Porto de Itajaí
APM Terminals anuncia que está abandonando o porto
Prefeitura abre edital pra contratar nova empresa parceira para tocar os berços 1 e 2 do cais itajaiense
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
A APM Terminals anunciou através de uma nota oficial o que todo mundo já sabia só de olhar o porto de Itajaí: a empresa vai deixar de operar na cidade e está indo embora depois de 22 anos de operações no porto de Itajaí.
A concessionária decidiu não renovar o contrato transitório que tinha validade de seis meses ou até quando fosse divulgado o edital de arrendamento definitivo do terminal Itajaiense. A atual arrendatária encerrará oficialmente as atividades no cais a partir de 30 de junho.
A superintendência do Porto de Itajaí confirmou, após o anúncio oficial da empresa, que na próxima segunda-feira será lançado um novo processo licitatório simplificado para contratar uma empresa disposta a tocar os berços 1 e 2 do terminal.
A decisão, segundo a APM, foi tomada em comum acordo com a superintendência do Porto de Itajaí. “Assim, a partir do dia 1º de julho de 2023, uma transição administrativa e operacional se iniciará com o novo arrendatário da área, a ser definido pela Autoridade Portuária de Itajaí em um novo processo”, disse a nota da APM.
Governo federal não publicou edital
O governo federal ainda não publicou o esperado edital de arrendamento definitivo das áreas operacionais do porto de Itajaí. “Esse anúncio da saída da APM Terminals, uma grande parceira de Itajaí há mais de 20 anos, mostra a dificuldade atual dos operadores fecharem contratos nesse período de transição do cais. Vamos colocar o edital na praça, de modo a encontrarmos um novo operador, mas ao mesmo tempo reiteramos o pedido ao governo federal para que acabe com essa insegurança e faça logo o leilão definitivo da operação em nosso terminal”, disse o prefeito Volnei Morastoni (MDB).
Volnei Morastoni ainda informou que terá uma audiência em Brasília com o ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, na próxima semana.