Artistas
Material reciclável vira obra de arte em creche de Itajaí
Aula sobre meio ambiente se transformou em exposição
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Os alunos do CEI César Martinho Ferreira, no bairro Fazenda, em Itajaí, que tem entre 3 e 4 anos, desenvolveram o projeto “Nem todo Lixo é Lixo: Reciclando práticas por uma Atitude Sustentável”, com a professora Thayza Cláudia da Rosa.
A turminha do Jardim I iniciou o trabalho com a leitura da história “O Planeta Terra”, de Todd Parr. O livro iniciou a garotada no tema sustentabilidade de maneira lúdica.
As crianças levaram os ensinamentos pra casa e, junto dos pais, juntaram diversos materiais recicláveis. Todas as embalagens foram levadas ao CEI e serviram de base para montar a exposição “Do Lixo à Arte”.
As obras feitas em sala de aula foram inspiradas na arte do artista plástico brasileiro Vik Muniz, que utiliza materiais semelhantes. Os materiais que iriam para o lixo viraram peças de exposição e brinquedos feitos pelos 25 alunos.
Além de desenvolver a consciência dos pequenos, a professora inscreveu a iniciativa no Prêmio Mérito Educacional 2023, da Secretaria de Educação.
A diretora Josete Daniela Machado da Silva elogia a iniciativa como uma forma das crianças, além de aprenderem sobre o tema, construírem os materiais e desenvolverem o gosto pela arte nacional.