Mais tecnologia
Tecnologia transforma carro elétrico em bateria bidirecional
Veículo pode servir como reserva de energia em caso de desastres naturais
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Em meio aos esforços para o combate às mudanças climáticas, a redução de emissões dos gases de efeito estufa exige grandes mudanças na forma como o planeta gera e distribui a eletricidade. Neste sentido, a Nissan está desenvolvendo tecnologia para permitir que carros elétricos sejam usados como carregadores bidirecionais - se alimentando e fornecendo energia.
A tecnologia inclui os sistemas de recarga dos tipos V2H do carro para a residência, V2B do carro para o edifício e V2G do carro para a rede, ou seja, esses sistemas bidirecionais fazem com que a bateria dos elétricos transfira sua própria energia para outras fontes, para recuperá-la mais tarde, fazendo a recarga novamente pela rede pública fora dos horários de pico de consumo de energia.
O carro-conceito Re-Leaf, que conta com a tecnologia V2H, está sendo desenvolvido e testado no Reino Unido para demonstrar o potencial dos elétricos na gestão de desastres naturais, fornecendo energia em locais atingidos por terremotos, por exemplo.