ALAGAMENTOS
Defesa Civil faz mutirão para resgate de pessoas em áreas de risco de Itajaí
Murta é o bairro mais atingido pela inundação
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
A cidade de Itajaí já atendeu mais de 30 ocorrências relacionadas às chuvas e a maior parte delas é de resgate a pessoas ilhadas por causa de alagamentos e inundações. Houve um deslizamento de terra na entrada do bairro Santa Regina e outros chamados para desobstrução de bueiros. Desde sexta-feira são 75 ocorrências atendidas.
Até o domingo os bairros mais atingidos foram Murta, Cordeiros, Cidade Nova e São Vicente. Na Murta, o GAP, grupo especial da Codetran, utilizou um barco para resgatar uma família.
A dona Tânia, que mora sozinha na Vila da Miséria, foi uma das pessoas resgatas. Ela mora na rua de acesso ao estaleiro Oceana, em uma transversal da rua Eugênio Pezzini. A água não tinha invadido o local ainda, mas ela estava ilhada e sem conseguir mais sair de casa.
Tânia pediu ajuda para o resgate e foi retirada de casa pelo GAP. Ela e outras pessoas a chegarem à área seca da localidade. Bastante emocionada ao sair do carro da Codetran, dona Tânia relatou à reportagem o medo de ficar presa em casa. “Eu caí... Na minha casa faltava meio metro pra água entrar. Eu tô com pneumonia”, contou, chorando, à reportagem.
Na região da Murta, a parte mais afetada são as transversais da rua Eugênio Pezzini, atrás da GDC, e as proximidades do mercado Verde Vale, na região da subprefeitura de Cordeiros.
Dajlma e Monique Silva, mãe e filha, tem 73 e 42 anos, e enfrentam o risco de enchente em Itajaí pela primeira vez. Elas caminhavam pelas ruas tomadas pelas águas do loteamento Jardim Esperança. “Faz só um ano que moramos em Itajaí e estamos bastante assustadas. Estamos indo para minha irmã no bairro São Vicente”, contou Monique, abraçada com a mãe, levando uma criança da família e um gato. Os alagamentos tomam as transversais da avenida Reinaldo Schmithausen, principalmente nos finais das ruas.
Nas últimas 48 horas choveu em média 60 milímetros na cidade, segundo a Defesa Civil. Com a previsão de mais chuva ao longo do dia e tendência de elevação do nível dos rios, a Defesa Civil publicou um alerta para inundações graduais em áreas ribeirinhas ao longo da tarde de domingo, especialmente a partir do meio da tarde. Os bairros Salseiros, Murta, Cordeiros (parte baixa), Cidade Nova, Nova Brasília, Canhanduba, Dom Bosco, São Vicente, Bambuzal, Imaruí e Itaipava (áreas próximas às margens do rio Itajaí-mirim) serão as mais afetadas.