A polícia militar passou o fim de semana de olho no presídio de Tijucas. A panela de pressão explodiu na manhã de sábado quando cerca de 120 presos começaram um motim contra a brecada no banho de sol e visita de familiares. Celas foram quebradas e a polícia mandou dar tiros de borracha. Três foram baleados.
Continua depois da publicidade
Toda a treta começou pelas 21h de sexta-feira quando um fardado viu Robson Ferreira do Nascimento, 27 anos, tentar siscapulir. Ele passou por um buraco de cinco metros cavado na sua cela que saía ...
Toda a treta começou pelas 21h de sexta-feira quando um fardado viu Robson Ferreira do Nascimento, 27 anos, tentar siscapulir. Ele passou por um buraco de cinco metros cavado na sua cela que saía no pátio.
Continua depois da publicidade
Lá ele se pendurava numa Tereza, que é o nome dado pra uma corda feita com lençóis. Tentava simandar pelo muro, quando foi flagrado. Os policiais deram tiro de borracha e o cara foi detido. Outros três companheiros de cela foram transferidos e o rombo tapado.
No dia seguinte, a administração do presídio brecou o banho de sol e a visita de familiares. Uns 120 dos 255 presos armaram uma zona. Quebraram quatro celas e ameaçaram tacar fogo em colchões. Aos gritos, batiam nas grades e prometiam uma fuga em massa.
Continua depois da publicidade
Os meganhas e até a turma do batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) de São José invadiram o presídio. Com balas de borracha, conseguiram conter os rebelados.
Três caras ficaram machucados e foram levados pra tratamento médico. Outros 34 enjaulados foram transferidos pros presídios de São Pedro de Alcântara, Joinville e Canhanduba, do Itajaí.
Não foram divulgados nomes dos transferidos.