lei da liberdade econômica; a primeira etapa do novo Plano Diretor (ufa!), dentre outras medidas amargas, mas necessárias.

JK de saias

Juliana resolveu em um ano o que seus antecessores não tiveram a coragem de fazer nos últimos três governos, que juntos somam 22 anos. O galego Rubens Spernau (PL), Edson Piriquito (Republicanos) e Fabrício Oliveira (PL) deixaram suas marcas à frente da prefa praiana, mas não foram ousados a ponto de romper com os modelos que estavam postos. Mantiveram a estrutura da máquina pública e inclusive aprofundaram problemas que impactavam no orçamento.

Plano Diretor

Purexemplo, a última revisão do Plano Diretor foi feita em 2006. De lá para cá, 20 anos sem que conseguissem finalizar a revisão de um novo Plano. Naquela época, Spernau poderia ter feito também a revisão da planta de valores do IPTU, mas com medo da impopularidade deixou a bucha para o sucessor.

Faltou coragem

O psitacídeo Piriquito e o galã das bochechas rosadas, Fabrício, por sua vez, não lograram êxito na revisão do Plano Diretor. Muito menos na atualização da planta genérica de valores. Assim, distorções gigantes e a injustiça tributária foram se agravando ainda mais.

Tem que ter coragem

Juju Pavan, caso aprove em 2026 a lei do novo microzoneamento, certamente entrará para a história. Terá sido a primeira prefeita a aprovar de forma conjunta, ainda em primeiro mandato, tanto a revisão da planta de valores quanto a atualização do Plano Diretor – ações fundamentais para a reorganização territorial da Maravilha do Atlântico, e cujos impactos positivos vão ser sentidos principalmente após o seu governo, pois são medidas de longo prazo.

Relação com o legislativo

Nada disso que este articulado colunista pontuou aqui foi viabilizado sem o apoio decisivo da câmara de vereadores, então cabe também reconhecimento ao presidente Marco Véio Kurtz (Podemos) e a todos os integrantes do “Palácio de vidro” da avenida das Flores.

Base

Aliás: Juju foi eleita com o apoio de somente sete dos 19 vereadores, e, mesmo assim, construiu base sólida na casa do povo da city da praia alagada, digo, alargada. Prova de que entendeu que para ser uma gestora hábil precisa de suporte político. Em resumo: a espevitada não está para brincadeira!

Food-trucks

Estava analisando a polêmica sobre os food-trucks na Beira Rio, em Itajaí. Ao longo do tempo, os prefeitos que passaram pelo Paço da Vila Operária embarrigaram a situação, e aparentemente, o prefeito Robison Coelho (PL) quer resolver e evitar casos como o que aconteceu com o antigo “Bar do Ivan” ou com os quiosques da Praia Brava.

Refrescar a memória

Só pra refrescar a memória dos esquecidos. Em 2022, a então vereadora Aline Aranha se manifestou sobre a bagunça dos food-trucks, na Beira Rio, narrando que no local tinha 42, quando o permitido era 20, e que os trailers e carrinhos ocupavam vagas de estacionamento, ficando muitas vezes fechados em grande parte do tempo, durante o dia. Entre outras broncas.

Não resolviam

Na época, ficou evidente o problema na Beira Rio e do governo do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB), quando entrou em cena o secretário de Turismo, Evandro Neiva, que parabenizou a vereadora Aline e declarou que estava há dois anos pedindo ao Urbanismo a regulamentação. E o secretário de Urbanismo da época, Rodrigo Lamim, além de não resolver ainda tava pianinho.

Em toda cidade

Fontes palacianas falam nos sensíveis zovidos do socadinho escriba que a licitação era o único caminho jurídico pra resolver a situação dos food-trucks. E foi feito. Lógico que não tem como contemplar a todos. O que as fontes me dizem é que a prefa vai licitar espaços públicos em toda a city pexêra pra que as pessoas possam trabalhar.

Discurso fácil

E na questão dos food-trucks é isso; que discurso fácil, demagogo, é aquele que deixa todo mundo ali, mas qual era a regra? Quem que poderia estar ali? O João poderia, o Pedro. Estava realmente uma bagunça e a qualquer momento ia acontecer aquilo que aconteceu na Praia Brava e com o Bar do Ivan ali nos molhes.

Toda cidade

O prefeito regulamentou, todos puderam participar democraticamente, e quem não conseguiu permanecer ali vai poder se encaixar em outros locais do município, porque o objetivo é regulamentar em toda a cidade – me falam, para que os espaços públicos possam ser utilizados. Agora, é importante ressaltar que muitos que estão chorando não fizeram a sua parte.

Sem medo de se indispor

Outro ponto importante é que o prefeito Robison já provou que não tem medo de se indispor, de fazer aquilo que precisa ser feito. Tem, sim, o perfil do ex-homem dos galináceos Jandir Bellini: popular, povão, está no meio do povo direto, mas quando precisa se impor e se expor acaba fazendo também. E o prefeito, em muitos momentos, precisa ter o pulso firme, sim!

Primeiro o meu, depois o do Zé Bedeu

O que a galera ligada à política catarinense, em partidos como o MDB, o PP, o PSB, PSD e caterva deve estar pensando é o seguinte: qual o meu pedaço nesse latifúndio se o little Jorginho Mello (PL) for reeleito? E a desconfiança deles deve ser a seguinte: nenhum pedaço. Nada. Zero.

Aí que mora o perigo

Porque Jorginho Mello tem um governo já loteado, portanto, nada a oferecer. O João Rodrigues (PSD), ao contrário, tem a oferecer absolutamente tudo. Nem candidato a senador, e são duas vagas, eles definiram ainda. Nem candidato a vice-governador… secretários de estado, trocentos cargos estaduais… Está tudo aberto. No governo Jorginho está tudo já preenchido, comprometido.

O jogo das aparências

Na política em geral o que se faz questão de deixar claro, especialmente numa campanha eleitoral, é que todos estão ali por ideologia, por Justiça, por convicção partidária… Quando, na verdade, a questão é bem outra: estão todos ali por cargos, influência, benesses…

Solitário kid

Jorginho tem contemporizado a questão das coligações partidárias. Ele tem dito o seguinte: eu me elegi sozinho, sem coligação grande, então, a questão das coligações é uma concessão que está sendo feita aos outros partidos agora. Tipo: está fazendo um favor… Menos, né?

Uma coisa é uma coisa, outra coisa…

Jorginho esquece, ou faz que esquece, que cada eleição é diferente da outra. Na outra, purexemplo, quem o elegeu foi o bolsonarismo. Que ainda é forte na Santa & Calorenta Catarina, ninguém tem dúvida, mas já não é tão forte quanto em 2022, quando o próprio mito era candidato a presidente. Hoje é presidiário…

A questão nacional

E tem outra: se o PT catarinense conseguir montar uma frente medianamente viável, vai ter todo o apoio do PT nacional que vai querer fincar bandeira num estado que, por ideologia de meia pataca e orgulho besta, vira as costas para o governo federal… Pior: vira as costas para o cofre polpudo do governo federal. O que é uma idiotice sem tamanho.

Bete com samba no pé! A chefona das Fundações e superintendente da Fundação Cultural de Itajaí, Bete Laurindo, marcou pontos na eleição da rainha do carnaval Pamela Martins Cândido, da princesa Vitória Maria Gomes e do rei Momo Bruno Christopher Cândido
Bete com samba no pé! A chefona das Fundações e superintendente da Fundação Cultural de Itajaí, Bete Laurindo, marcou pontos na eleição da rainha do carnaval Pamela Martins Cândido, da princesa Vitória Maria Gomes e do rei Momo Bruno Christopher Cândido

 

Pra terminar

No resumo, o que eu quero dizer é que a eleição de Santa Catarina não está definida. Que há grande chance de Jorginho liquidá-la no primeiro turno. E, para isso, ele vai precisar de quase todo mundo junto. E que essa opção pelo Novo para ser vice na chapa dele foi um baita tiro no pé. Porque se der segundo turno, o nome do jogo vai ser “todos contra Jorginho”. Aí ganhar sozinho é outra história… Ai qui dor!

Itajaí Open 2026

O secretário de Comunicação da prefa pexêra, Théo Cevey, em contato com o socadinho escriba, esclareceu que o torneio internacional de tênis, o Itajaí Open 2026, que aconteceu no Itamirim Clube de Campo, não tem relação com o município no quesito de investimentos.

Para o mundo

O Théo fala que a única “colaboração” da prefa foi franquear o uso do átrio do paço da Vila Operária para que fizessem o lançamento do evento de cunho internacional, e que levou o nome da cidade com mídia espontânea em canais como o ESPN e Disney+, que transmitiram o torneio para o Brasil e o mundo, frisa o chefão da comunicação.

Ganha todo mundo

O abobrão da comunicação institucional da prefa conta ainda que além da mídia “gratuita” de Itajaí, o evento em si trouxe dividendos pra rede hoteleira, restaurantes, entre outros setores da economia da city pexêra.

Apoio

Por fim, Théo ressalta que o prefeito Robison Coelho (PL) ficou animado pela escolha de Itajaí, inclusive pelo incremento do esporte e que não só gostaria, como tem o seu apoio (do alcaide) pra que volte a ser realizado no município.

PALHAÇO DA corte

O sábado foi movimentado na Dubai city por conta de um vídeo do Ed Junior, diretor geral de Cultura do governo da prefeitona dos bairros, Juliana Pavan (PSD), que resolveu largar a cultura e abraçar de vez a palhaçada institucional.

Quinta série?

O Ed, em vez de cuidar da agenda da Maravilha do Atlântico, preferiu brincar de comediante de Instagram com piada de quinta série e insinuação rasteira. Cargo público não é picadeiro, mas ele insiste em fazer graça com o dinheiro do contribuinte.

Sem graça

O “influencer frustrado” Ed Júnior achou bonito jogar indireta com cheiro de alcova em rede social, falando sobre uma mulher que ele insinuou ter ido para Brasília na caminhada do Nikolas Ferreira (PL), para fazer massagem no vereador Guilherme Cardoso (PL) que participou do bate pé do deputado federal.

Limite

O servidor metido a pseudo humorista expôs a senhora e o vereador para fazer graça e acabou levando um esporro do pai do vereador em praça pública. Lógico que entendo, mas não defendo a atitude do pai do parlamentar de ir tirar satisfação. Mas...

Não é absoluta

Quem me acompanha há mais de duas décadas sabe que sempre levei com bom humor os escritos na coluna Jotacê e no Blog do JC, além dos vídeos no Instagram @jcdiarinho. Contudo, tudo tem limite. A liberdade de expressão não é absoluta.

O prefeito Robison Coelho (PL) e o presidente da piramidal, Fernando Pegorini (PL), prestigiaram a final do Itajaí Open de tênis
O prefeito Robison Coelho (PL) e o presidente da piramidal, Fernando Pegorini (PL), prestigiaram a final do Itajaí Open de tênis

 

Palco de palhaço?

O que o Ed fez não é sátira, é fofoca de rodinha de bar, só que com crachá pendurado no pescoço. Afinal, independentemente de os vídeos serem feitos durante (o que não phode) o seu trabalho ou não, ele é um servidor público e faz isso pra atacar os opositores do governo. Ou será que (a) Fundação Cultural virou palco de “palhaço” que faz deboche barato?

Diretor de meme?

BC precisava de gestor. Recebeu influencer de gabinete; Ed Júnior trocou edital por story e acha que está fazendo “arte”. Está mesmo: a arte de passar vergonha em público. Quando o riso vira insinuação, a conta chega. Ed Júnior plantou provocação e colheu confusão. Agora posa de vítima, mas foi ele quem abriu a porteira do circo. Quem brinca com fogo depois reclama da fumaça...

Chorão

Após levar o esporro do pai do vereador Guilherme Cardoso, o “comediante” Ed Júnior fez um vídeo “chorando” que tinha sido humilhado em praça pública, nem parecia o machão comediante do vídeo anterior, e levou pau em postagens da matéria no Instagram, sobrando inclusive para a prefeita Juliana Pavan. Oh Pai!

Frase do dia:
“As pessoas poderiam aprender muito com seus erros, se não perdessem tanto tempo negando-os”
Carl Jung

Engraçadinho

As línguas frouxas dizem que não é a primeira vez que Ed Júnior faz vídeos ridicularizando pessoas que são oposição ao governo, ele já fez vários e só não deu merda antes por sorte, mas uma hora a conta chega e parece que chegou. Vamos ver qual vai ser a ação da prefeita em relação ao assunto – por enquanto está um silêncio sepulcral.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você acha do carnaval de Itajaí sair do Mercado Público?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Venezuela

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Venezuela

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

Justiça climática

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Além do Globo de Ouro

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil

MARIJUANA

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil



Colunistas

MDB prepara saída do governo de SC

Coluna Acontece SC

MDB prepara saída do governo de SC

Coluna Exitus na Política

Coletar as penas de almas penadas

Prefeita é mais macho que muito homem

JotaCê

Prefeita é mais macho que muito homem

Baby Celeste

Jackie Rosa

Baby Celeste

Feminicídio

Charge do Dia

Feminicídio




Blogs

Gestão humanizada mistura esporte e empreendedorismo

A bordo do esporte

Gestão humanizada mistura esporte e empreendedorismo

Vereador cassado por rachadinha é nomeado assessor do Sapatinho

Blog do JC

Vereador cassado por rachadinha é nomeado assessor do Sapatinho






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.