Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Machismo com vereadoras é punido


Machismo com vereadoras é punido
(fotos: divulgação)

Internet não é terra sem lei! Dona Justa eleitoral condenou autor de um perfil fake por ataques machistas contra vereadoras pexêras

 

 

Abriu a porteira

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

 

 

Abriu a porteira

A saída do professor Silvano Amaro e do marido da Barbie, o Ken Becherer, do comando da Educação pexêra, depois da torcida do Flamengo, do Corinthians, do Marcílio e até do Barra reclamarem da condução da pasta, abriu a porteira das trocas de secretários municipais no atual governo. O primeiro é sempre mais difícil, mas cá entre nós, tava na cara que era questão de tempo, né?

 

Não encaixa

Antes mesmo da posse do prefeito Robison Coelho (PL) muita gente soprava a esse pançudinho que o Ken Becherer não se encaixava com o novo governo que assumiria. Com passagens em cargos ligados ao MDB, sem nunca ter deixado marcas de um grande gestor, pelo contrário, sempre envolto em polêmicas e desconfianças, tava na cara que não ia dar certo.

Aposta alta

Já a nomeação do professor Silvano como secretário era aquela aposta alta que sempre falei. Trazer caras com currículos acadêmicos invejáveis ou dá muito certo ou muito errado; quase sempre muito errado. Infelizmente, o ano foi perdido enquanto gestão na Educação pexêra e o ex-bagrão, digo, ex-secretário não conseguiu ser líder para além do seu brilhante currículo junto à universidade.

Robison salvou

A impressão que dá é que o próprio prefeito Robison Coelho, com seu ímpeto de levar as coisas adiante, foi quem salvou a Educação da city de um fiasco histórico. Se não fossem os anúncios de novas unidades de ensino, promovidos muito em função das cobranças e insistências do alcaide, o mico teria sido muito maior.

Se coçarem

E é bom que a abertura de porteira faça outros secretários se coçarem. Tem gente ainda no modo meio expediente: devagar, quase parando. Outros deslumbrados achando que viraram deuses depois de serem nomeados no primeiro ou segundo escalão. As mudanças devem continuar e o Diário Oficial, depois de só trazer nomeações, deve estampar várias exonerações de alto escalão.

 

Mais um baita equipamento do Parque Unipraias de BC será inaugurado nesta sexta-feira. Trata-se da Super Gyro Tower, uma torre que permite visualizar as belezas da Dubai brasileira de uma altura de 300 metros. Coisa de primeiro mundo
Mais um baita equipamento do Parque Unipraias de BC será inaugurado nesta sexta-feira. Trata-se da Super Gyro Tower, uma torre que permite visualizar as belezas da Dubai brasileira de uma altura de 300 metros. Coisa de primeiro mundo

 

 

Inadmissível

Acho mesmo inadmissível que no meio de eventos importantes como a Marejada e a Liga de Beach Soccer tenha abobrão do governo que se dê ao luxo de passar o fim de semana na serra ou entocado em casa, coçando sacarias ou periquitas, sem dar as caras nos eventos ou mobilizarem seus subordinados a prestigiar as ações do governo. Que tipo de time é esse, onde muitos pensam só no holerite? Acorda, raça!

Superatração

Mais um baita equipamento do Parque Unipraias de Balneário Camboriú será inaugurado nesta sexta-feira. Trata-se da Super Gyro Tower, uma torre que permite visualizar as belezas da Dubai brasileira de uma altura de 300 metros. Coisa de primeiro mundo e mais uma marca de um grupo que não para de inovar o turismo de Santa Catarina.

Parque Unipraias

A supertorre que gira tem 59 metros de altura e foi construída em cima do Morro da Aguada, que faz parte do Parque Unipraias. Um equipamento de turismo único pela beleza e integração com a natureza, que traz a marca do visionário e saudoso Júlio Tedesco. Parabéns às famílias Bogo e Tedesco que estão à frente do empreendimento. E parabéns a Dubai brasileira, cada vez mais inovadora e exclusiva.

na mira

Voltou a pipocar uma enxurrada de denúncias a respeito do mau atendimento prestado pela empresa que opera o ferrolho entre Itajaí e Navegantes. Usuários reclamam de dificuldades para efetuar o pagamento da passagem por pix e relatam estar sendo coagidos por funcionários a utilizar dinheiro em espécie para embarcar. O assunto já entrou na mira do deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD).

Voz ativa

O Napo tem sido uma voz ativa na Leléia na fiscalização da empresa que opera a travessia há décadas. Além de promover audiência pública e fazer diligências cobrando ações do governo do estado.

 

A informação que pipoca é que querem trocar o comando do Porto de Itajaí de Santos pra um porto do nordeste. Será que pode piorar ainda mais?
A informação que pipoca é que querem trocar o comando do Porto de Itajaí de Santos pra um porto do nordeste. Será que pode piorar ainda mais?

 

 

Tolerância zero

O Napoleão esteve à frente do processo que culminou com a aprovação da lei que obrigou o ferrolho a adotar métodos de pagamento alternativos ao dinheiro. Diante da situação, o deputado tem prometido tolerância zero aos descumprimentos da lei.

Cadê a fiscalização?

O primeiro passo, de acordo com ele, é acionar o governo do estado para que se averiguem os casos relatados e se cumpra o dever de fiscalizar a travessia, considerada essencial para a mobilidade na região.

 

“Não se confunda, eu evito um conflito porque tenho medo de mim, não de você” - Pai Atanásio

 

De zóio

Napo também segue de zóio no calendário: segundo determinação do Tribunal de Contas (TCE/SC), o estado precisa publicar o edital de licitação para concessão do ferry boat até março de 2026. Atualmente, o serviço é regido por um contrato emergencial.

Travessia com qualidade

“A concessão do ferry boat, por intermédio de um contrato com regras claras e obrigações definidas, é o caminho para garantir uma travessia com a qualidade que os usuários almejam”, pontuou Napo em contato com este pançudinho pelo zapzap.

 

O deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD) vai pra cima do ferrolho
O deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD) vai pra cima do ferrolho

 

 

Cumprir a lei

O deputado ainda defendeu que o cumprimento das gratuidades asseguradas por lei, embarcações mais modernas com acessibilidade, e infraestrutura que garanta mais conforto e segurança para o embarque e desembarque de passageiros.

Bonde

O prefeito navegantino Liba Top, ops, Liba Fronza (PSD) tá firme no propósito de viabilizar a conexão entre as 11 cidades da Amfri. Ele e outros prefeitos da região, incluindo o presidente da Amfri, o sorridente Thiago Baltt (MDB), de Piçarras, estiveram em Curitiba nesta semana para conhecer o Bonde Urbano Digital (BUD).

Prefeitos

Liba, junto com Baltt, o prefeito coronel, digo, Leonel Pavan (PSD), de Camboriú, Joel Lucinda, de Porto Belo e o vice-prefeito de Balneário Camboriú, o dublê de vampiro italiano Nilson Probst (MDB) foram recebidos pelo governador Ratinho Júnior (PSD) na ocasião. O BUD está em fase de montagem para operar na região metropolitana de Curitiba, o que deve rolar a partir de novembro.

 

Brilhou os zóios dos alcaides.  A prefeitada da Amfri esteve em Curitiba, ao lado do governador Ratinho Júnior (PSD), pra conhecer o BUD – Bonde Urbano Digital
Brilhou os zóios dos alcaides. A prefeitada da Amfri esteve em Curitiba, ao lado do governador Ratinho Júnior (PSD), pra conhecer o BUD – Bonde Urbano Digital

 

 

Tecnologia

O BUD transita em trilhos “virtuais”, com marcações digitais e sensores de precisão para indicação do caminho. Com 30 metros de comprimento e três eixos, cada veículo tem capacidade para 280 passageiros, ar-condicionado, operação bidirecional e pode alcançar 70 km/h. É o bicho!

Mais barato

A nova tecnologia brilhou os zóios do prefeito Liba Fronza já que chega como uma possível substituição ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Como é guiado no asfalto mesmo por indução magnética, o BUD não exige a necessidade de trilhos, reduzindo os custos de implantação.

Condenado!

A dona Justa condenou o autor de um perfil anônimo no Facebook responsável por publicar enquetes machistas e depreciativas contra vereadoras de Itajaí em 2021. A sentença: um ano, quatro meses e 20 dias de detenção em regime aberto, 53 dias-multa e R$ 10 mil de indenização por danos morais para cada uma das três parlamentares que registraram boletim de ocorrência: Anna Carolina, Aline Aranha e Christiane Stuart.

Perfil apócrifo

As ofensas foram feitas pelo perfil apócrifo “Xau Volnei Ozonho” e tinham como alvo as vereadoras, a minha ex-musa BBB, a Dom Quichata Anna Carolina (PSD), a acelerada Aline Aranha (sem partido), a bela do Selmo, Christiane Stuart (PSD), Célia Regina da Costa, a Célia do Elói (MDB) e a cultural Hilda Deola (PDT).

Ataques

As publicações promoveram enquetes do tipo “vereadora mais baranga” e “milf favorita” — termo tão chulo que precisei até dar um Google: vem do inglês e significa “mãe sexualmente atraente”. Conteúdo que gerou repúdio geral, principalmente entre parlamentares e mulheres da cidade. Um absurdo!

Discurso x ação

Demorou quase quatro anos para sair a sentença — e ela só foi possível graças ao boletim de ocorrência registrado por Anna Carolina, Aline Aranha e Chris Stuart. Já Hildinha e Célia preferiram deixar o caso quieto, mesmo ocupando cargos que carregam consigo o peso da representatividade feminina. Se omitir diante de um episódio como esse é, no mínimo, incoerente com o discurso de defesa das mulheres na política. Representatividade também se faz com atitude.

Valentão só atrás das telas

Durante a audiência, o autor das postagens ofensivas — que não é nenhum adolescente — ficou cara a cara com as vítimas e se borrou todo. Pediu mil desculpas pelos conteúdos publicados na página. Nem parecia o mesmo valentão que destilava ódio e misoginia atrás de um teclado. Achava que estava blindado pelo anonimato, o safardana.

Recado

Para a minha ex-musa BBB, que estava à frente da Procuradoria Especial da Mulher na época dos ataques, a condenação tem um peso simbólico forte. É mais que uma vitória pessoal: é um recado claro de que o machismo não pode ser normalizado — nem na política, nem em lugar nenhum. Nas palavras dela: “A internet não é terra sem lei. Quem comete esse tipo de violência precisa saber que há consequências jurídicas e morais”. Assino embaixo!

Pela mídia

O intrépido e destemido Pai Atanásio que tudo ouve e a todos vê, confidenciou para mãe Jacira que o ex-coordenador de trânsito da Dubai brasileira, Rildemar Barbosa, teria ficado sabendo da sua exoneração pela imprensa. Rildemar caiu após a sua ex-cara-metade gravar vídeos nas redes sociais com ataques e denúncias cabulosas.

Inocentes

A mãe Jacira, que estava do lado da prefeitona Juliana Pavan (PSDB), já ficou toda cabreira e cheia de receio quanto a possível inocência de Barbosa, até porque todos são inocentes até que se prove o contrário. E as provas cabem aos peritos e aos juizados. Sem fazer juízo de valores, destacou a patroa do Atanásio, com um compêndio sobre o direito em mãos.

Nos tribunais

Jacira resmungou que o advogado que estava com a “causa” seria experiente, o pai do ex-vereador Leonardo Piruka seria o defensor público de Barbosa e a peleia jurídica entre o ex-casal não deve ficar apenas nos posts e prints de conversar, podendo chegar aos tribunais e estâncias superiores, tamanha a celeuma.

Ágil

O que o governo deixou claro com a exoneração de Barbosa é que a prefeita Ju Pavan não quer saber de qualquer ato que possa prejudicar a imagem do governo e que o diga o Egovaldo, o sumido Evaldo Hoffmann. O caso Barbosa mostra que a mandachuva de BC, a Ju, foi ágil ao avaliar a denúncia e exonerar horas após, mas e se os tribunais absolverem Rildemar?

Quem matou Odete, ops, quem indicou Barbosa?

Ou se as denúncias da ex atingem gente importante do governo? Quem indicou Barbosa ao cargo? Essas perguntas estão sendo feitas assim como: “Quem matou Odete Roitman?”. Esse colunista pançudo aceita palpites para novos capítulos dessa trama familiar. O Brasil quer saber!

Betinho cassado

O vereador tucano de Urubici, Gilberto Morgan, o Betinho (PSDB), teve os direitos políticos cassados por quatro anos e deve perder o mandato. O Betinho foi reeleito pra ocupar a cadeira estofadinha da casa do povo de 2025 a 2028. O Ministério Público da Santa & Calorenta Catarina moveu uma ação civil que levou à decisão na dona Justa.

Caranga oficial chapada de cerveja

A cassação do mandato de Betinho se deu por conta de, no recesso parlamentar em 2019, acompanhado do também vereador José Luiz de Andrade (MDB), os dois terem sido flagrados num carro oficial com uma porrada de caixas de cerveja no porta-malas. A bronca é de 2019 e, além de Betinho, o ex-vereador José Luiz Andrade também teve os direitos políticos cassados.

Rainha do carnaval

Logo após vazar a situação, a Polícia Civil foi pra cima, instaurando um inquérito que indiciou os vereadores Betinho e José por peculato. A câmara de vereadores também instalou uma Comissão Especial de Investigação, a qual concluiu que houve um ato de improbidade administrativa. A cerveja estava sendo levada pra um evento da rainha do carnaval, que era sobrinha de um dos vereadores.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que mais te irrita quando acaba a luz?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

PL ANTIFACÇÃO

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

“Caos climático” pode ser evitado: veja os caminhos indicados pela Ciência

MUNDO

“Caos climático” pode ser evitado: veja os caminhos indicados pela Ciência

Linha de frente da crise climática toma as ruas de Belém

CRISE CLIMÁTICA

Linha de frente da crise climática toma as ruas de Belém

Cúpula dos Povos reúne 20 mil e apresenta agenda popular para a COP30

COP30

Cúpula dos Povos reúne 20 mil e apresenta agenda popular para a COP30

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers

CRIPTOMOEDAS

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers



Colunistas

Coluna Exitus na Política

Vaias da vitória: ídolos, vingança e sentimentalismos

Cuidado com o golpe do bilhete premiado

Charge do Dia

Cuidado com o golpe do bilhete premiado

Flores na Matriz

Clique diário

Flores na Matriz

Refém do Senado

Coluna Esplanada

Refém do Senado

Jorginho pode ficar isolado

Coluna Acontece SC

Jorginho pode ficar isolado




Blogs

Uma lei para dar dinheiro para os ricos de Itajaí ?

Blog do Magru

Uma lei para dar dinheiro para os ricos de Itajaí ?

Longevidade!

Blog da Ale Françoise

Longevidade!

Eterna Mente — Reflexão de Leitura

VersoLuz

Eterna Mente — Reflexão de Leitura

Inflamação Silenciosa: o inimigo oculto

Espaço Saúde

Inflamação Silenciosa: o inimigo oculto

Cada vez pior

Blog do JC

Cada vez pior






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.