Itajaí-Açu
Vídeo: barquinho de resgate vira e homem se agarra em troncos ao ser levado pela correnteza
Vítima, de 65 anos, ajudava desabrigados
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
Uma lancha do Nepom da Polícia Federal salvou a vida de Luís Carlos Pereira, de 65 anos, por volta das 17h deste domingo. O homem naufragou numa pequena embarcação é só teve tempo de se agarrar em troncos quando começou a ser levado pela correnteza. Ele tentava ajudar as vitimas de alagamentos na região do Ribeirão da Murta, em Itajaí, quando o barco virou e ele foi levado pela forte correnteza para o rio Itajaí-açu.
A sorte de Luís Carlos é que a equipe do Nepom fazia uma fiscalização às margens dos rios Açu e Mirim, para alertar aos pescadores para reforçarem a amarração dos barcos para evitar a soltura, quando começaram a ouvir alguém gritando por socorro.
"Olhamos para a água e vimos o senhor agarrado aos troncos de árvores, sendo levado pela correnteza na direção do mar", conta o chefe do Nepom, Jorge Froeder.
Luís Carlos estava sem colete salva-vidas, usando um boné e capa de chuva.
Os policiais resgataram Luís Carlos para dentro do barco. Ele contou que estava na água há cerca de 15 minutos e estava com início de hipotermia. Como sentia muito frio, ele falou pouco com os policiais, apenas informou que mora em Cordeiros.
O homem foi levado para o píer do Centreventos, onde a ambulância do corpo de bombeiros fez os primeiros socorros. Ele foi levado para o hospital Marieta.
A Marinha do Brasil alertou sobre a forte correnteza, além dos entulhos que estão descendo pelo rio causando risco à navegação.