Concessão suspensa

Antaq suspende o arrendamento provisório do porto de Itajaí

Antaq cobrou mais dados que deem segurança sobre manter as operações do porto com empresa provisória

Processo para contratação da Ctil Logística está suspenso 
 (Foto: Paulo Giovanny)
Processo para contratação da Ctil Logística está suspenso (Foto: Paulo Giovanny)

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) suspendeu os dois processos seletivos simplificados lançados pela superintendência do Porto de Itajaí para contratação de novos operadores. Está suspenso o processo que visava contratar um arrendatário para operar provisoriamente a área ocupada hoje pela APM Terminals, berços 1 e 2, e também o processo ligado às operações portuárias de cargas gerais e de celulose, que são realizadas nos berços públicos 3 e 4. O porto tem 15 dias para apresentar à Antaq dados sobre a capacidade técnica e operacional da Ctil Logística.

Por conta do contrato de arrendamento com a APM se encerrar no final deste ano, a superintendência do Porto de Itajaí havia lançado processo seletivo simplificado para contratação de um novo arrendatário provisório. A empresa Ctil foi a vencedora do certame e assumiria as operações a partir de 2023, mas a APM apresentou denúncia à Antaq tentando reverter o processo.

Continua depois da publicidade

Na quinta-feira, uma reunião ordinária da diretoria da Antaq analisou a denúncia e se manifestou sobre o impasse. A agência decidiu suspender o processo seletivo simplificado para exploração da área dos berços 1 e 2, em regime transitório, até o lançamento do edital para a privatização total do cais pelo governo federal.

O órgão entendeu que houve risco de violação do interesse público nas operações. “O desfecho do processo licitatório é fundamentar o contrato de transição, se esse processo licitatório não suprir aquelas necessidades, aqueles requisitos que são estabelecidos para a celebração de um contrato de transição, acho que é muito prudente essa atuação da agência no sentido de resguardar e suspender o processo desde já”, decidiu o diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery.

Continua depois da publicidade

Nery alega que há questões que são importantes e essenciais no contrato de transição que precisam ser demonstradas. “Uma delas é a demonstração de que o futuro contratado vai ter condições de manter a capacidade operacional existente, não só de movimentar a carga no cais, mas também de ter condições comerciais de atrair cargas e manter uma movimentação pelo menos mínima, que atenda as demandas de um porto tão importante. Outras questões também precisam ser demonstradas, como as questões alfandegárias”, argumentou. 

A Antaq abriu prazo de 15 dias corridos para que a Autoridade Portuária responda sobre as questões apontadas pela agência. Para seguir com o processo seletivo, a Antaq quer que o porto demonstre a continuidade das operações de movimentação de cargas em Itajaí.   

“O diagnóstico da agência está sendo prevenir até algum tipo de insegurança jurídica em relação ao prosseguimento das operações naquela área. Alguns questionamentos que vão poder ser agora apresentados pela superintendência. A gente sabe que a superintendência tem feito esse esforço, reconhece, mas em nome da continuidade da operação, não pode ser somente analisada a entrada de aumento de receita no porto”, disse Nery.

Porto diz que vai apresentar informações solicitadas

Segundo o superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, o processo foi suspenso pela Antaq para que a autoridade portuária demonstre a capacidade técnica e operacional da Ctill Logística, vencedora do processo simplificado, para operar o cais itajaiense.

“Eles suspenderam a análise do processo e nos deram 15 dias para instruir o processo com relação a capacidade operacional da Ctill. A gente está trabalhando nisso, vamos apresentar currículos dos funcionários e prestadores de serviço, plano operacional e contratações já feitas por eles dos equipamentos que precisam trazer para a operação. Além de possíveis fornecedores e contratos com armadores”, informou Fábio.

O superintendente explicou que o prazo de 15 dias corridos só passará a valer a partir de segunda ou terça-feira, quando ele receberá oficialmente o documento da Antaq. “Estou otimista com a continuidade do processo, obviamente. Se o processo tivesse algum erro formal, alguma ilegalidade gritante, a Antaq já teria decidido anular o processo simplificado. Não tem nenhuma falha formal. O mérito questionado pela Antaq é se a empresa tem capacidade ou não para tocar a operação”, justificou.

Continua depois da publicidade

Após receber o retorno do porto, a Antaq voltará a analisar o processo simplificado e dará um parecer final, autorizando a operação da Ctill em Itajaí ou determinado a abertura, por exemplo, de outro processo.




Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.206

TV DIARINHO


🚗🚫 MURO DO DESABAFO! Cansado dos carros estacionados na contramão e na frente da creche em Cordeiros ...



Podcast

MPF cobra recuperação da orla da Praia Brava

MPF cobra recuperação da orla da Praia Brava

Publicado 03/06/2025 14:54



Especiais

Reconhecimento facial racista: prisão virou mercadoria para empresas, diz pesquisador

TECNOLOGIA

Reconhecimento facial racista: prisão virou mercadoria para empresas, diz pesquisador

Prefeitura barrou atuação de coletivos na Cracolândia dias antes de região ser esvaziada

SÃO PAULO

Prefeitura barrou atuação de coletivos na Cracolândia dias antes de região ser esvaziada

“Ao menos 50 crianças”: as acusações de estupro contra Padre Bernardino dos Santos

IGREJA CATÓLICA

“Ao menos 50 crianças”: as acusações de estupro contra Padre Bernardino dos Santos

Eduardo Bolsonaro e influenciadores de direita articulam punição contra STF nos EUA

NOS EUA

Eduardo Bolsonaro e influenciadores de direita articulam punição contra STF nos EUA

Diário do julgamento do golpe – Ato 4: “O que distingue as Forças Armadas de um bando?”

JULGAMENTO DO GOLPE

Diário do julgamento do golpe – Ato 4: “O que distingue as Forças Armadas de um bando?”



Blogs

Wesley Batista

Blog do JC

Wesley Batista

Atleta em remissão de câncer volta ao L'Étape Rio

A bordo do esporte

Atleta em remissão de câncer volta ao L'Étape Rio

Magnésio: O remédio natural que supera o zolpidem!” 🧠💤

Espaço Saúde

Magnésio: O remédio natural que supera o zolpidem!” 🧠💤



Diz aí

“O online não vai superar nunca o físico. A gente é de relação. A relação humana está sempre acima de tudo”

Diz aí, Michael Domingues!

“O online não vai superar nunca o físico. A gente é de relação. A relação humana está sempre acima de tudo”

Superintendente do Itajaí Shopping é o convidado do “Diz aí” desta quarta-feira

ENTREVISTA AO VIVO

Superintendente do Itajaí Shopping é o convidado do “Diz aí” desta quarta-feira

"O comunista é tudo aquilo que eu não gosto"

Diz aí, Vitor Vogel!

"O comunista é tudo aquilo que eu não gosto"

Criador do canal Vogalizando a história participa do Diz aí!

AO VIVO

Criador do canal Vogalizando a história participa do Diz aí!

“Eu acho que isso pode acontecer. Pode acontecer do PSD estar com o PL”

DIZ AÍ, FABRÍCIO OLIVEIRA

“Eu acho que isso pode acontecer. Pode acontecer do PSD estar com o PL”



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.