CPI da Pandemia

Luciano Hang diz que não é negacionista

Defesa não quis que Hang assinasse o termo de obrigatoriedade de dizer a verdade

Empresário compareceu à comissão sem pedido de habeas corpus 
(Foto: Agência Senado)
Empresário compareceu à comissão sem pedido de habeas corpus (Foto: Agência Senado)

Em sua manifestação na manhã desta quarta-feira na CPI da Pandemia no senado, o empresário Luciano Hang, dono das lojas Havan, disse não ser negacionista e rebateu acusações de ter financiado fake news sobre a covid-19 e de integrar o chamado “gabinete paralelo”. O depoimento foi retomado no início da tarde pra segunda parte.

O empresário disse que sempre defendeu a abertura do comércio e da indústria durante a pandemia pra preservar os empregos. “Sempre defendi que era necessário cuidar da saúde sem descuidar da economia, afinal uma hora a conta chega e quem paga sempre são os mais pobres”, comentou.

Continua depois da publicidade

Ele ainda ressaltou não ser contra a vacinação e que suas empresas já foram vítimas de notícias falsas. Luciano lembrou o caso em que “o povo” dizia que a Havan era dos filhos dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. O senador Humberto Costa (PT) rebateu na hora o empresário, ressaltando que quem inventou a fake news foi a deputada bolsonarista Carla Zambelli (PSL).

O depoimento de Hang começou às 10h. Ele não assinou o termo de compromisso de dizer a verdade porque a defesa alegou que o empresário seria ouvido como investigado e não como testemunha. O empresário chegou à CPI acompanhado dos senadores Marcos Rogério e do catarinense Jorginho Mello. Antes, Luciano gravou um vídeo divulgado nas redes sociais, dizendo que compareceria sem habeas corpus e tava preparado pra responder qualquer questão.

“Quero deixar claro que todas as acusações a meu respeito são mentirosas e que não existem provas contra mim”, destacou. Luciano é acusado de fazer parte do chamado “gabinete paralelo”, um grupo de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro responsável pela divulgação de informações falsas sobre a covid-19 e promoção de ações sem comprovação científica contra a doença, como o tratamento precoce com hidroxicloroquina e ivermectina.

A convocação de Hang foi sugerida pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI. Hang foi citado no depoimento de Pedro Benedito Batista Jr., diretor da empresa de planos de saúde Prevent Senior. Foi em um dos hospitais da empresa, o Sancta Maggiore, em São Paulo, que a mãe do empresário, Regina Hang, de 82 anos, morreu em fevereiro deste ano. O caso é um dos investigados no processo que apura a ocultação de mortes por covid-19 em estudo da empresa sobre o tratamento precoce.

Luciano disse que a morte de sua mãe estava sendo usada politicamente pela CPI, provocando reação do presidente da comissão, senador Omar Aziz (PSD-AM), que defendeu que a CPI agiu o tempo todo com respeito. O empresário alegou que vem sendo acusado sem provas apenas por expressar “opiniões”. Ele disse desconhecer o “gabinete paralelo” e nega ter financiado esquemas de fake news.

Antes do intervalo do depoimento, os senadores reclamaram que Luciano não estaria se restringindo a responder aos questionamentos, usando o espaço para fazer “propaganda política” e a divulgação de suas lojas. Senadores governistas não concordaram com a queixa, defendendo que o empresário poderia usar o tempo pra contextualizar as respostas dentro do tema das questões.






Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.158


TV DIARINHO


🛣️💥 TRAGÉDIA NA BR 101! Uma motociclista morreu atropelada por um caminhão em cima da ponte do rio Itajaí ...



Especiais

Vítimas esperam indenizações enquanto sócios vivem em imóvel de R$5 milhões

Caso Backer

Vítimas esperam indenizações enquanto sócios vivem em imóvel de R$5 milhões

EUA gastaram milhões para cooptar PF há 20 anos; processo não foi julgado

POLÍCIA FEDERAL

EUA gastaram milhões para cooptar PF há 20 anos; processo não foi julgado

Após avanço no STF sobre reajuste, idosos podem ter derrota para planos de saúde na Câmara

SAÚDE

Após avanço no STF sobre reajuste, idosos podem ter derrota para planos de saúde na Câmara

Vítimas de nudes com IA sofrem em limbo digital enquanto sites lucram: “Me senti abusada”

PERIGO DA IA

Vítimas de nudes com IA sofrem em limbo digital enquanto sites lucram: “Me senti abusada”

Cidades mineiras se preparam para exploração de enorme jazida de terras raras

EXPLORAÇÃO

Cidades mineiras se preparam para exploração de enorme jazida de terras raras



Blogs

Itajaí fica por último mais uma vez

Blog do Magru

Itajaí fica por último mais uma vez

Monopólio sob suspeita

Blog do JC

Monopólio sob suspeita

🌿 Sistema imunológico: seu escudo natural contra doenças

Espaço Saúde

🌿 Sistema imunológico: seu escudo natural contra doenças



Diz aí

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."

Diz aí, Rubens!

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."

“Acho que a atividade-fim tem que se manter 100% pública, que é a educação”

Diz aí, Níkolas!

“Acho que a atividade-fim tem que se manter 100% pública, que é a educação”

"Nosso projeto é de clube formador, de dar oportunidades aos jovens talentos"

Diz aí, Bene!

"Nosso projeto é de clube formador, de dar oportunidades aos jovens talentos"

“O gargalo que a gente enfrenta é a mão de obra e a qualificação da mão de obra”

Diz aí, Thaisa!

“O gargalo que a gente enfrenta é a mão de obra e a qualificação da mão de obra”

"Comprem em Camboriú porque vai valorizar. Camboriú é a bola da vez"

Diz aí, Pavan!

"Comprem em Camboriú porque vai valorizar. Camboriú é a bola da vez"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.