Secretário de Educação nega prazo pra desocupação de imóvel ainda em maio
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Terreno da creche dará lugar à construção de prédio
(foto: Arquivo)
Terreno está em projeto de permuta pra construção de nova creche nas proximidades (Foto: Arquivo)
Pais de alunos e professores do Núcleo de Educação Infantil (NEI) do bairro Pioneiros, em Balneário Camboriú, estão preocupados com um possível fechamento da unidade antes da construção da nova creche prevista em acordo pra desocupação da área. Informações que circulam entre as famílias é que a unidade deve ser fechada nesse mês, o que o secretário de Educação, Marcelo Achutti, desmentiu.
Continua depois da publicidade
O terreno onde funciona a creche é particular e foi vendido para a construtora FG. Um processo de permuta com a empresa prevê a construção de uma nova creche em área próxima, que passará ...
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO? Faça seu cadastro e tenha 10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora e tenha acesso ilimitado!
Faça login com o seu e-mail do Google:
OU
Se você já tem um login e senha, por favor insira abaixo:
O terreno onde funciona a creche é particular e foi vendido para a construtora FG. Um processo de permuta com a empresa prevê a construção de uma nova creche em área próxima, que passará a ser patrimônio da prefeitura. Em troca, a construtora poderá usar os direitos de potencial construtivo do terreno no empreendimento previsto na atual área da creche ou em outros imóveis.
Continua depois da publicidade
O projeto pra desocupação do imóvel já foi autorizado pelo Conselho da Cidade em 2022. Mas a permuta ainda depende de autorização na Câmara e prevê que a creche só será desativada quando a nova unidade estiver pronta. Nesse mês, porém, pais de alunos e funcionários relataram um suposto despejo, com a escola devendo ser desocupada já em maio.
Ainda sem a nova creche, os alunos seriam atendidos por meio de compra de vagas em creches particulares e os professores seriam realocados na rede, segundo relatos de pais que receberam as informações. A preocupação com uma possível mudança é que as crianças poderiam ter que estudar fora do bairro. Atualmente, a creche que funciona numa ampla área verde oferta 160 vagas.
Continua depois da publicidade
De acordo com o secretário de Educação, Marcelo Achutti, há um processo judicial em andamento onde a construtora pede o terreno, mas ele negou que há prazo pra fechar a creche neste mês. O secretário disse que conversou com pais de alunos para tranquilizar sobre a situação, afirmando que o atendimento na unidade segue normalmente.
Segundo ele, tá rolando “fake news” de que a creche vai acabar, mas por motivações políticas. “A gente está conversando com a comunidade. O que há, sim, é um burburinho político de que estão querendo acabar com o NEI Pioneiros”, comentou. Marcelo informou que o município está trabalhando para garantir a creche no bairro.
Ele ressalta que o prédio atual precisa de reforma, mas como o contrato de locação não foi renovado e há a demanda judicial, fica inviável fazer melhorias. “Nós temos hoje a posse do imóvel, mas não temos contrato pra fazer investimentos”, considera.
Construção da nova creche precisa de aprovação da câmara
Nova creche terá 1400 m2 de área construída
Sobre a construção da futura creche pela dona do terreno, o secretário explica que a obra é uma medida compensatória. Apesar de o processo já ter sido deliberado pelo Conselho da Cidade, a permuta precisa ser aprovada pela Câmara de Vereadores por meio de projeto de lei.
Continua depois da publicidade
Marcelo afirma que há uma “vontade” da construtora pela obra, mas ainda sem previsão de sair do papel.
A FG Empreendimentos informou que o projeto está em fase de aprovação nos órgãos competentes. A futura sede da creche é prevista em terreno da empresa entre as ruas Alípio Meirinho e Egídio Crispim, a cerca de 200 metros do atual endereço.
O projeto é de uma estrutura moderna, com 1,4 mil metros quadrados de área construída. Pela permuta, o imóvel – com terreno e edificação – serão passados pro município após a construção
Ah, mais uma coisa. A imensa maioria dos pais não trocaria o NEI pioneiros que é referencia em qualidade por qualquer "voucher" de escola particular como tem sido falado nos "burburinhos". Peço Sr. Secretário e Sr. Prefeito é fácil acabar com os "burburinhos" e "fake news" é só se posicionar oficialmente perante a comunidade escolar, aos municípes e a imprensa de que o NEI só sairá do seu endereço atual mediante o término da obra nova a ser feita pela construtora conforme acordo. Ah, Ministério Público e Câmara de Vereadores seria ótimo um posicionamento também. Obrigado
Tatiana Dias
08/05/2023 13:47
Porque este secretário e até o Sr. Prefeito, para tranquilizar a comunidade escolar, não fazem uma declaração oficial dizendo que os alunos e professores só serão removidos após a conclusão da obra da nova escola, conforme foi acordado com o conselho das cidades ? O secretario afirmou, segundo a reportagem, que o prazo não seria em maio. mas também não deixou claro que o NEI só sairia dali após a conclusão da obra a 200 metros do atual endereço. Esta situação ocorre há anos e por que não se resolve ? aí o secretário fala em "burburinho" politico. Também pudera né secretário ? O Sr. Prefeito foi capaz de realizar a extensão da faixa de areia e não consegue viabilizar a construção de uma nova escola em um terreno que já existe e ainda a ser construída por uma das maiores construtoras do Brasil que poderia fazer a obra em tempo recorde. Sim Sr. Secretário e Sr.Prefeito com este cenário não há como não surgir "burburinho" politico.
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.