ITAJAÍ
Mãe processa Hospital Pequeno Anjo por suposta negligência médica
Menina de dois anos teve gaze esquecida dentro do corpo
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Ianca Larissa da Silva de Souza, mãe da menina de dois anos que teve a gaze esquecida dentro do corpo após uma cirurgia, entrou com um processo contra o Hospital Infantil Pequeno Anjo, de Itajaí. A mãe acusa o Pequeno Anjo de negligência médica e pede uma indenização.
O processo é uma ação judicial para apurar o suposto erro médico cometido e o processo ainda está em trâmite na justiça.
A menina passou por uma cirurgia de reimplante de ureter (procedimento que cria uma nova conexão entre o ureter e a bexiga) no dia 31 março, mas a gaze só foi descoberta no quarto retorno da paciente ao hospital, no dia 17 de maio, quando o objeto foi retirado.
O DIARINHO noticiou o caso quando Ianca denunciou o erro médico. Na mesma semana, o Instituto de Saúde Santa Clara, gestor do hospital, informou que seria aberta uma investigação interna para apurar responsabilidades sobre o ocorrido.
Segundo o hospital, a sindicância ainda não foi concluída. Até o momento, o Pequeno Anjo diz que já atendeu às medidas de segurança da paciente e vai tomar ações de responsabilização após a conclusão da sindicância, que tem previsão para o final de julho.
Erros médicos
Ianca acrescenta que, após a retirada da gaze, ela e a filha retornaram ao hospital para buscar o prontuário e para uma consulta, no dia 23 de junho, com a nefrologista, que sequer teria conhecimento sobre o erro médico. “Ela ficou sem palavras, porque até o momento não sabia dessa informação. Não estava no prontuário até aquele momento”, relata a mãe.
Na consulta, a médica fez um ultrassom do rim e da bexiga, porque as infecções que a paciente teve durante quase dois meses poderiam ter deixado uma cicatriz na bexiga. De acordo com Ianca, sua filha realmente ficou com cicatrizes na bexiga, mas saiu com o rim ileso.
A mãe diz que buscou um esclarecimento do hospital e contato com o médico que fez a cirurgia, mas não teve êxito porque ele estaria de férias.