Itajaí

Termina hoje prazo pra se inscrever na bolsa de estudos da lei Orgânica

O pessoal da prefa adianta que desta vez não deve rolar prorrogação do prazo

Te aprecata. Termina hoje o prazo pra fazer a inscrição do pedincho da bolsa de estudos pra faculdade, prevista pela lei Orgânica Municipal de Itajaí. Até ontem pela manhã, menos de 30% das inscrições esperadas para este semestre haviam sido oficializadas. “Já atendemos mais de 450 candidatos, porém até o início desta manhã tínhamos pouco mais de 100 inscritos”, afirma Fernando Pegorini, diretor de assuntos pra juventude da secretaria da Criança, do Adolescente e da Juventude (Secaj) da prefa.

Esse negócio de deixar tudo pra cima da hora já virou costume nos pedidos da bolsa de estudo. “Mesmo chamando a atenção dos acadêmicos todos os semestres em todos meios de comunicação, infelizmente ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Esse negócio de deixar tudo pra cima da hora já virou costume nos pedidos da bolsa de estudo. “Mesmo chamando a atenção dos acadêmicos todos os semestres em todos meios de comunicação, infelizmente cerca de 65% deixam para os últimos três dias”, reclama o bagrão da Secaj.

Continua depois da publicidade

O que tem aparecido muito, diz Fernando, é gente querendo saber como funciona o esquema pra conseguir o adjutório. Mas o pessoal sai da secretaria com a informação e demora pra voltar e fazer a inscrição.

Dessa vez, mesmo se houver pouca gente fazendo o pedincho, a intenção do pessoal da Secaj é manter o prazo final da inscrição pra hoje. “Se entendermos que o fato das cheias no município atrapalharam acadêmicos no processo de inscrição, iremos analisar a possibilidade de prorrogação, mas isso no momento está totalmente descartado”, adianta Fernando.

Problemas atrapalham na hora da inscrição

O que tá rolando bastante, diz Fernando, são problemas na hora da inscrição. Um deles é o aluno abusado mandar outra pessoa fazer o pedincho. Quem deve trazer a documentação e fazer a inscrição é o próprio candidato. “Ttivemos casos de mãe, pai e avó trazendo e não aceitamos”, diz o bagrão da Secaj. Isso acontece porque no ato da inscrição já rola uma entrevista que precisa ser feita diretamente com o candidato.

Tem, ainda, muita gente deixando de levar os documentos exigidos (veja lista abaixo) ou não apresentando as declarações que podem substituir os papélis oficiais. “Diferentemente de outros semestres, este nós conseguimos facilitar a vida do candidato disponibilizando no site da prefeitura declarações para o melhor fornecimento e informações do candidato quando um documento não pode suprir”, ressalta Fernando.

Saiba como pedir a bolsa pra prefa

Continua depois da publicidade

Pra requerer a bolsa de estudos a pessoa tem que morar em Itajaí e não ter renda familiar superior a seis salários mínimos. Precisa estar matriculada na Univali, no Ifes ou em alguma facul que fique em cidades distantes até 60 quilômetros de Itajaí.

Nos casos de instituições de fora, o curso não pode ser em Itajaí, senão não consegue a bolsa. Não rola grana pra quem faz educação à distância. Também não pode receber outro tipo de ajuda oficial pra pagar a mensalidade.

Quem acha que passa por toda essa peneira, aí sim pode fazer a inscrição. O primeiro passo é pegar uma ficha que tem no saite da prefa. No endereço www.itajai.sc.gov.br tem um link chamado ‘Inscrição – Bolsa Lei Orgânica’.

Continua depois da publicidade

A ficha, já preenchida, deve ser levada depois na secretaria do Adolescente e da Juventude, que fica na rua Alfredo Trompowisky, 601, na Vila Operária. O telefone é 3248-9483.

Veja a lista do que tem que levar na inscrição

Continua depois da publicidade

  • Fotocópias da carteira de identidade, título de eleitor e CPF de todos mundo da família;
  • Comprovante atualizado de residência em Itajaí, no nome de alguém da família. No caso de aluguel, deverá ser colocado junto ao comprovante uma declaração do proprietário ou uma cópia do contrato de aluguel;
  • Comprovante de matrícula, fotocópia do boleto de mensalidade ou declaração da universidade informando o valor da mensalidade;
  • Comprovante ou declaração de renda de todo mundo da família;
  • Declaração de dependentes da renda familiar, com o CPF e a data de nascimento desse pessoal;
  • Comprovante de despesas com saúde, educação, transporte coletivo ou escolar, água, luz, telefone, IPTU, aluguel, financiamento de automóveis, motos e imóveis;
  • Se estiver trampando, o estudante deve apresentar a carteira de trabalho;
  • Se tiver alguém desempregado na família, tem que avisar e levar junto, na inscrição, a carteira de trabalho dessa pessoa, pra comprovar que não tá mesmo empregada.



WhatsAPP DIARINHO


Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.86

Podcast

Hemosc de Itajaí pode ser entregue ainda este ano

Hemosc de Itajaí pode ser entregue ainda este ano

Publicado 05/02/2026 19:28



TV DIARINHO


Dois irmãos moradores da cidade foram presos pela Polícia Federal em um desdobramento da Operação Barco ...



Especiais

Fora das redes, doações para projetos caem e fiéis querem ajuda do Vaticano

Padre Júlio

Fora das redes, doações para projetos caem e fiéis querem ajuda do Vaticano

O cultivo de maconha começa a sair do armário no Brasil

MACONHA MEDICINAL

O cultivo de maconha começa a sair do armário no Brasil

O caso banco Master e as controvérsias do ministro Dias Toffoli no STF desde o Mensalão

BANCO MASTER

O caso banco Master e as controvérsias do ministro Dias Toffoli no STF desde o Mensalão

“Justiça não foi feita”, diz mãe que perdeu os filhos no desastre da Vale em Brumadinho

SETE ANOS

“Justiça não foi feita”, diz mãe que perdeu os filhos no desastre da Vale em Brumadinho

Ibama nega licença prévia e barra projeto de maior termelétrica do país, no interior de SP

PROJETO BARRADO

Ibama nega licença prévia e barra projeto de maior termelétrica do país, no interior de SP



Blogs

Falha Poética nº 5

VersoLuz

Falha Poética nº 5

Daniela no Turismo

Blog do JC

Daniela no Turismo

04.02 - Dia Internacional de Combate ao Câncer

Espaço Saúde

04.02 - Dia Internacional de Combate ao Câncer

YCI completa 70 anos

A bordo do esporte

YCI completa 70 anos



Diz aí

“Eu virei turista com a Tante [Lolli] e gostei da profissão”

DIZ AÍ, Dagoberto!

“Eu virei turista com a Tante [Lolli] e gostei da profissão”

“O feminicídio acontece simplesmente pelo fato de a mulher ser mulher”

Diz aí, Regina!

“O feminicídio acontece simplesmente pelo fato de a mulher ser mulher”

“Os preceitos e princípios bíblicos são muito mais inclinados para a direita”

Diz aí, pastor!

“Os preceitos e princípios bíblicos são muito mais inclinados para a direita”

“O hospital foi feito para atender 120 mil, 100 mil habitantes e hoje ele atende num raio de um milhão, um milhão e meio de pessoas”

Diz aí, Juliana!

“O hospital foi feito para atender 120 mil, 100 mil habitantes e hoje ele atende num raio de um milhão, um milhão e meio de pessoas”

"O que esses quatro vereadores a mais vão proporcionar para os habitantes de Itajaí?”

Diz aí, Bento!

"O que esses quatro vereadores a mais vão proporcionar para os habitantes de Itajaí?”



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.